sábado, 9 de janeiro de 2010

Saneamento pelo cano de esgoto em Paços de Brandão!

Por estes dias do início de ano, o Engenho deparou-se com um cenário quase medieval (se bem que não totalmente surpreendente). Ali pelos lados do nosso Posto de Saúde, na "famosa" Rua dos Eucaliptos, encontramos o cenário que as fotos mais abaixo ilustram, mas que não conseguem traduzir em cheiro a pestilência que por ali se sentia. Pelos vistos, ao que nos foi dado a conhecer pelos populares residentes, aquilo já assim está há meses sem ninguém querer saber!
Já certamente todos receberam em casa um postal da Indáqua da melhoria da qualidade de vida com as novas infra-estruturas a funcionar em Paços de Brandão, que passo a citar: "Vimos com satisfação informá-lo, de que na sua área já está a funcionar a rede de saneamentos e os respectivos sistemas de tratamento". Pois bem, nada mais longe da verdade, e este triste exemplo que hoje vos trago é a prova disso mesmo. Mas se mais dúvidas existem passem ali perto da Ribeira de Rio Maior e digam de vossa justiça.
Esperamos certamente que um dia o saneamento funcione, e que seja possível devolver às nossas populações os ribeiros que um dia foram sacrificados em nome dos esgotos. Porém, não enganem as pessoas, senhores da Indáqua! Não é com mentiras destas, e com uma ainda maior, que será a da ligação a rede, que se resolvem problemas destes. Não estou a ver um idoso, que mal ganha na reforma para medicamentos, pagar mais de 400€ (custo médio estimado por ligação) para se ligar ao saneamento. Sem encontrarem uma forma de possibilitar a todos a ligação, o saneamento mesmo a funcionar correctamente será sempre uma miragem, e os nossos ribeiros continuarão a sofrer com isso.
Por agora cabe-nos exigir a quem de direito que resolva esta situação junto ao posto médico, pois trata-se de uma autêntica vergonha!

(clique nas imagens)


(Rua dos Eucaliptos Junto ao Posto Médico de Paços de Brandão)

1 comentário: