segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Paços de Brandão está a afundar-se pelo cano de esgoto

(Rua da Fonte a afundar-se)



Do tão badalado saneamento, parece que só nos chegaram as tampas altas, o piso desnivelado e as covas daí resultantes. Podemos mesmo acreditar, sem que com isso se veja no imediato nada de útil para o bem estar de algumas pessoas (o saneamento não será para todos). Sem nenhum evento tectónico registado, a terra afunda-se debaixo dos pés dos Brandoenses, e essa é a única realidade do seu dia a dia.
Ao percorrer as ruas da freguesia é por demais evidente que estão degradadas, não são apenas os paralelos, que até nem seriam maus de todo se estivessem nivelados. Contudo, depois de múltiplas intervenções dos mais variados serviços, não passam de uma armadilha perigosa a quem circula nesta terra! Numa labuta sem fim (talvez até desejada), lá esventraram, taparam e remendaram as nossas estradas, em nome de um serviço ou de uma bandeira política qualquer.





Se por um lado serviu de bandeira eleitoral a este executivo, as grandes obras de requalificação das vias, por outro, onde estava este mesmo executivo (PSD), aquando do mau trabalho realizado pelas empresas ao serviço da Câmara na repavimentação das ruas afectadas?

Firmino Costa, fazia parte do executivo anterior, não haja memória curta! Pelo que tinha responsabilidades em exigir junto do executivo camarário que as ruas ficassem, reparadas correctamente! Não basta só sacudir a água do capote e anunciar dívidas para pagar, se afinal nas assembleias do mandato de Lino Carvalho, entrava mudo e saiu calado. Seria esta uma estratégia? Se o foi é ruinosa para a freguesia, pois não cabe nem à Junta, nem à Câmara, mas sim à Indáqua garantir que, depois de metidos os tubos, as ruas fiquem como antes.

Mas não! Estes senhores da Indáqua, não são uma instituição social. Desenganem-se os optimistas pois este negócio foi muito bem cozinhado por quem vai lucrar à custa do dinheiro dos contribuintes, que afinal é de todos nós e é o que paga estas obras todas, sem esquecer que cada um ainda tem de pagar a instalação (à volta de 450€) às suas custas.

Nesta terra de horizontes laranja, não seria de esperar outra coisa. Os interesses financeiros são sempre mais elevados que os sociais, e o que não dá lucro, simplesmente se descarta, tal e qual se fez aos funcionários da Junta, fossem pobres ou não. Foi isto que o povo escolheu, ainda por cima na sua maioria!

Mas este texto vem a propósito do cenário encontrado, por estes dias, por quem habitualmente usa o Rua da Fonte, onde a forte chuva que se tem feito sentir, fez abater o piso, criando uma cratera debaixo dos pés das pessoas. Como sempre, o Engenho não pretende julgar ninguém, muito menos o povo que é soberano nas suas decisões. E em Paços de Brandão foi claro! Porém, fica a questão: andamos todos tão cegos, que não conseguimos ver que sempre foram estes senhores que nos governaram e apenas mudaram os rostos?

1 comentário:

  1. Excelente texto!
    De facto, há gente que só a espasmos consegue ver aquilo que lhe aparece diante dos olhos, visão periférica é algo muito custoso que pode provocar torcícolos nas articulações.

    ResponderEliminar