quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dicas para viver melhor – O Lixo



Para viver melhor devemos começar, por exemplo, por tratar bem o lixo antes que ele trate de nós (onde é que já ouvi isto?).

O problema do lixo começa logo dentro de nossa casa. Por vezes, é um problema para arranjarmos um espaço próprio para lidar com ele. Depois é aquela história do saco a pingar. Damos conta no elevador, quando chegamos no final da escadaria, ou ali, quando pousamos o saco e olhamos para trás. Aqui, podemos fazer logo a diferença: limpamos o que sujamos, ou não. Colocado no exterior do prédio, esperamos que o venham recolher em dia próprio para o efeito, ficando sujeitos à sorte de um cão vadio qualquer que nos queira rasgar os sacos.

Somos diferentes nesta vila (melhor, neste concelho), porque em 2010 continuamos com um caixote de lixo aqui, outro acolá. Isto pode não parecer importante agora. Reparem no que vos digo sobre o que fizeram há 15 anos atrás: onde estava a ideia de futuro quando construíram edifícios para albergar por vezes 50 famílias sem sequer pensarem, na forma como se iria tratar do lixo? Meditem, já agora, sobre o que irão pensar daqui a outros 15 anos, quando lerem este registo.

Agora, a Câmara numa atitude urbanística considerada de topo, lá vai seleccionando uns prédios e oferecendo um caixotinho ou outro, desde que no edifício se assegure a existência de local próprio para colocar tal caixote e nele se deposite apenas o lixo desse prédio.

Vem aí outro problema: ninguém quer o caixote perto da sua janela ou porta. Há casos de condomínios que ainda não aceitaram os caixotes, apenas por este “problema” e pelo facto de não quererem atrair o lixo dos vizinhos para a frente das suas portas. Enfim, começamos mal e continuamos mal.

Nas escolas, na TV, na imprensa, dá-se formação aos mais novos sobre o tema ecopontos, bla…, bla…, mas os adultos ainda não estão a dar exemplo do que ensinam, ou pagam para ensinar os seus educandos. As crianças nascem, crescem, aprendem, vêm imagens e pasme-se, por vezes, aos dez anos não sabem nem ouviram falar sobre o que é viver em condomínio, na sua rua... não percebem muito bem o que as rodeia. Ficam confusas a partir daí. Ficam pior ainda quando ao lado dos ecopontos, e durante semanas, vêm aqueles monos sem que seja tomada qualquer atitude.

Todos somos responsáveis por um ambiente melhor e esse ambiente começa naquele cantinho lá em casa onde se junta o lixo num saquinho (esperemos que separado para reciclar apropriadamente).


1 comentário:

  1. Este texto revela muito bem a nossa atitude em relação ao lixo, mais concretamente no concelho da Feira.

    A verdadeira educação relativamente ao lixo começa em nossa casa. A verdade é que há muitas campanhas, mas a maioria das pessoas ainda não faz a devida separação. A televisão, os meios audiovisuais, e muitas outras formas de divulgação , já começaram a despertar, embora lentamente essa consciência. Mas há ainda muito a fazer.

    Tudo começa em nós, em nossa casa, com a nossa famíía. Se fizermos a separação, certamente vamos facilitar a tarefa de outras pessoas que lidam com o lixo.

    O planeta agradece.

    ResponderEliminar