sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Desaparecidos - Brasão da Quinta do Engenho Novo

Por estes dias, ao olhar para a casa da Quinta do Engenho Novo, verificamos que o Brasão que outrora coroava a porta principal de entrada tinha sido retirado. Partindo do principio que no local onde deveria estar tinham sido feitas obras de consistência da estrutura que resta da casa, pensamos aqui no Engenho que a peça que constitui o Brasão estaria guardada algures. Assim, e como não pode ser apreciada por ninguém, vimos por este meio solicitar o apoio dos nossos leitores, no sentido de:
1º - saber o seu paradeiro,
2º - saber a razão pela qual foi retirado e não reposto,
3º - no caso de não ser possível a sua reposição, sugerir a sua exposição num local público.
Sendo a Quinta um local público, não faz muito sentido que o Brasão esteja escondido, mesmo entendendo a eventual salvaguarda de furtos. Há muito local onde este possa ser pelo menos exibido aos olhos do público.
Fica o desafio aos nossos leitores e a sugestão aos nossos governantes.


(Antes)



(Depois)


6 comentários:

  1. caro noitenegradeazul, anda muito distraído!!!,o Brasão da Casa do Engenho Novo encontrava-se em más condições de segurança, e foi retirado e guardado em instalações da Junta de Freguesia há cerca de 7 anos, aguardado as tais!! obras prometidas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
    Sabe como é que eu sei? Fiz o que deve fazer quem se quer informar, fui á sede da Junta de freguesia e perguntei. E esta, hem?

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Folgo em saber que o Brasão está á guarda da Junta de Freguesia. Obrigado ao Anónimo das 22:32, pela informação. Por outro lado ao editor do post fico grato pelo detalhe da análise ao nosso património.
    Já agora e que falamos de património deixo uma sugestão: acrescentem uma referencia a tal brasão aqui: http://www.jf-pacosdebrandao.pt/patrimonio2.html
    Ficamos todos a ganhar.
    Ao editor deixo também uma sugestão, mas tenha cuidado no que vai mexer: o tema seria FONTANÁRIOS. Outra coisa: peça para ver o armazém da Junta, ficará surpreendido com o cemitério de património que lá se encontra.
    Haja informação e vamos ao debate. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Desde já quero agradecer o esclarecimento que o ilustre anónimo das 22:32 deu a este assunto. Posto isto, devo agradecer também que tenha feito referência à minha falta de atenção! Efectivamente o PSD têm prestado um serviço tão bom a Paços de Brandão que apenas há olhos, com tampas de esgoto, e covas nas estradas. Por isso é pura imaginação de alguns maldizentes,a vergonhosa situação de conservação do património existente na Quinta do Engenho.Talvez seja distracção questionar sobre o que é público, que pela informação generosa que nos traz,confirma precisamente a ideia que pretendia este post:O património está fechado pela Junta para não ser visto!...E pelos vistos ninguém sabe de nada!
    Obrigado pelo contributo que aqui prestou caríssimo anónimo!

    ResponderEliminar
  4. Tanta tinta a correr para uma não-notícia...ah...lançam-se suspeições e depois afinal não é nada.

    uuuu...uuuu....uuu... o brasão??Onde está? Terá sido levado por ET´s contratados pela Junta? Ah afinal não,tá ali!

    ResponderEliminar
  5. Este povo só sabe criticar.

    ResponderEliminar
  6. pode-me dar a morada exacta se faz favor ?

    cumprimentos

    ResponderEliminar