quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rota das lixeiras de Paços de Brandão (parte 7)

Aproveitando que o dia feriado das fogaças teve algum sol, eis que voltamos às ruas da freguesia e, com isso, mais uma lixeira se deparou diante de nós! Esta é a maior lixeira que encontramos em Paços de Brandão até ao momento. Está escondida numa estrada em terra, que faz a junção da Rua 2 do Zabumba com a Rua 2 das Ameixoeiras. Por momentos, aqui no Engenho, chegamos a acreditar que o aterro municipal que estava previsto para Canedo, e tanta polémica tem gerado, teria afinal sido já instalado, e precisamente em Paços de Brandão, tal era a diversidade e quantidade de lixos encontrados!
Conforme relatos de quem por ali passa a pé, este cenário afinal já é velho, tendo alguns chegado a acreditar que com as eleições de Outubro passado, talvez alguém de direito e dever (dizemos nós), fosse concluir a estrada e limpar as valetas. Todavia, não foi o que sucedeu e, pelo vistos, ainda piorou com o depósito de mais materiais desde então.

Nesta lixeira podemos encontrar de tudo um pouco: desde restos de limpezas de jardins, até restos de obras, passando pelos sofás e sanitas. Porém, encontramos dois tipos de lixo que chamaram a nossa atenção pela perigosidade para a saúde pública que representam: telhas de fibro-cimento e velhos televisores. Os materiais de que são feitos os ecrãs das televisões são altamente poluentes, tal como o amianto que, como todos sabem, é cancerígeno e é parte constituinte dessas telhas. Depositar lixos deste modo é simplesmente criminoso pois atenta contra a saúde de todos nós, pelo que devem sempre ser denunciados os que cometem este tipo de acto negligente. Uma vez mais, entendemos que compete à autarquia local a identificação destes lixos perdidos e o seu encaminhamento para eco-centros. Em caso de identificação dos prevaricadores, os mesmos que sejam obrigados a pagar os custos deste tipo de limpeza.
Compete a cada um de nós reflectir sobre se é este o cenário que queremos para as gerações vindouras!

(Lixeira das Ameixoeiras/Zabumba)







Sem comentários:

Enviar um comentário