sábado, 16 de janeiro de 2010

MARCO CUNHA, ciclista brandoense, assina pelo Madeinox-Boavista

Enviado por e-mail:




Após realizar uma época de grande nível, Marco Cunha transita de equipa, deixando o Aluvia-Valongo para ingressar no Madeinox-Boavista.

Acredito que talvez muitos brandoenses não o conheçam, mas Marco Cunha é uma das grandes esperanças do ciclismo português. No seu currículo conta, para além de outras vitórias, com a taça de Portugal de clube em 2008 e Volta a Portugal do Futuro em 2009.

Abraçou o profissionalismo em 2006, com apenas 18 anos, através de um grande mestre – Emidio Pinto - do nosso ciclismo. Competiu em duas voltas a Portugal, tendo vestido as cores das equipas Madeinox-Bric e Madeinox-Bric-Loulé. Não foi fácil acompanhar o andamento de muitos profissionais, mas graças às suas qualidades de sprint e boas orientações do seu experiente treinador, ainda conseguiu um 3.º lugar na volta a Portugal e outras posições de relevo para um jovem que ainda acusava alguma inexperiência.

Após a Madeinox ter retirado apoio ao Cc.Loulé, Marco Cunha acabou por dar um passo atrás na carreira, embora tal se revelasse positivo para o seu crescimento enquanto corredor e sprinter. Regressou ao escalão de sub-23 e, graças á sua experiência por outras andanças, venceu a Taça de Portugal de equipas de clube em 2008.


Na época de 2009 Marco Cunha, ao serviço da Aluvia/Valongo, chamou a si a vitória na Volta a Portugal do Futuro, prova dirigida para escalão sub-23. Na altura (em Julho de 2009) Marco Cunha referiu: “Tratou-se de um dos pontos mais altos da minha carreira, ganhei três etapas seguidas, mas creio que a equipa esteve brilhante, pois conseguimos subir aos três primeiros lugares do pódio. Creio que não é justo falar-se em facilidades. Os nossos adversários deram-nos muita luta e todos sabiam que éramos o principal alvo a abater. Foi necessário muito espírito de sacrifício e uma grande união para superar todos os obstáculos, o que viemos a conseguir com inteira justiça”.

O experiente corredor de Paços de Brandão não se esqueceu de agradecer aos que o ensinaram e ajudaram a evoluir: “Só tenho a agradecer tudo aquilo que a equipa me deu nestes dois últimos anos. Aprendi muito com todos os meus companheiros e com o nosso director-desportivo José Barros, sempre empenhado em apontar-me o melhor caminho. Desejo tudo de bom à Aluvia/Valongo e aos seus patrocinadores, pois sei bem que esta equipa foi feita para vencer”.


Eis o retrato do “nosso” Marco Cunha:

Ciclista ainda muito jovem- nasceu a 28/02/1987- mas bastante experiente - já participou em duas voltas a Portugal como profissional - Marco Cunha é um sprinter nato e que oferece garantias de êxito naquelas etapas onde as decisões ficam presas por pequeníssimos segundos. É uma presença assídua nas convocatórias do escalão de sub-23. Trabalhador nato, humilde e com um carácter notável, contagia os seus colegas pelo seu humor. À sua permanente boa disposição junta-se a firmeza dos seus actos de desportista, sempre em consonância com as tarefas que lhe são atribuídas no seio da equipa.

Espera-se que dê seguimento ao que tem vindo a produzir e aproveite esta oportunidade – o ingresso na equipa profissional da Madeinox-Boavista – para continuar a construir uma carreira repleta de êxitos ao mais alto nível. Força Marco!


FAIRPLAY


Sem comentários:

Enviar um comentário