terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Certificação da fogaça pode estar por dias


Aproximando-se o 20 de Janeiro, feriado municipal, e tendo o Engenho tomado conhecimento que estaria a decorrer processo de certificação da fogaça, doce característico da nossa sede de concelho - Santa Maria da Feira, resolveu fazer divulgação dessa notícia, editada pelo jn.sapo.pt. Para mais informações sobre o tema das "fogaças" poderá ainda ser consultado o seguinte endereço: http://www.confraria-fogaca.pt/.


Certificação da fogaça pode estar por dias
00h30m
S.R.
Após um processo que durou cerca de quatro anos, a certificação da fogaça, pão doce característico de Santa Maria da Feira, poderá estar concluída ainda este mês. Apenas 19 dos cerca de 40 produtores estarão, neste momento, em condições de vir a ostentar nas suas fogaças o símbolo que atesta a genuidade.
A conclusão do processo de certificação (área geográfica de produção) foi, ontem, confirmada pelo presidente do Agrupamento de Produtores Artesanais da Fogaça, Manuel Cavaco, à margem da quarta mostra de fabrico de fogaça realizada no salão nobre do Castelo da Feira.
"A conclusão do processo pode estar por dias" mas, acautela Manuel Cavaco, "a nossa vontade é uma coisa e a realidade pode ser outra". Optimista que não surjam mais atrasos neste longo processo, do qual falta apenas o despacho do ministro da Agricultura, António Serrano, para posterior publicação em Diário da República, o responsável pelo agrupamento reitera o aviso aos produtores do característico doce. "Mal esteja concluído não vamos permitir mais contrafacção". "Vamos ser implacáveis e a produção para comercialização fora do concelho não vai ser tolerada" avisa.
Manuel Cavaco adianta que apenas os 19 sócios do agrupamento de produtores reúnem, actualmente, as condições para verem as fogaças com o símbolo que atesta a sua qualidade original. Contudo, haverá um prazo de dois meses para que todos os produtores possam adaptar-se às exigências. Um novo curso de produção da fogaça, seguindo as normas de certificação, será também promovido em breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário