segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fantochadas carnavalescas


Chegou ao conhecimento do Observatório do Engenho que entre os dias 13 e 16 de Fevereiro próximos, Paços de Brandão irá viver aquele que é um dos seus principais cartões de visita: o Carnaval Saloio à antiga portuguesa (de Borla).


À imagem do que tem sucedido em anos anteriores, é da praxe que estes dias sejam muito animados, com muita festa e muita folia à mistura.


O povo costuma sair à rua já no Domingo, exibindo suas fantasias. A 2ª feira é marcada pelos desfiles das crianças que, graças à organização das escolinhas, animam as ruas da vila durante o dia. À noite, é já da tradição a realização de uma passerelle com vista à nomeação (por um júri formado de elementos altamente credenciados) do melhor disfarce (coisa que por cá não falta, daí a dificuldade da decisão!!!). O grande dia (3ª feira) culmina com o desfile-mor, da parte da tarde, na zona do arraial.


A par desta animação, Paços de Brandão contará, ainda, com a Feira do Fumeiro, que já vai (imagine-se!!!) na sua 11ª edição. Nada que se compare às “grandes capitais do fumeiro” mas, sem dúvida, algo à medida do povo brandoense.


De lamentar tão somente a promoção que o poder local está a fazer a tudo isto. Não fosse a coincidência de termos olhado para um simples calendário de bolso (fruto do esforço de um grupo de pessoas dedicadas, que têm andado em peditórios porta a porta) e, tal como tantas outras coisas, tudo isto passaria despercebido.


Um pouco mais de gosto pelo que o povo faz, não ficaria nada mal à nossa Junta, pois é a este que deve o seu lugar, é a este que a freguesia deve a manutenção das tradições que, infelizmente, pouco mais além têm ido que as suas próprias fronteiras.

A “plebe”, apesar de saloia, coloca a máscara somente nesta altura, ao passo que o executivo teima em andar com ela todo o ano. Convidamos os nossos autarcas a deixar-se de fantochadas e a colaborar fortemente nesta divulgação, pois só assim se consegue fazer chegar o nome da terra bem mais longe.


1 comentário:

  1. A Junta anda mais preocupada em arranjar motivos para o povo ter o que criticar no dia de Carnaval. Acham mau o contributo?

    ResponderEliminar