sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Rota das lixeiras de Paços de Brandão (parte 5)

Pois bem, continuando com esta verdadeira viagem "monstruosa", que é a Rota dos lixos em Paços de Brandão, desta vez, o Engenho encontrou mais uma!

Tendo como cenário de fundo o Bairro Social de Riomaior-Regadas, por desconhecimento quase certo, alguém decidiu desfazer-se de um sofá velho simplesmente encostando-o junto do restante lixo. Pois bem, nada mais lógico na consciência ecológica de quem se quer desfazer deste "monstro"! Apesar de não ser a pior lixeira que descobrimos até agora, continua a ser bizarro, que num bairro que é, ou melhor, deveria ser, uma espécie de tubo de ensaio dos serviços camarários naquilo que são as prioridades sociais, falhe redondamente a primeira de todas, a educação cívica!
Não nos parece que quem quer que tenha feito isto, estivesse consciente que se ligasse para a Junta, o seu sofá teria sido levado pelos serviços camarários para ser devidamente tratado enquanto resíduo. Talvez, consciente ou não, depositou o seu velho sofá onde achou que esses serviços dariam esse encaminhamento, pois, apesar de todos os papéis que já lhe chegaram da autarquia, nenhum deles falava deste simples telefonema obrigatório.
O exemplo deve surgir de cima, por isso questionamos:

Para quando uma atitude mais eficaz pelos serviços Sociais da Câmara junto destas populações no sentido de as educar?

Se alguém pensa que empacotar pessoas nestes caixotes, aos quais chamam bairros sociais, e de seguida abandonar à sua sorte esta gente, na mais brutal manifestação de exclusão, resolve os problemas sociais do concelho, desengane-se! Esta gente precisa de ser acompanhada, precisa de ser inserida e devem criar-se condições. Não se espere que com espaços lúdicos inexistentes, com passeios degradados sem espaços ajardinados e com perigos a espreitar em cada canto que os rodeia, estas pessoas tenham conhecimento das regras de cidadania, e com elas as regras e consciencialização ambiental.


(clique na imagem)



(Lixeira do Bairro Social)


1 comentário: