domingo, 3 de janeiro de 2010

Hora da FOFOCA (IV)

Pasmem-se os estimados leitores, com a novidade com que o Observatório vos presenteia na abertura deste ano de 2010. Algo nunca visto nesta terra!

Logo no primeiro Domingo do ano, o Sr. Abade não se poupou a esforços no sentido de se apressar a prestar contas face ao que os peditórios das missas, mais especificamente os relativos a Dezembro/09, renderam.

Será que tal “abertura”, por parte do Sr. Prior, é sinal de que os tempos estão de facto a mudar? É que, ao que julgamos saber, esses valores nunca se apresentaram assim tão “publicamente”. O clero cá da terra, nessas (e noutras) questões sempre foi, como se sabe, “rei e senhor”!!!

Ficamos de tal forma sensibilizados que, para que a “coisa” se torne ainda mais “pública”, o Observatório do Engenho resolveu dar uma mãozinha.

Segundo afirmações do Sr. Padre, o tal peditório rendeu, nada mais nada menos que… 70,00€.

Acham pouco? Foi o que ele também disse, não deixando de lançar severas críticas aos brandoenses, como se estes tivessem obrigação de ofertar o que e quem quer que seja.

Quanto a nós, sabendo-se que cada paroquiano dá o seu contributo anual à Igreja e que determinadas cerimónias religiosas são pagas do seu próprio bolso (já para não falar da decadência dos serviços que têm vindo a ser prestados à freguesia), parece-nos que esse montante até tenha sido bastante satisfatório. A Igreja é um local de encontro social e de enriquecimento espiritual. Não nos parece bem que, havendo a obrigação moral de esta reunir os seus fiéis, zelando pelo seu bem-estar, lhes venha pura e simplesmente exigir o que lhes possa estar a faltar à mesa.

Que religião é esta? Que egocentrismo é este?

Sr. Vigário, aceite o nosso humilde conselho: acarinhe os que ainda em si acreditam, não “cuspindo” na esmola que dão à Igreja. Como quer que a Casa de Deus cresça e se renove, enchendo-se de jovens e de crianças? Lamentamos, mas a sua postura não dá para mais!



5 comentários:

  1. Quando questionas, que religião é esta?
    Eu respondo-te que é a mesma religião de sempre.
    Sempre fizeram riqueza à custa da imbecilidade incutida às pessoas.
    Ainda bem que o obscurantismo vai-se desvanecendo aos poucos, os níveis de alfabetização vão aumentando e o homem como ser racional que é vai-se autonomizando das preces divinas.
    A seu tempo não restará pedra sobre pedra, serão estes mesmos servos do senhor os percursores da sua auto-destruição.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Creio em Deus. Creio existir algo muito acima do que é material e, ou humano. Creio também numa moral, numa doutrina e acredito que Jesus tenha dito muitas das palavras que nos contam acerca dele. Concordo que muito se deturpa da verdadeira mensagem de Jesus Cristo. Paços de Brandão como muitas outras terras no mundo deturpam a mensagem de Jesus. Vivemos sem duvida num mundo materialista que trespassa para dento da igreja. Julgar tudo o que aí se passa é julgar os homens, não Deus ou Jesus Cristo. Sabemos que a religião tem sido moldada pela vontade dos homens, muitas vezes na direcção do falso, mas isso não quer dizer que ela se acabe a si própria. No caso da religião católica e na possibilidade de essa se acabar a si própria porque será impropria, falsa, acredito que algo pior que ela tomaria o seu lugar. O vazio de poder é sempre pior do que um mau poder. Se por um lado o poder da igreja incomoda muita gente, por outro ai do mundo que ela não existisse. Afinal sempre que haja um referendo a igreja é um poder a temer pelo sentido que pode influenciar a decisão de voto. Até o estado tem medo de mexer com ela... E vejam, quando tudo é negro, quando tudo se perde, O ULTIMO SITIO, procurado é Deus e o conforto dos seus instrumentos na terra. A igreja é um instrumento de Deus. Não pudemos usar um garfo para executar um corte exacto como o do bisturi, mas podemos sempre espetar com ele. Enfim um bom instrumento de pouco serve se não for bem utilizado. A igreja e em Paços de Brandão não tem sido um instrumento de Deus bem utilizado, mas nunca deixará de ser um instrumento de Deus.
    Tudo passa. Este momento menos bom tambem passará nesta igreja. Haja crentes na verdadeira palavra e de facto o sol brilhará para todos os que ainda nasçam antes da sua destruição.
    Por conta da má utilização de um instrumento de Deus, não queiram que Deus não esteja presente no meio dos homens por culpa da destruição dos seus servos.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Caro José, os homens é que criaram Deus.

    Em nome dele milhões de pessoas foram barbaramente mortos, perseguidos, torturados e humilhados.

    Quando quiseres fazer a apologia das virtudes divinas lembra-te que também elas foram criadas pelos homens de acordo com as suas vontades.

    Não penses que é por causa da tua fé ou do meu cepticismo que Deus existe ou deixa de existir.

    Se ele realmente existe que se mostre aos homens, o que é que deus teria a temer? ele não é omnipotente?

    O que é que te leva a pensar que se a Igreja católica se afundar haverá um vazio de poder?
    Nós não vivemos numa teocracia por muito que te custe e ainda bem acrescento eu, de contrário eu seria um sério candidato a ser condenado na fogueira, acusado de heresia.
    A humanidade passava bem sem as religiões, aliás elas são o maior mal das civilizações.
    O único argumento que usam para arrebanhar crentes é o argumento do desconhecido, o medo que incutem nas pessoas, o delírio de prometer vida para além da morte, etc,etc.
    Há uma coisa que eu sei, quando morre um crente e quando morre um descrente, ambos começarão por ser consumidos e decompostos pelas bactérias da flora intestinal.

    Eu dispenso muito bem o poder divino mas não te censuro por te prostrares perante ele, o problema é teu, se te sentes bem assim, tens esse direito. Assim como eu tenho o direito e a liberdade que a democracia me concedeu (não o teu deus) de pensar livremente.

    ResponderEliminar
  5. Caro "Conspirador",
    Agradecemos a sequência dada por si ao que aqui foi dito. Para os interessados aqui fica o endereço: http://feiradascomendas.blogspot.com/2010/01/negocio-da-fe-sem-sinais-de-retoma.html

    ResponderEliminar