quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Paços de Brandão debaixo de água?

Com a chuva dos últimos dias, Paços de Brandão está literalmente a ficar submerso! Seja pela força da natureza pois a precipitação intensa não dá tréguas, seja pela incúria de quem a limpa.
A realidade é que uma série de ruas ficaram, e algumas ainda estão, completamente submersas. Como exemplo disso, temos o percurso entre a Estação e a Dragão Abrasivos, onde os rios de água e os lagos abundam. Nas Brévias, junto ao corte para o Centro Social, quase só se passava de barco. Ali, para os lados da Quinta do Engenho, perto da entrada da freguesia, a Ribeira está prestes a galgar as margens e a inundar as estradas. Assim como junto à passagem de nível da Rainha, quem vai para Oleiros, onde existe um pedaço de terra Brandoense - o Beco de Riomaior Regadas, que mais parece terra de ninguém, onde um pequeno Ribeiro estava a transbordar!

O estranho nisto tudo, é que ao longo do dia inteiro, pelo menos nas Brévias ,o problema não tinha sido solucionado, mesmo com a maquinaria pesada que a Junta possui, assim como mão de obra "pau para toda a colher". O mais bizarro, foi ver alguns funcionários da Junta nas suas lides habituais ,de limpar ruas sem serem encaminhados para onde existem problemas! Parece que para o executivo não faz sentido acudir às situações urgentes, deixando-se andar ao sabor da maré, neste caso do enxurro da água!

Rua das Brévias pela manhã do dia 12/01/2010:




Rua das Brévias ao fim da tarde do dia 12/01/2010:


4 comentários:

  1. A pedido ou não do Engenho, parece que nas Brévias já desentupiram as sarjetas esta tarde!#

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, já pensam que têm a força do editorial do NPB? Hoje pedem logo a Junta executa? Cresçam e apareçam.

    ResponderEliminar
  3. Será que as pessoas que criticam a inoperância da Junta de Freguesia e dos seus funcionários têm o cuidado de telefonar para alguém da dita Junta a dar conta de tais ocorrências?
    Eu pela minha parte quando vejo alguma situação dessas ligo para lá e tenho a dizer que os funcionários aparecem logo para resolver na medida das possibilidades os problemas. Precisamente hoje pelas 13h 30m passei nas brévias vi a água empossada, liguei e passados 30 minutos estava o funcionário a desentupir o esgoto.Também temos de contribuir para a cidadania e pelo menos avisar. Mais,ontem vi que a Câmara mandou cascalho em vez de alcatrão para reparar uns buracões nas ruas da mata perto do Forninho. Que pode a Junta fazer perante estas atitudes da Câmara e a falta de dinheiro para obras? Deixemos de ser injustos, Eles têm feito algum trabalho, falta-lhes é dinheiro, e ESSE, duvido que chegue

    ResponderEliminar
  4. Não compete as pessoas substituirem-se a Junta nem aos seus funcionários, tanto mais que num dia de chuvas como aquele que se viveu, o cenário de ruas alagadas era previsivel, pelo que é do senso comum que o executivo ordenasse uma vistoria pelas principais ruas da freguesia, no sentido de detectar possiveis problemas, e tentar dentro das suas competências resolver os mesmos.A rua das Brévias esteve alagada quase 2 dias, pelo que o Sr Anónimo das 00:01 vir cá dizer o que disse até fica mal a Junta, que aliás nem espanta, pois só funciona a pedido, e não por iniciativa própria...

    ResponderEliminar