sexta-feira, 21 de maio de 2010

O FUTEBOL FEMININO ENTRE 1935–1936 DO P.B.F.C

Enviado por e-mail:

Em Março de 1935, Domingo de Carnaval, o C.D.Feirense recebeu pela primeira vez no seu campo do Montinho, um grupo feminino de Paços de Brandão, tendo o grupo brandoense vencido por 3-1; na terça feira de Carnaval deu-se a desforra no campo das Ameixoeiras, tendo o grupo brandoense vencido de novo, agora por 2-1. Estes encontros despertaram grande curiosidade, como é natural, pois era a primeira vez que grupos femininos se exibiam em publico. Os respectivos encontros tiveram farta concorrência de feirenses e brandoenses a presenciar, respectivamente , em ambos campos, as excelentes exibições com interesse e vivacidade que os dois grupos femininos emprestaram a estas tardes de Carnaval. Ainda durante estes dois, ou seja, entre 1935 e 1936 ,ambos conjuntos fizeram vários jogos: dois em Aveiro, 1 em Viseu e contra o Cesarense.
Pena foi a moda não ter pegado, pois diziam os mais idosos que haviam boas praticantes, num tempo em que o futebol era considerado de desporto para homens, estas atletas serviram de exemplo para as futuras gerações, apesar de não ter vingado.

Fotografias com história:

1935 – EQUIPA FEMININA no campo do Montinho: Helena, Micas do Rocha, Rosa da Ricardina, Emília, Granja, Rosália, Joaquina, Fernanda Fontes, Aurora, Arsénia e Guida Pais.


As equipas do PBFC e a do Feirense. (Ameixoeiras em 1935 )


Equipa do PBFC em 1935: Micas da Monteira, Micas do Rocha, Micas do Miguel, Rosa da Ricardina, Joaquina do Mestre, Maria Emília do Monteiro, Rosália Cardoso, Emília da Quinta, Emília do Cruz, Helena do Monteiro e Fernanda do Gaio.


Bardo da Lira

4 comentários:

  1. Excelente post.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, é com muito orgulho que revejo a minha avó nas fotos. É sem duvida um prazer ouvi-la a contar as historias da época. Concordo que é pena não ter continuado.

    ResponderEliminar
  3. Que pena que não mencione quem esteve por trás desta iniciativa , inclusive no aspecto financeiro...........
    T.L.

    ResponderEliminar
  4. caro T.L.:

    Obrigado pelo reparo , mas o não fiz porque este respigo era só como recordação do futebol feminino ; sem duvida que a iniciativa partiu do DR.Manuel Brandão , então presidente do PBFC , que com necessidade de angariar uns dinheiros para as depauperadas contas do clube , lançou a mão ás jovens de então ; convém afirmar que se não fosse a ajuda da casa Ferreira Alves e do Jerónimos jamais teria acontecido estes eventos , daí eu tirar o meu chapéu ...

    ResponderEliminar