sexta-feira, 28 de maio de 2010

A historia de Francisco Coutinho

Enviado por e-mail:

Nascido em Paços de Brandão, filho de lavradores abastados do lugar da Laranjeira, Francisco Moutinho resolveu um dia abalar para o Porto e aí abrir uma casa de câmbios. Com o passar do tempo, enriqueceu transformando-se num verdadeiro capitalista. A sua vida continuava, apesar de tudo, muito ligada à sua terra, pois era lá que vivia Emília, sua namorada desde os tempos de meninice e de quem veio a ter uma filha, de nome Maria. No entanto, visto que ambos provinham de origens sociais diferentes, pois a Emília era de uma família humilde e sem padrasto, nunca se casaram e nem sequer viveram juntos. Contudo, o Francisco fez questão de educar a filha nos melhores colégios, proporcionando-lhe uma vida fidalga. Mas, um desgosto lhe acompanhou durante o seu crescimento, que era de ser apelidada de filha bastarda. Encapotado desde sempre o nome do seu pai, cresceu e tornou-se numa bela rapariga. Vinte anos depois Maria ficou noiva. Seu pai que até lá se tinha tornado fiel a Emília, por influencia do seu Procurador, casou com uma sobrinha deste, pois achava o Francisco um bom partido. Ao tomarem conhecimento do sucedido, Mãe e Filha vestiram-se de negro, em sinal de luto, e o chapéu de fidalga que Maria usava habitualmente, foi substituído por uma sevilhana negra, que nunca deu lugar ao véu branco de casamento, pois esta o renunciara perante tal desgosto. O facto de seu pai não ter assumido a relação com a sua mãe Maria, conduziu ao fim do seu noivado. Fiel ao juramento dado à sua mãe Emília, esta começou a amofinar de desgostos, vindo a falecer com pouco mais de vinte anos, no ido ano de 1920. Emília, que entretanto, tinha ido viver para Espinho, para casa dum tio, enlouqueceu, e todas as noites vinha a Paços de Brandão ao cemitério, dar de beber à filha que, segundo ela morria de sede. Em 1921, a pobre Emília faleceu também. O caso tornou-se em quase lenda nesta localidade e arredores, ao ponto do então presidente da Junta ter fechado a cadeado os portões do Cemitério, tal era a afluência de curiosos. Não passou despercebido este caso aos jornais e mormente ao poeta de cá:

Emília, não chores mais, Teu pranto não tem já lágrimas, é sangue puro o que vertes . Tua filha foi eleita pelos anjos do Senhor, Tinha que subir ao Céu Era do Céu essa flor!“ ( António da Marinheira ).

A mulher do Francisco Coutinho, que nunca tinha vindo a Paços de Brandão, para evitar encontrar-se com a Emília ou com a sua filha Maria, ao saber da morte de ambas, finalmente achou fazê-lo pela primeira vez, para participar num banquete em sua honra e à do marido, em casa dos seus sogros. Com efeito, eles iriam ser os reis da festa de Agosto, estando a ser preparado pelo povo uma enorme recepção. Mas, nunca chegaram a fazê-lo, pois ela teve uma trombose e faleceu meses depois em 1927; a coincidência do facto, que morreria na mesma data que falecera Emília, deixando um filho pequeno, que faleceria com 5 anos no ano de 1928 no mesmo dia de Maria. Francisco enlouqueceu. Os desgostos foram demais e, em 1929, morreu também. Este caso tornou-se num enigma, que ainda está por se solucionar, mas que houve muita coincidência lá houve e dum caso que poderia ter sido de final feliz, seria na verdade uma tragédia.

Fotos: Em cima- A antiga casa da família dos Coutinhos, onde nasceu Francisco Coutinho, hoje em ruínas; Em baixo- A população brandoense e as primeiras bicicletas no ano de 1917

Bardo da Lira

6 comentários:

  1. Bom Dia, Bardo da Lira,

    O bom do António, que nos deixou no seu livro "O LIVRO DO ANTÓNIO" - 1938 (CASA NUN'ALVARES - PORTO), os versos que o meu amigo menciona, dirigidos, e passo a citar: «A minha prima Emília Rosas, na morte de sua querida e única filhinha Maria Amélia», agora pedia-lhe uma explicação, caso ma possa dar, qual a relação entre a Emília Rosas e a Emília da sua história. Tinha todo o interesse em saber tal, pois, tive alguém na minha família que era sobrinha do nosso poeta "António", do qual como já deve ter percebido possuo o respectivo livro.
    Um abraço

    SOLRARO

    ResponderEliminar
  2. caro solraro :
    como deves perceber que fiz a partir dum artigo dum artigo dum jornal de Espinho dessa altura e como tal não posso adivinhar que o autor de então mencionasse esse poema levado em erro por alguém ... Também tenho o livro e como vê não mencionei o nome de família por não ter a devida certeza, pois o meu amigo Neca falou diversas vezes desse episódio , e se o amigo me puder ajudar , qual o apelido das ditas , Emília e Maria ? e já agora agradecido pela sua dica

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente que lê este Blog,compreendeu que o Bardo e a Lira andam desafinados , mas, o Sol também continua Raro. Afinal qual dos dois é que fala verdade?
    ASS: 1 brandoense atento

    ResponderEliminar
  4. Ao Brandoense Atento,

    È um princípio que tenho e do qual não vou abdicar, seja em comentários que faço, seja nos artigos que escrevo, História local, etc., nunco afirmo coisa alguma para a qual não esteja devidamente documentado. No presente caso, queira o caro leitor (a) abrir a página 63 do livro do nosso poeta António e lá vem a dedicatória que disse no meu comentário ao Bardo da Lira: «A minha prima Emília Rosas, na morte de sua querida e única filhinha MARIA AMÉLIA:».Pedia-lhe uma explicação sobre apareceren tais versos num artigo de um jornal,sobre determinado acontecimento, quando a meu ver tal não tem nada a ver com a dedicatória que o António fez.Este Senhor era tio de uma senhora a quem também na página 43, dedicava uns versos e, que era minha familiar. Agora abra o referido livro de poesias, "O LIVRO DO ANTÓNIO", nas páginas por mim referidas e tire as conclusões que entender. Já agora e como o António é o único poeta desta terra que publicou um livro, agradeço ao meu amigo, para se conhecer alguém de influência nesta terra, que lhe peça, não para uma homenagem, mas sim para o seu livro fazer parte da história desta freguesia e ser mencionado no site da nossa Junta de Freguesia.
    Quanto áquilo que o Bardo da Lira diz, como é óbvio é da responsabilidade dele, é claro que gostava de saber qual a relação entre a Emília Rosas e a Emília do «conto» dele, saó isto....

    SOLRARO

    ResponderEliminar
  5. Caro SolRaro
    Aconselhava-o ler "Paços de Brandão um modo de ser".
    Um livro escrito por alguém brandoense.
    Obrigado
    1brandoenseatento

    ResponderEliminar
  6. ao 1brandoenseatento só posso dizer que anda DISTRAÍDO ... se bem me lembro o dito livro que aconselha ler é um pasquim , porque limitou-se a transcrever uns certos factos e foi muito tímido quanto ao " verdadeiro modo de ser desta terra ... " faltou tomates e coragem de lançar o livro que tratasse do feudalismo existe , apesar de ser UMA TERRA DINÂMICA E PIONEIRA meu caro ... desse conservadorismo e barriga saciada ninguém fala ... quanto á critica do taL atento onde se refere ao desafino entre os dois colaboradores , primeiro tente saber da historia do que aconteceu e verá que não ando longe da verdade ... só que há coisas que pelo seu tempo distante , não necessita exorcizar fantasmas... aconteceu como escrevi e só não vou mais longe por respeito a familiares que me pediram anonimato ... fico á espera que o seu Chico espertismo e da fácil critica, o envolva numa obra , de verdade , só verdade e muita carolice ... fiz-me entender ? sem fazer disto um negócio.

    ResponderEliminar