sábado, 8 de maio de 2010

Futebol em Paços de Brandão - RESPIGOS COM HISTÓRIA (VI)

Enviado por e-mail:

UM CLUBE REGIONAL CHAMADO DE CLUBE DESPORTIVO DE PAÇOS DE BRANDÃO (6)
Sociedade União Desportiva (SUD)
Os anos de ouro da SUD de 1938 a 1940

A época de 1938–39 foi bastante benéfica para a SUD, onde terminou a 1ª fase em 2º lugar atrás do Espinho. A primeira divisão de honra era composta pela: Ovarense, Espinho, Oliveirense, Beira Mar, Sanjoanense e SUD; no fim da primeira volta a classificação era a seguinte:
1º- SUD, 4V, 1E e 1 D, 15 Pontos,
2º- Espinho e Ovarense, 3V, 1E e 1D, 13 pontos,
3º- Oliveirense, 3V e 3 D, 13 Pontos,
4º- Beira-mar, 2 V e 4D, 10 Pontos e
5º- e em último, Sanjoanense, 1V, 1E e 4D, 9 Pontos.
A SUD era líder incontestável ao fim da 1ª volta, com uma linha avançada muito forte, que apesar de ter uma linha defensiva inconstante, possuía uma linha média e avançada temíveis, onde possuía extremos muito rápidos (Tarene e Arlindo) e um avançado muito concretizador (Pereira). A primeira volta foi muito boa para o SUD, mas claudicou na 2ª volta terminando empatada com o Espinho, ficando em segundo por melhor goal-score da equipe dos Tigres e por conseguinte apurou-se pela primeira vez para a poule da 2ª divisão. Os resultados da SUD foram os seguintes: Espinho (1-1, 1-1), Ovarense (3-1, 3-3), Oliveirense (3-1, 3-0), Sanjoanense (2-1 , 3-2) e Beira-mar (1-3 e 1-1), com a classificação: 5V, 4E e 1D, 24 Pontos.
A SUD ficou incluída na II Divisão – Série Douro Litoral, onde estavam equipas da região do Porto e por conseguinte muito fortes ficando, desde logo, muito condicionada a possibilidade da nossa equipa subir de divisão; mas mesmo assim, apesar do último lugar, a equipa brandoense conseguiu 2 vitórias, 5-3 ao Leça, 2-1 ao Espinho e 1 empate 1-1 com o Espinho, sofrendo 7 derrotas: 5-3 e 5-1 com o Boavista, Salgueiros 7-1 e 5-0, Leixões, 4-0 e 5-0 e Leça 3-1. Apesar de alguns resultados desnivelados, a equipa brandoense realizou um campeonato interessante, pois esta era muito amadora. Os jogadores jogavam por amor à camisola e contra a força não havia resistência; a equipa tipo dessa altura era: Lino Carvalho, Veluda, António Malícia, Lino Relvas, Nelinho Malícia, Valada, António Oliveira, António da Fabiana, Pereira, Loureiro, Arlindo, Tarene, Rebola, Pais, Guedes.
Os jogos disputados no campo da Estação entre o Boavista, Leixões e Salgueiros, arrastaram multidões a visionar os jogos, onde o transporte do caminho de ferro não está alheio, pois era fácil vir do Porto via Espinho. O jogo disputado entre o SUD e o Boavista foi o melhor de sempre realizado na localidade, que nem mesmo o desfecho de 3-5 a favor da equipa nortenha, esmoreceu as gentes locais, pois o resultado só aconteceu devido à lesão do valoroso Lino Carvalho, quando o resultado era de 3-1 a favor dos locais.
A época de 1939–40, foi a mais brilhante do clube brandoense, tendo terminado o campeonato de honra de novo em 2º lugar atrás do Espinho, só não foi campeão porque foi espoliado pelas arbitragens, especialmente no jogo disputado em Espinho, onde foi inventado um penalty e expulsos 3 jogadores locais. O Campeonato de honra teve como equipas participantes: União de Lamas, Lourosa, Beira Mar, Sanjoanense, Ovarense, Espinho, Estrelas de Ovar e a SUD. Nesta época, foi o começo de jogos entre Paços e Lamas, começando desde então uma rivalidade entre as freguesias vizinhas, arrastando multidões e jogos intensos. Para melhor compreender o que digo, o clube local não ficou em 1º porque perdeu o jogo do titulo com Lamas na Estação, permitindo ao Espinho ser Campeão.
O Campeonato foi muito renhido, chegando a estarem 3 equipas empatadas a 3 jornadas do fim sendo, por isso, polémicas as mesmas, com arbitragens caseiras, roubos de igreja e muita confusão, envolvendo: SUD, Ovarense e Lourosa, obrigando inclusive a um terceiro jogo entre a SUD e a Ovarense, com a vitória a sorrir aos locais por 4-1. Não possuo a totalidade dos resultados, mas entre os que conheço: Lamas e o SUD 1-4, 3-1, SUD - Lourosa 4-3, 4-4, SUD – Espinho 1-2, 2-1, SUD – Beira-Mar 1-3, 2-1, SUD – Estrelas 6-3, 1-1, SUD – Ovarense 4-3, 1-4. Foi necessário um playoff entre SUD – Ovarense, sorrindo a vitória aos locais por 4-1, com 3 golos de Tarene. Durante o jogo entre o Ovarense e o SUD deu-se um caso que marcou este clube, pois conduziu ao abandono da prática do futebol do central Joaquim Loureiro que, segundo as suas palavras, “terminei para o futebol na ida a Ovar onde a escandalosa arbitragem dum tal Hilário que nos prejudicou em favor do Espinho, que disputava connosco o primeiro lugar, marcando um penalty inexistente, perdi a cabeça agredindo-o, abandonei o campo e o futebol para sempre. Soube que a baliza foi ocupada pelo Alfredo do Lino, que seria anos depois defesa do F. C. Porto, mas tinha jeito para qualquer posição. Pensei ser irradiado mas só levei dois anos mas o futebol acabara para mim. Nessa mesma época o grande Lino Carvalho acabou para o futebol. “
Por isso, de novo a SUD ficou apurada para a II Divisão – série Douro Litoral 1939–1940, competindo de novo com as equipas do Porto, onde se encontravam: Boavista, Leça e Salgueiros, e o campeão de Aveiro, Espinho. Ficou de novo evidente a fragilidade da nossa equipa em compita com as fortes equipas da série, mas conseguiu um resultado surpreendente quando venceu e Leça por 5-3, retirando a este último a possibilidade de subida; a equipa da SUD terminou em último lugar com apenas 2 pontos, com 1V, OE e 7 D, e o score de 13-35 golos: Boavista 2-6, 3 -5, Espinho 0-3, 2-3 , Leça 5-3, 0-3 e Salgueiros 1-6, 2-4 .
Pegando num artigo do grande Tarene, o mesmo recalcava: “bom, as nossas tácticas de jogo eram diferentes das de hoje. Eram tácticas para fazerem golos. O sistema de marcação era outro: guarda redes, 3 defesas, 2 médios e 5 avançados. Ora havia 5 avançados contra 3 defesas, o que facilitava a penetração. Mas tinha que ser um jogo cruzado e largo para que os avançados pudessem marcar. Hoje as tácticas são mais defensivas, por isso os avançados dão menos nas vistas. No meu tempo eram jogos de contra ataque, jogo ao primeiro toque, corrido, sem mastigar. Por outro lado, éramos todos valentes, bastando recordar os seus nomes: Alfredo Lino, Lino Relvas, Preguiça, António da Fabiana, Lino Carvalho, Alberto Oliveira, Arlindo, Avelino Sapateiro, Veluda, António da Laura, Zé Cocas, Ângelo da Guedes, Titi, Zeca da Elvira, Toneca das Fogaças, Jorge das Mobílias, Joaquim Loureiro e Américo, António e o Nelinho Malícia, Rei do Café Vouga, Olímpio, Zeca Ferreira, Rogério, Torto, entre outros, foram indivíduos fortes, possantes. Tínhamos uma defesa onde não passava ninguém e uns avançados de meter medo a qualquer defesa. As pessoas admiravam-se de eu ser tão pequeno e ter tanta força… O Jorge das Mobílias chegou a treinar para guarda redes, mas quando lhe aparecia pela frente fugia. Os jornais da altura teciam muitos elogios ao extremo esquerdo, afirmando que parecia impossível como arrancava com a bola para fazer golo, sem dar tempo de o adversário se aproximar.“

A melhor equipa de sempre da SUD em 1939 - DE PÉ: Arlindo, Zé Cocas, Loureiro, Alfredo Guedes, Avelino Ribeiro e Lino Carvalho. AGACHADOS: Rui Técnico, Ângelo Guedes, Lino Relvas, Tarene e TITI. Desta equipa fazia parte também: Alberto Oliveira e Pereira.

Bardo da Lira

10 comentários:

  1. Ainda ninguém disse que a Sede do SUD era no salão da Casa Ferreira-Alves(quinta da Joaninha).
    Agora pergunto:alguém sabe quem foi porteiro da dita Sede , cedida pela Joaninha e avó?

    ResponderEliminar
  2. Porquê os comentários precisam de ficar sujeitos a aprovação? Atenção Blog Bloco de Esquerda!!
    Cuidado , os extremos tocam-se! , cheira a Censura.............

    ResponderEliminar
  3. Não me parece. Senão um comentário como o seu nunca sairia. Uma coisa é moderar outra coisa é censurar. É claro e acho muito bem que não se deixe vir para aqui falar quem é, ia dizer sujo, mas pode ser censurado, digo de má língua.
    Agora meu caro, também está a jogar por baixo da rede. Quando este blog atingir determinados objectivos e vier a publico convidar toda a gente para um porco no espeto a organizar na Qta. do Engenho á sombra das novas árvores vai ser o máximo. Fique bem e vá olhando também para o retrovisor do centro e direita porque para o da esquerda todos olham em primeira instância. E diga lá. Quem terá melhor postura politica? Melhor formação etc... O que considera os três retrovisores ou o que faz uma condução cega pelo da esquerda? No caso sempre a malhar nos BE. Tem alguma fobia ás minorias?
    Tem algum problema com os princípios dos ditos BE's? Conheço alguém de direita que tem: acha que o casamento de gays por exemplo, pode ser prejudicial por vir a dar panelas quando devia dar tachos. Que é o que mais existe... Tachos. sempre para os mesmos. Para já é só. estou agora a acompanhar em directo a visita de sua Santidade. Abraço.#

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde caro anónimo das 10:26
    Antes de tudo permita o esclarecimento: Aqui não há censura, há moderação! O que em termos práticos quer dizer que só permitimos os comentários que nos apetecem! Mas não julgue que nos apetece qualquer coisa, não nada disso! Ideias a roçar o estúpido, sem nexo, e com o objectivo de desinformar, assim quase como a sua, costumam por regra a não nos apetecer! Mas desta vez, e porque o pretendemos esclarecer, coisa que não deve estar acostumadopois parece ser perfeitamente desinformado, e distraído, abrimos exclusivamente para si uma excepção.
    Posto isto, e verificando a sua distracção, temos a informar, que este blog é apartidário. Se já o leu antes, deve ter notado que surgem apontamentos de todos os partidos, curiosamente PS e MRPP nunca nos enviaram nada, mas se enviarem serão publicados sem excepção! Ou seja não há pruridos de cores clubisticas ou partidárias. Por outro lado é de ainda maior ignorância sua, desconhecer a actualidade local conotar este blog com o BE pois esse partido nem existe em Paços. E já que sabe tanto do BE, devia saber que este é um partido com algumas directrizes Stalinistas, como tal não permite que Blogs possam existir livremente, sob pena de lhe perder o controlo. Por isso recomenda-se que procure outro compêndio de cultura geral além do Jornal a Bola!
    Em todo caso, o que aqui é colocado, é da inteira responsabilidade dos autores, o que em alguns casos reflecte a sua visão pessoal, que pode ser de direita, esquerda, centro, e mesmo anti-gravitacional (paira no ar e não cai para lado algum).
    Assim, e face ás suas dúvidas esperamos ter sido elucidativos, e já agora, e para que não corra riscos de não ver o seu comentário "moderado" no futuro, escreva sobre o texto dos posts que decida intervir!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. caro engenho :

    Em resposta a um Anónimo tenho somente a dizer que está confuso : o PBFC é que tinha a sede na Aldeia e a SUD era na Estação e a sua sede no Antigo Café Carioca ; mas o facto de ter referido o salão de Ferreira Alves e de ter mencionado ter existido um porteiro , gostaria de tirar uns considerandos com o mesmo , pois pode possuir a chave da solução de uma historia sobre o futebol na localidade que infelizmente está inexistente por falta de documentos e fotos ; se estiver interessado em ajudar este historiador amador envie para o 967122846 e poderemos conversar e quiçá trocar de ideias ... o facto de criticar não considero que seja censura ( ninguém é dono de toda a sabedoria e nem ninguém é DEUS em todas as matérias ... ) bardo da fina

    ResponderEliminar
  6. Para quê "tanta tempestade num copo de água"?
    A verdade é nua e crua: Espera-se de todos e principalmente de "pensadores" de Esquerda, que sejam os principais defensores de total liberdade de expressão!
    Ass:Brandoense sujeito a aprovação........

    ResponderEliminar
  7. Ó Anónimo das 15:54, causa-lhe assim tanto prurido nos glúteos submeter as suas palavras a uma aprovação administrativa? Não é obrigado a tirar as calças para se coçar, se entender que está mal assim, não escreva! Leia outra coisa! Olhe pode começar no NPB por exemplo! Só sai de 15 em 15 dias e assim dá tempo para o Kompensan actuar e pode mandar uma carta ou telefonema antes da publicação!
    As regras foram alteradas na publicação de comentários no blog, porque ainda há quem não saiba escrever de outra maneira sem ser a vociferar estupidez. Como néscios já abundam pela freguesia, não queremos contaminar este espaço com eles.
    Aqui tal como em qualquer blog, veja o da JSD de Paços, o Kouzas, o Kronikas, pode verificar se quiser, há cuidado em manter a ordem quando os comentadores não se sabem comportar!

    ResponderEliminar
  8. Que os comentários que irritaram o "Engenho" não prestem , até concordo , mas a resposta do "Engenho" em estilo brejeiro-ordinário também não era o que se esperava de quem administra o Blog!
    Deviam aprender a saber responder com mais classe , pois esta forma não vos é nada abonatória.......

    ResponderEliminar
  9. Não entendo porque o "Engenho" tem de se "irritar"!!Para isso criavam um Blog não-aberto a comentários. Quanto à classe concordo inteiramente com o das 12:28 de 15Maio.

    ResponderEliminar
  10. Boa Tarde,
    Faço colecção de emblemas de clubes de futebol.
    Seria possível enviar uma foto com o emblema da SUD Paços Brandão?

    Francisco
    francisconunobasilio@gmail.com

    ResponderEliminar