terça-feira, 4 de maio de 2010

Futebol em Paços de Brandão - RESPIGOS COM HISTÓRIA (V)

Enviado por e-mail:


UM CLUBE REGIONAL CHAMADO DE CLUBE DESPORTIVO DE PAÇOS DE BRANDÃO (5)

Sociedade União Desportiva (SUD)

S.U.D (1931–1942) - Durante 5 anos entre 1938 e 1942 uma das melhores equipas da Aveiro



Das cinzas da União Brandoense nasceu a Sociedade União Desportiva Brandoense, que rivalizou durante quase 8 anos com a outra equipa local, entre 1931 a 1938, entre campeonatos da promoção e das primeiras com partidas renhidas e com muitas peripécias.
Pelas fileiras desta equipa passaram alguns dos melhores jogadores da terra, disputando por 2 épocas 2ª liga nacional da zona Douro Litoral, mas infelizmente terminaria no seu auge em 1942 quando era a melhor equipa do concelho, rivalizando com o Espinho, Feirense e a Ovarense os títulos da primeira divisão.
Parte dos jogadores da época 32–33 vinham do PBFC que disputara antes a promoção de 1931-32, mas com a zanga entre directores rumaram à SUD e começaram o dito campeonato da promoção em 1932. O primeiro jogo oficial entre ambas equipas realizou-se no dia 18 de Junho de 1932 no campo das Ameixoeiras; terminou com o resultado de 3-0 a favor da SUD e começou então um ror de polémicas, com a rivalidade chegar diversas vezes a extremos e com vantagem para a equipa da Estação.
Da fundação em 1932 não podem ser esquecidos os nomes de: Dias da Póvoa, Joaquim Oliveira (Estronca), cujo Café Carioca serviu de sede deste clube, Jorge Pinto de Sá e António do Chico, entre outros, que foram ferrenhos defensores desta agremiação, digladiando com os rivais das Ameixoeiras acesas discussões. Não foi fácil a fundação deste clube porque a época era de crise severa; não havia muitos apoios financeiros para a construção doutro campo de futebol, mas a enorme rivalidade entre as duas partes da freguesia fez com que fosse possível tal desiderato. A escolha do terreno recaiu num terreno do Sr. Brandão da Estação, “sendo vendido a uma comissão com pessoas de confiança e de palavra, cuja a honra era mais válida do que assinaturas“, começando a construção do campo em 1932, ficando a baliza norte virada para a Fabrica do “Mata e Rouba” e a parte do sul para os terrenos regadios do actual bairro Vieira Pinto.
A primeira equipa era rudimentar e sem expressão, constituída por meros amadores, mas com a entrada no campeonato de promoção na época 1932–33 e sobretudo com as vitórias sobre o PBFC, tornaram-se relevantes cimentando uma supremacia na região feirense. Apesar disso, somente na época 34-35 subiriam à primeira divisão; disputariam na época 1935-36 a 2ª divisão por questões financeiras, subindo na época 36–37 e até acabar em 1942, quando desceu à Promoção.
A mais valia desta equipa ficaria reforçada com a chegada de Zé Tarene em 1932 vindo do Estrelas de Ovar, constituindo como o maior goleador e extremo esquerdo existente nesta terra. Mas não podem serem esquecidos outros valores, onde se revogam nomes como: Alberto Oliveira, Lino Relvas, Pereira, Titi, Lino Carvalho; parte destes chegariam a ingressar no FCPORTO, ESTORIL e noutras equipas da região.
Na época 1932 ano da sua entrada no campeonato de promoção obteve duas vitórias sobre o PBFC: 3-0 e 4-2, ficando em 5º lugar.
Na época 1933, a SUD alcançaria o 4º lugar, disputaria a subida mas perdeu a final com o Estrelas de Ovar.
Na época 1934, a SUD subiria de divisão , disputando com a outra equipa local o campeonato.
Na época 1935 disputou a 2ª divisão, vencendo a sua poule, com o Feirense, U. Lamas, Estrelas de Ovar, Beira Mar, Império de Anta, Cesarense, sagrando-se campeão de Aveiro.
Nas épocas de 1936 e 1937 disputaria a 1ª divisão ficando em 3º lugar, falhando por pouco a subida à 2ª divisão nacional.
Na época 1938–39, a SUD disputaria a 2ª divisão nacional série Douro Litoral, depois de ter vencido o seu grupo A de Aveiro da 1ª divisão e vencendo o Beira Mar na final dos 2ºs classificados por 3-1, em que o SP. Espinho se sagraria campeão de Aveiro.
Na época 1939-1940, a SUD disputaria de novo a 2ª divisão série Douro Litoral, tendo por isso vencido o grupo A, após renhida luta com o União de Lamas.
Na época 1940–1941 falharia por pouco a subida à 2ª divisão Nacional, após derrota com a Ovarense em 3 jogos com 2 empates e a finalíssima derrotados por um penalty, em jogos polémicos que conduziria ao seu desaparecimento, tal facto que aconteceria na época 1941–42, com a desistência desta equipa no final do jogo com a Ovarense em que haveria sérios desacatos entre atletas e a equipa da arbitragem, levando ao abandono da equipa do campo .

FOTO da equipa de 1937 - de pé: Alberto Oliveira, Nelo Torto, Abraão, Loureiro, Tarene, Lino Relvas, Pereira (Torto) e Manuel Malícia. Em baixo: António da Fabiana, Veluda e Arlindo.

Bardo da Lira

Sem comentários:

Enviar um comentário