sexta-feira, 7 de maio de 2010

Compostagem doméstica avança na Feira, e para Paços de Brandão?

Finalmente uma boa notícia ambiental no nosso concelho!

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai avançar com um projecto-piloto de compostagem doméstica, que tem como principal objectivo reduzir a produção de resíduos orgânicos. Numa primeira fase, este projecto abrange cinco freguesias, mas o objectivo é alargá-lo a todo o Concelho.
Este projecto resulta de uma parceria entre as autarquias de Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, Suldouro e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Nesta primeira fase, podem candidatar-se a este projecto e receber gratuitamente um compostor, os munícipes que tenham casa com jardim ou horta e tenham residência permanente nas freguesias de Santa Maria da Feira, Fiães, Lourosa, Sanguedo e Vila Maior.
Sendo os lixos uma questão que incomoda os Brandoenses e onde as práticas das pessoas são muito pouco recomendáveis nesta matéria, interessa mesmo muito saber, aqui em Paços de Brandão: isto é para quando? Talvez numa próxima Assembleia de Freguesia, algum elemento da Junta que não precisa de telefonar ao presidente faça esta pergunta, para ser anunciada com pompa e circunstância!
Já agora fica uma proposta do Engenho, e certamente subscrita por muitos Brandoenses, e que até pode ser muito interessante:
No cemitério e/ou também junto da Quinta do Engenho Novo, porque não adoptar um sistema destes em escala maior? Aproveitava-se o composto resultante para uso nos jardins da freguesia, podendo ainda ser vendido a hortos e jardineiros e, com isso, obter uma fonte de receita sem custos quase nenhuns!
Além disso, começar-se-ía a criar novos hábitos e boas práticas ambientais nas pessoas, onde a Junta seria porta estandarte tendo, por isso, um papel importante ao dar o exemplo!
Fica o repto... aguardamos para ver o que vai acontecer.

Compostagem
A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (restos de comida e de jardim ou horta) num material semelhante ao solo, chamado composto, que poderá ser utilizado posteriormente como um adubo natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário