domingo, 30 de maio de 2010

Dois comentários, um post, um site de uma Junta de Freguesia

Há dias falei aqui sobre o que deveria ser uma grande festa.
Num dos comentários ficou isto explanado:
"Ainda bem que aparece uma” opinião própria” a lembrar uma efeméride de grande valor. É que estas lembranças, dão mais ênfase a este blogue, é que estava a ficar cansado de tanta história e esta é realmente história viva. Vinte e cinco Anos de Estatuto de Vila, em Junho, será que não se enganaram? Bem, como não se realiza a festa da Póvoa, podia-se fazer mais uma festinha no arraial e como são as bodas de Prata da Vila, a realização dos festejos ficará a cargo da junta de Freguesia. No entanto, se a comissão da fábrica da Igreja, perdão Junta da Freguesia, ou Associação dos Arcos não tiverem ideias para a festinha dos Vinte e Cinco Anos. Vou deixar aqui uma ideia. Porque não fazer o que fez o Senhor Américo Loureiro, enquanto Presidente da Assembleia de Freguesia, que juntou grande parte das Associações desta terra, num encontro de colectividades. Penso que foi positivo o primeiro encontro das colectividades de Paços de Brandão. Realizado em Setembro de 2003. A fazer provavelmente seria uma festa e quem sabe, se não daria para angariar uns trocos para as Associações mais necessitadas."

Mais ainda, mas de outro autor:
"Essa das festas das colectividades não lembra o diabo. se bem me lembro a de 2003 foi um quase fiasco , apesar de considerar que a ideia era bem intencionada. O que era como pedra de Orgulho desta terra , que era as suas gentes e associações , transformou-se numa feira de vaidades , de barriga inchada , onde se confundem: solidariedade e fraternidade. Se não fosse o grande incentivo e crer colectivista de alguns na época , tornar-se-ia numa feira parada e perdida na identidade e sem sentido ... Quase que aposto se for lançada a ideia de uma feira de colectividades para angariação de fundos , é mais fácil, sai o tiro ao contrario e dos carolas é encontra-los em shopings ou em beberete familiares , que cheio de contribuir estão eles - dizem ... Mas , acho na mesma salutar a ideia e bem queria que estivesse errado no meu raciocínio , que era sinal que estamos vivos e unidos , que me parece coisa de um tolo , que sou eu ..." .

No mínimo preocupante. Onde estão as colectividades e a festa dos 25 anos?
Vejam agora o que se passa em torno de um torneio de FUTSAL aqui bem perto:
Passemos à divulgação através de ....
O site da Junta de Freguesia em http://www.viladearrifana.com/.
Que tal? ......

2 comentários:

  1. Aqui só se comemoram os aniversários que interessam. Há muitos aniversários de colectividades que se fizeram e praticamente ninguém ligou nenhuma. Mas o futebol comemorou 50 anos e só se falava disso. Neste momento não há razão para fazer essa comemoração porque não é preciso neste momento atirar areia para os olhos do povo.

    ResponderEliminar
  2. É verdade amigo anónimo das 17:12, de ontem. Ten toda a razão no que afirma.Sou pessimista naquilo que poderá acontecer nesta terra,mas não tenho receio que me apontem de tal «labéu». Existe muita gente a analisar, julgar e dizer coisas menos verdades,cluniosas até, no que se refere a artigos publicados neste blogue. São gente azeda, de maus fígados, criaturas que fazem parte de uma sociedade bem comida e bem bebida.
    Talvez um dia, talvez quando surgir o «toque de finados» eles saibam vêr que foram os «pessimistas» aqueles que mais coragem tiveram de nos expor os problemas concretos de Paços de Brandão, com a alma segura e consciência serena. São indivíduos cheios de egoismo, indolentes, roçando a intriguice, mesmo mesquinhez, que vão fazendo os seus comentários, imbutidos de um certo «patriotismo», que não os deixa pensar livremente e objectivamente. Chegará, um dia, a hora de se voltar a página, de se inverterem os papéis, vendo-se então os optimistas de outrem, enquanto puderam dispor de uma mesa farta, carpirem hoje, desoladores em jeremiadas. Será o acabamento inevitável, de tudo o que têm dito e apregoado.

    SOLRARO

    ResponderEliminar