sábado, 15 de maio de 2010

Eco-pontos - Vergonha em Paços de Brandão!

Enviado por e-mail:

Enquanto brandoense estou muito desanimada porque os constantes apelos que têm sido feitos no sentido de melhorar a nossa atitude perante o ambiente não têm tido surtido resultados positivos. Apesar de alguns (poucos) esforços da Junta de Freguesia, e a contínua falta de civismo da população, o lixo orgânico continua a ser depositado junto dos ecopontos.
É triste e desanimador que uma localidade com uma história tão rica, anterior à fundação de Portugal, tenha decaído tanto para níveis tão baixos. Interessa o dinheiro, as casas bonitas e grandes, os belos carrões, a aparência, o bem-estar pessoal. As Pessoas e as Entidades competentes olham só o seu umbigo. É só vaidade. As localidades circundantes evoluíram, mas nós não: simplesmente paramos no tempo. Pouco se fez em prol do desenvolvimento.
Porque é que as entidades responsáveis por esta área, não têm mais iniciativas? Tem-se feito alguma coisa, mas muito pouco. Através de panfletos afixados nos cafés, noutros locais públicos, campanhas de sensibilização, através do correio, etc. Penso no que Paços de Brandão se tornará dentro de 10, 20 anos! Um monte de lixo… Não se está a criar uma nova mentalidade. Se não presta, deita-se fora e o resto não interessa.
Já tive a oportunidade de estar noutros locais do país onde não havia a recolha do lixo e tudo estava limpo. Nem um papel no chão. É isto que queremos para nós? Não creio! Quando daqui a uns anos o ar se tornar irrespirável, as doenças respiratórias aumentarem devido às mudanças climáticas (entre tantos outros factores), aí pensaremos no que andámos a fazer. Não se pensa no amanhã.
Vamos acordar enquanto temos tempo, porque depois não há mais nada a salvar. Prevejo um futuro negro para todos nós.

Sara

1 comentário:

  1. Parabéns pelo seu email. Obrigado pela sua atenção.
    Viver em sociedade é pelos vistos problema para muita gente e no que toca ao lixo parece que o melhor é sempre despacha-lo para casa dos outros. Ora como os outros se defendem e sendo particulares fica mais difícil manda-lo para casa ou rua dos outros.
    Então é enviado para um local onde não seja dos outros que estão atentos; é enviado tão só para o espaço público.
    Agora vamos há outra parte: quantos ecopontos têm em Paços de Brandão?
    Exacto. Quantos estão devidamente assinalados com a placa proibitiva advertindo para as coimas a aplicar a quem transgredir a lei? Exacto. Poucos têm isso, parece-me que nenhum. Mais, quantos ecopontos estão devidamente acondicionados com a placa de apelo á educação cívica e ao fim a que se destinam. Eles estão somente plantados á beira da estrada com a sensação de estorvarem toda a gente. Na rua da Areosa, Urbanização da Qta. Dos Pepinos, por exemplo, com tanta parede para serem encostados e devidamente acondicionados, estão plantados no cruzamento. Ao parar o carro para despejarmos os materiais acabamos por estar estacionados num cruzamento. É urgente que a tomada de atitude do cidadãos, mas antes disso, da soberania. O progresso não se faz sem soberania e aqui ela tem sido mole. Com boas intenções com discurso morno nas Assembleias mas nos activos continuamos com muita fachada.

    ResponderEliminar