terça-feira, 22 de junho de 2010

Parques infantis - Uma questão de segurança para as crianças

Em Junho de 2009, ou seja, há 1 ano atrás, entrava em vigor O Decreto-Lei n.º 119/2009, de 19 de Maio, que complementando um outro de 1997, que tinha por objectivo principal, garantir a segurança das crianças nos espaços de jogo e recreio, estabelecendo regras e obrigações às entidades responsáveis pelos mesmos espaços quanto às condições de vigilância e de informação e em relação às condições físicas.
Ao abrigo deste diploma, entre outras coisas, passa a ser obrigatória "uma vedação ou outra barreira física" que delimite os parques infantis, com vista a reduzir o risco de acidentes.
Quando publicamos aqui uma denúncia de um leitor nosso, sobre as condições de segurança em que se encontrava o parque infantil de Mozelos, cumprimos aquilo que guia as linhas editoriais deste espaço na blogosfera, e que é a denúncia pública daquilo que no senso comum está mal!
Estranhamente, foram algumas as vozes que se insurgiram contra isto no Facebook do Engenho, vociferando os seus pontos de vista sob a forma de curiosos comentários. Nunca nos causaram incómodo tais opiniões diferentes. Porém, comentários como os deste post chocam! Seja pelo seu sectarismo, seja pela insensibilidade que denotam perante um tema visa a melhoria da segurança das crianças!
Como já dissemos no Facebook, pensamos que para algumas pessoas, na sua vida seja sempre melhor viver das aparências que das realidades. Talvez para essas mesmas pessoas não tenha qualquer importância cumprirem-se regras na sociedade, o que importa é parecer e não ser. Talvez o Engenho devesse baixar os olhos e ignorar que o rei vai nú. Porém, quando são os nossos leitores que nos fazem chegar as suas preocupações e essas estão carregadas de razão, não podemos ficar indiferentes. E, sobretudo, quando o que aqui está em jogo é "brincar" com a vida de crianças! O exercício de abanar a cabeça e dizer "amen", num acto quase ecuménico, sempre esteve na génese de uma determinada coloração cá do nosso Burgo, aquela mesma que não se incomoda de usar a coisa pública quase como sua!
O senso comum num estado de direito como o nosso, diz-nos que quando em Salvaterra, Lisboa, Faro, Porto, Vila Real, Santa Maria da Feira ou onde quer que seja neste país, que existam atropelos legais das autarquias, de qualquer espécie, devem sempre sem excepção ser denunciados às autoridades competentes! Num acto legítimo de exercício de cidadania, de modo a que se façam simplesmente cumprir as leis, que legitimamente os Governos e Assembleias democraticamente representativas de todos nós criaram!
Tudo o resto é demagogia barata e tonta de quem tenta talvez tapar algum sol com uma peneira já muito furada. Ou se calhar chutar a bola do incómodo para a frente, e assim aliviar alguma pressão na sua área de influência, pois pensamos que ninguém deva colocar nada acima da segurança de uma criança!

11 comentários:

  1. Caríssimos pretendentes a iluminados,

    Não foi a denúncia do que estava mal no parque de Mozelos que causa nauseas, mas sim o vosso tom, sempre, esse sim, sectário e profundamente extremista e desproporcionado que choca. É a vossa pretensão a senhores da razão absoluta; A vossa incapacidade de se desligarem das conotações políticas que carregam os vossos "posts"; A vossa falta de respeito e o ar sempre altivo com que tratam de quem não gostam (o Mino da Junta, os Senhores da Terra, etc, etc.). Se pretendem ter um blog atento e ISENTO, denunciem sim, mas com caractér, com categoria e, acima de tudo, sempre certos de estarem a afirmar a verdade. E mais, denunciem tudo, não apenas o que vos interessa. Denunciem o celeuma nas listas do BE nas ultimas Autarquicas em algumas freguesias, denunciem a querela que deu a lista do PS, denunciem! Mas denunciem tudo. Recordo aqui o post relativo ao levantamento do antigo parque infantil do arraial de Paços de Brandão em que a certa altura, nesse mesmo post, e apesar da decisão acertada da Junta, indagavam, em tom irónico, do tempo necessário à instalação de um novo espaço infantil. Engoliram seguramente um sapo, pois em 3 dias a Junta repôs o parque para as crianças, novinho em folha.

    Caros bloggers, bloggem à vontade, mas sempre que achar necessário opinarei e denunciarei sempre os frequentes aproveitamentos políticos de falhas e erros de quem governa, gente essa que governa porque o POVO assim o quiz e em expressa manifestação de democracia: o VOTO.

    Samuel Reis

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que tens toda a razão em opinar, já agora o que opinas sobre a sede do PSD? achas bem aquilo? que usem um bem público daquela maneira?

    ResponderEliminar
  3. Não pretendendo entrar em "querelas" políticas, efectivamente concordo com o Samuel. Mais do que a substância é a forma como escrevem no blogue. Goste-se ou não dos elementos da Junta de Freguesia, a moderação no trato seguramente que elevava o discurso (ainda que puramente demagógico)...

    Gabriela Leite

    ResponderEliminar
  4. Andas muito mal habituado Samuel, essa azia que tens só mostra o teu sectarismo...Em democracia nunca é incómodo a critica e muito menos a denúncia do que anda mal! Ou será que esperas que todos andem de joelhos a pedir aos autarcas que façam aquilo que afinal é a sua obrigação? Se é essa a tua filosofia é contigo, devias era saber que em sociedade pensam todos de modo diferente!
    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Para um blog que se auto-proclama democrata, liberal, republicano e independente, parece que não aceita opiniões divergentes. Já li artigos vossos de interesse para o bem comum e outros que são puramente de maldizer.De facto, é fácil e cómodo atacar e difamar no anonimato. Aponta-se o dedo a quem quer que seja e levanta-se a suspeição, as pessoas são alcunhadas com desdém e escárnio! A informação séria, imparcial e assumida é sempre a melhor alternativa caros senhores(as) do engenho, sejam lá quem forem!

    ResponderEliminar
  6. Realmente Cristina, isto em 1970 é que era bom! Nessa altura não havia nada disto! Onde é que já se viu questionar o Estado? o Poder?...Esta gente que questiona não pode mesmo ser séria! Realmente estamos cada vez pior! (já me ri)

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo das 12:02 (já que não posso dirigir-me a si pelo nome próprio) porque é que tudo tem que ser conotado com a política??? A educação, a formação cívica, o carácter e o bom senso não têm cor nem ideologia. Fica sempre bem e nunca é em demasia!

    ResponderEliminar
  8. Já agora o anónimo das questionações poderia dar a conhecer a sua identidade para o podermos apreciar em toda a sua plenitude libetária.
    E depois já se riu. Claro ! a ignorância está sempre muito divertida...

    ResponderEliminar
  9. De anónimo para anónimo:

    Continuo a rir-me...

    ResponderEliminar
  10. de anónimo para o anónimo para anónimo
    Imagino que sim, até pela afirmação que fiz.

    ResponderEliminar