“Onde a água corre nos vales do teu leito, apetece-me aconchegar-te no meu peito. No fundo da tua terra existe, esse ribeiro jocoso, que o povo sábio lhe deu, o nome de Barroso.”

Mas voltando ao Barroso, existe bem no fundo deste lugar, um enorme pedregulho, donde do seu interior jorram diversas correntes de água pura e fresca, e imponente se mantém, indiferente ao passar dos séculos. Esta enorme pedra granítica, deve fazer parte das antigas Mamoas, que existiram no lugar da Mó, Zabumba e Monte de Baixo, que fisicamente eram parecidas e que foram destruídas com a expansão e crescimento habitacional da nossa terra. O que deveria ter sido preservado foi destruído, não restando vestígios das mesmas, restando quase por milagre esta Mamoa, mesmo assim defendida pelo seu proprietário que impediu que a mesma fosse destruída para a construção duma estrada… ainda bem que assim o fez, porque ela ainda existe e poderá ser revista pelas pessoais locais e não só. Mas atenção, que o local é pertença dum privado, e pedir faz parte da boa educação!
Das memórias populares da localidade, em que a nossa terra rural que era tem muitas histórias, cantorias, e do pouco que restou, é salutar encontrar certas cantilenas populares.
Antigamente quando os filhos dos lavradores iam apascentar o gado para o fundo do Barroso ou para o Monte, combinavam todos por meio de cantares, acordarem na manhã seguinte os companheiros, o lugar que seria escolhido nesse mesmo dia, sendo que o primeiro que passasse dava o sinal aos outros em voz alta, com a seguinte cantiga:
1º- Ó lai – Lina, deita para a rua, os teus bois, ó Delfina, que os meus já lá vão, ó lá lai ,ó lá ó lão.
2º- Ó lai – lele, deita os teus bois fora ó Manele, que os meus já lá vão, ó lá ó lá, ó lá o lão.
3º- Ó lai – loza, deita os teus bois fora, ó Rosa deita para a Lavoura, que os meus já lá vão, ó lá lai, ó lá o lão.
4º- Ó lá – lia, deita os teus bois fora para a quintinha, ó Maria, que os meus já lá vão, ó lá lai, ó lá o lão.
Fotos: em cima- Barroso antigamente; em baixo Barroso na actualidade
Bardo da Lira
Quando é que uma Mamoa é o fundo de um monte?!!!...Quando é que uma Mamoa é um Talude?!!!...Quando é que um pedragulho é um monumento megalítico?!!!...Consulte um dicionário e um qualquer compêndio de história, no que se refere à pré-história.
ResponderEliminar