quarta-feira, 16 de junho de 2010

A escultora ceramista Sofia Beça na Quinta do Engenho Novo

Foi na manhã quente e solarenga de um feriado primaveril, no passado dia 3 de Junho, que a Escultora e Ceramista Portuense Sofia Beça, escolheu para fotografar para uma exposição em Valladolid, mais um dos seus trabalhos. Inspirado naquilo que é a sua visão artística da floresta portuguesa, moldada em grés, e onde implicitamente pretende alertar a consciência ambiental e ecológica de cada um de nós, para o mal que representa para a sociedade a contínua destruição da nossa floresta, quer por acção dos incêndios, quer pelos abates indiscriminados de árvores.
Depois de em Abril passado ter feito a descoberta e o reconhecimento do cenário escolhido, e mesmo quando chegou a ser posto em dúvida, com o desbaste nas árvores ocorrido da parte de cima da Quinta, este acabou sempre por ser o local eleito, conforme confidenciou Sofia Beça ao Engenho, numa conversa agradável em jeito de entrevista. Ainda de acordo com as suas palavras, este cenário proporcionado pelas árvores e pelas suas sombras oferecido pela Quinta na zona que escolheu, era em termos de espaço, paisagem e luz quase perfeito para os objectivos traçados para esta sessão fotográfica. Ficou, por isso, aberta a possibilidade de regresso num futuro próximo, isto se estas condições paisagísticas se mantiverem inalteradas claro está!
De registar, ainda, que apesar da descrição que esta sessão fotográfica tentou manter, algumas figuras de freguesia, nomeadamente o nosso querido Mino, não lhe passaram ao lado! E de dentro do seu bólide, fez questão de acompanhar toda a sessão! Isto revela um interesse desconhecido pela arte do nosso presidente, ou então, talvez represente apenas algum incómodo sentido pelo uso de um espaço público sem o seu conhecimento... ou melhor, consentimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário