quarta-feira, 9 de junho de 2010

O despudor de ser santo numa festa em Paços de Brandão!

O culto da personalidade é, regra geral, uma forma estratégica e propagandista que existe em política, onde se exaltam as virtudes, sejam elas falsas ou não, de um determinado governante. Este tipo de práticas está associado, na maior parte das vezes, a ditaduras. Pese seja esta a regra, existem excepções e, por isso, também a encontramos nas democracias!
Depois de termos assistido por Paços de Brandão a inúmeras jogadas de bastidores aquando da preparação da campanha das últimas autárquicas, as quais incluíram candidatos que eram para concorrer por um partido (e na hora de dar o veredicto já estavam na lista de outro partido), distribuições anónimas de cartas pelas caixas de correio (num acto hediondo e vergonhoso de destruição do adversário), abertura de sedes à pressa para não ficarem atrás (mesmo tendo sede a preço de banana), camiões de gente que nem sabe o que andava a fazer lá em cima, uso das obras da Igreja para fazer crer que era um benemérito (mesmo que os impostos de não cristãos tenham pago pelo menos 25.000 euros das mesmas), usar das festas da terra para auto-promoção e, por fim, só não fizeram porco no espeto porque o arraial estava já "ocupado"!
Sem dúvida um enorme manancial de virtudes, verdadeiras ou não, que deram uma larga vantagem na imagem ao nosso muito querido Mino, e que facilmente o levou a dar uma verdadeira "cabazada" de cruzes no voto a toda a concorrência!
Pois bem, isso foi o que se passou em 2009. Contudo, e com o aproximar da Festa dos Arcos de 2010, eis que se repete o cenário! Se calhar este ano além de xutos e alguns pontapés, que passaram impunes da parte do nosso presidente de Junta, talvez tenhamos uma novidade que pode ser a "chapada" ou "murraça", veremos!
Aquilo que hoje trago aqui ao Engenho, parece quase um "dejà vu" cómico! Não sei até que ponto a consciência política de uma pessoa se confunde com a sua devoção religiosa, ou mesmo a sua actividade profissional. Contudo sei que a ética, o bom senso e mais que não seja o pudor, deveriam fazer alguns lideres políticos saberem que não devem ocupar cargos noutras instituições, que de um modo directo ou indirecto, tenham ou venham a ter de recorrer à autarquia na qual são Presidentes. Pelo que em tempo oportuno deveria ter abandonado esse lugar em abono da transparência e da idoneidade, valores que possivelmente desconhece, até porque poderia manter a sua influência nos bastidores, mas avante!
Depois de visualizar o prospecto que alude a esta Festa 2010 dos Arcos, ficamos a saber que temos um novo santo, ou pelo menos um novo artista de variedades! Com o despudor característico de um vaidoso que se mostra pimpão, temos em destaque a fotografia daquele que já não devia precisar mais mostrar a cara, desta maneira! Ele já ganhou a Junta! Porém, numa verdadeira alusão do culto da imagem, que apenas encontra paralelo em ditaduras de alguns países do terceiro mundo, eis que assim se prepara caminho para o novo mandato! Este tipo de comportamentos deveria deixar envergonhados todos aqueles que ainda acreditam na igualdade e democracia que um dia um cravo na lapela de um soldado proclamaram em um Abril cada vez mais distante! Haja vergonha!

13 comentários:

  1. Isto de facto é o cúmulo. Não é cantor, nem tem ar de santo, o que está lá ele a fazer. Talvez quem sabe a procurar aparecer, não saiu na coleção do Paços de Brandão, colocaram-no no cartaz.

    ResponderEliminar
  2. Verdadeiramente a fazer lembrar os filmes da máfia ciciliana. D. Mino el presidente, lo special de tirras de blandon. Lá que o homem seja vaidoso até se aceita agora chegar a este ponto é no minimo vergonhoso. Até parece que estamos no período da campanha eleitoral.

    ResponderEliminar
  3. Para se escrever um artigo destes é preciso estar muito bem fundamentado. Neste caso está pactuado. Pactuado com a verdade dos factos inegavelmente verídicos. Preocupa-me que a mensagem passe muito ao lado da maioria dos cidadãos que nesta altura de crise precisam de pão na mesa para os seus filhos e de alguém que organize umas festas para os alegrar. Compensa aqui o poderio económico de alguém, ainda que se use o dinheiro de contribuintes face á pouca esmola recebida ás portas dos cidadãos.
    Só lamento a auto promoção e desta vez no cartaz das festas. Não precisava disto para nada. Já vale o que vale mas continua apostado no mexerico e a dose repete-se e soma-se...
    Ao autor do post... É preciso saber do que fala para assim falar e desta feita está tudo fundamentado e muito bem apresentado. Tomara que pessoas da sua capacidade de análise "crescessem" social e economicamente e um destes mandatos tomasse as rédeas desta terra.
    Viva Portugal. Viva Camões.
    Na ocidental terra lusitana... era assim não era? ##

    ResponderEliminar
  4. Quanto dá a junta para a festa? Não se sabe nem nunca se vai saber. E o dinheiro que a comissão da igreja está a angariar com o teatro não irá para estas coisas. Bem prega Frei-Julião, mas os homens não apresentam contas. E se estes senhores dissessem quanto dá a Junta e não só para fazerem cartazes com as suas fotos. Para se ser sócio da festa só convidados e amigos, será que esta associação vai receber dinheiro da Junta. Não se trata de uma associação democrática, pois só lá entram os amigos.

    ResponderEliminar
  5. O problema dos do bloco não é só o Firmino aparecer!O problema é haver festa dos arcos.
    1.º Toda a gente sabe que se não fosse o firmino a festa dos arcos tinha tanto sucesso como o bloco de esquerda teve nas últimas eleições.
    2.º Toda a gente sabe que o que arrelia mais os bloquistas, comunistas e afins são as tradições (princialmente festejos religiosos.

    Por isso percebo que estejam angustiados com uma festa destas. Exprimentem Kompensan: não termina coma festa de Agosto, mas reduz-vos a acidez no estomago! :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto especialmente da invocação do 25 de Abril que se faz neste blog! É 25 de Abril para aqui, 25 de Abril para ali. Cravo na napela, gritos de liberdade, etc...
    É que quem invoca o 25 de Abril tantas vezes, pelos motivos que aqui são invocados, é porque não sabe o que foi o 25 de Abril.
    Por isso, como também aqui muito se diz: "HAJA VERGONHA" e vão estudar História de Portugal. Depois de saberem o que foi o 25 de Abril (e depois de saberem que o mesmo não foi originado por causa de uma foto de um presidente da comissão de festas, ou por causa das molas de um cavalo de um parque infantil, ou ainda por causa da iluminação de uma igreja ou de um buraco numa estrada) talvez não o invoquem assim tão à toa!

    Já que estou a falar do 25 de Abril:
    Eu sei porque se fala tanto aqui do 25 de Abril. É que querem fazer um 25 de Abril (ou algo semelhante) em Paços de Brandão. O problema é que:
    1.ºA oposição não se organiza (porque não existe)!
    2.º Se a oposição se organizasse os ditos "capitães de Abril" (talvez um sol raro ou uma noite negra) em vez de dar a cara iam postar (sempre sob anonimato) sobre a revolução num blog qualquer!
    3.º Os revolucionarios não conseguem (apesar de tentarem arduamente)invadir as estações de rádio e jornais (CIRAC?)
    4.º As pessoas não acham que devam ser libertadas porque nunca foram oprimidas.
    5.º Todos ficavam a olhar para meia dúzia de gatos-pingados que desfilavam até a junta de freguesia onde pregoavam: " Mino, ou tapas as molas do cavalo do parque infantil, ou a gente invade a junta e chama o nosso camarada mor para ele vir fazer um discurso comunista em cima da máquina do povo!"

    Força aí no vosso 25 de Abril e lutem sempre, mas sempre com a mesma força com que defendem a tapagem das molas do cavalo do parque infantil.

    ResponderEliminar
  7. EU NAO CONHEÇO ESSE CANTOR OU ARTISTA É ALGUÉM FAMOSO SEM EU SABER?
    (O DO CARTAZ QUE TEM A SETA)
    O QUE ACHO É QUE QUEM FEZ O CARTAZ DEVE SER MESMO AMIGO DO TAL CANTOR OU ARTISTA...

    ResponderEliminar
  8. QUERO DAR OS PARABÉNS AO ENGENHO NO PAPEL POR NOS DAR ACONHECER CERTOS ASSUNTOS QUE POR VEZES PASSA-NOS AO LADO.

    ResponderEliminar
  9. Ao anónimo das 13:16.
    De visão curta, discriminatória e a imagem de umas centenas, é assim o anónimo em causa.
    Noto-lhe o saudosismo relacionado com “os do Bloco” que mostraram não ter problemas em lidar com minorias e que com base nas liberdades de Abril, “Invadiram” as mesas de voto de quem o PSD se julgava dono, incomodaram os senhores do burgo com a sua presença e o resto é conversa mole que não vale a pena ter quando o blog está a ser visitado e preenchido com textos como o seu. Deixe-me só observar que alguns deles eram independentes e que escolheram essa facção para exercer cidadania e dessa vez fora do anonimato. Acabadas as eleições, acabado o bloco, pelos vistos ninguém mais os consegue esquecer.
    O problema do senhor e de uns quantos é acharem que esses têm as costas largas e que são a única coisa que alguma vez assumiu o papel de contrariar a corrente, o carneirismo instalado. Mas isso é algo que, repito, não dá para debater com vistas tão curtas como as suas. Continua a vigiar a Porta da frente com receio da capacidade interventiva dos do bloco ou ex-bloco, e são roubados nas traseiras por escritores anónimos que como dizia a minha avó: lhe põem o cuzinho ao léu.
    Concordo plenamente que se não fosse o (Firmino?) Sr. se faz favor, a festa dos arcos não tinha tanto sucesso. Não fosse o poder económico que movimenta, a festa era impossível e alguns ratos do porão não se alimentariam das migalhas caídas da promoção que tal festa traz.
    Mas ele sozinho ou qualquer outro organizador nunca faria os Arcos. Por isso paga para que sejam feitos. É justo que de certa forma se promova visto os altos encargos que tem com essa festa. Sim porque esta festa, o essencial desta festa, (os arcos), são feitos no anonimato por particulares e colectividades ou associações.
    Para acabar. Tenham o cuidado de quando a comissão de festas vos bater á porta colaborarem com alguma coisa e evitem assim que por vezes se misture dinheiro, algum dele tirado do seu ordenado via IRS ou da sua conta via IMI ou outro imposto qualquer.
    O que pode arreliar alguém de esquerda, ou, usando a linguagem de um deputado, alguém que não seja manso, é que se gastem dinheiros públicos em causas particulares. Não se trata de tradições. Trata-se de não ser comido por lorpa.

    ResponderEliminar
  10. Ó anónimo da 13:27 bebe menos, talvez consigas pensar melhor e medir o que dizes. Não passas de um covarde, dos que usa cartão da política para poder bater à porta dos corredores na cova a pedir dinheiro. Depois ainda dizes que pedis-te dinheiro, vai menos vezes ao belinha e começa a beber água.

    ResponderEliminar
  11. Então "os do Bloco” que mostraram não ter problemas em lidar com minorias e que com base nas liberdades de Abril, “Invadiram” as mesas de voto de quem o PSD se julgava dono, incomodaram os senhores do burgo com a sua presença e o resto é conversa mole "
    E levaram mais uma abada
    Como é que isso os incomoda, na percebi?
    Estou completamente baralhada ou o pessoal não se enxerga na sua inutilidade?

    ResponderEliminar
  12. o anónimo das 20:30 diz que não sei quem é covarde? e acusa coberto pelo anonimato alguém de ser bêbado?
    os teus nervinhos são tantos que não percebes que te desmascaraste? e não vale a pena umas vezes assinar e outras não....

    ResponderEliminar
  13. "Estou completamente baralhada ou o pessoal não se enxerga na sua inutilidade?"
    Diz-me espelho meu...
    Para Anónimo de 11 de Junho de 2010 02:15

    ResponderEliminar