domingo, 13 de junho de 2010

Considerações sobre a história local - Paços de Brandão (X)

IDADE MÉDIA – ATÉ AO SÉC. XIV – XV

Formação da Nacionalidade - HENRIQUE DE BORGONHA – CONDE PORTUCALE (1066 – Astorga, 24 de Abril de 112)

Foi Conde de Portucale desde 1093 até à sua morte em 1112. Filho de Henrique de Borgonha, herdeiro de Roberto I, Duque de Borgonha e de Beatriz ou Sibila de Barcelona. Era irmão de Eudes I. Como era um filho mais novo, com poucas possibilidades de alcançar a herança do trono, aderiu à conquista da Península Ibérica aos Mouros. Ajudou o Rei Afonso VI de Castela e Leão, nas suas lutas contra a moirama, e, como recompensa, pelos serviços prestados, teve como casamento, Dona Teresa (1093), filha de Afonso VI e a governação do Condado Portucalense, à època dependente do reino da Galiza (1096).
A Afonso VI, ficou o Conde D. Henrique, ligado por laços de vassalagem, ser fiel, leal e prestar a este ajuda e conselhos, quando necessário, foram dotes que o Conde prestou, pelo menos até à morte de Afonso em 1109. Confirmar diplomas imperiais, era portanto chamado às cúrias, para tal, ajudou o sogro em campanhas militares, era frequentador assíduo da corte de Afonso VI. Comportava-se como um autêntico senhor feudal.
Quando Afonso VI, já perto do fim da sua vida, pretendia transmitir a coroa ao seu único filho, Sancho, fruto ilegítimo da sua ligação com Zaira, filha do último rei muçulmano de Sevilha, Al – Mu `tamid e com o alarme que tal causou a Raimundo e a Urraca, que buscaram todo o apoio que puderam para manter os seus direitos, lá está Henrique a assinar um pacto com o seu primo (1105), nos termos do qual, se compromete a apoiar as pretensões de Raimundo, como herdeiro ao trono, em troca do governo hereditário de Toledo e do seu antigo reino de Taifa ou no caso da impossibilidade de lhe entregar este território, seria a Galiza a entrar na sua posse.
Henrique e Raimundo, pouco tempo tiveram para consolidar o pacto assinado. Em 1107, morre Raimundo; Sancho foi morto em 1108 e Afonso VI veio a falecer em 1109.
Urraca herdou a coroa e em 1109 casou com Afonso I de Aragão, dando origem a uma guerra civil, que iria durar até à sua morte, em 1126. Nobres aragoneses, leoneses, castelhanos e galegos, lutaram entre si durante anos a fio. A tenência da Galiza pertencia a Urraca e a seu filho Afonso Raimundes; como existia uma cláusula em que, se Urraca casasse, o governo passava para o seu filho; quando esta casou, pela segunda vez, Afonso Raimundes, neto de Afonso VI, ainda era uma criança, mas os nobres galegos exigiram que fosse, sem demora, respeitada a cláusula testamentária do imperador.
O Conde D. Henrique, muito habilmente, não se comprometeu com qualquer dos partidos, mantendo completa liberdade de acção, para negociar com o lado que lhe desse mais probabilidades de obter a independência do seu Condado Portucalense. De 1109 até à sua morte (?), em 1112 ou 1114, deixou de cumprir os deveres feudais, embora sem se revoltar abertamente. Foi este o espírito de governação que D. Teresa herdou de seu marido e que, como já vimos, conseguiu manter uma relativa independência. D. Henrique de Borgonha e D. Teresa, tiveram os seguintes filhos:
- D. Afonso Henriques (Rei de Portugal), nasceu em 1109, morreu em 1185, foi casado com Mafalda de Sabóia;
- Urraca, casada com o conde de Trastamara;
- Sancha, casada com senhor de Bragança;
- Existe ainda outro descendente, Pedro (bastardo) – 1º Grão-Mestre de Aviz.
O Conde D. Henrique outorgou a Guimarães o seu primeiro foral (documento sem data, mas seguramente anterior a 1096). Trata-se de um importante documento, nomeadamente pelo carácter pioneiro das preocupações com o fomento das actividades comerciais presentes no texto. Foi este foral confirmado por D. Afonso Henriques em 27 de Abril de 1128 e por D. Afonso II, na segunda metade do ano de 1217. O original deste documento encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.


CRONOLOGIA

1097 – Criação do Condado de Portugal, em favor de Henrique de Borgonha, conde hereditário, casado com Teresa, filha bastarda de Afonso VI de Leão.
1109 – Morte de Afonso VI; partilha de Leão; alargamento do condado para leste e norte.
1114 – Morte do Conde D. Henrique. Começa o governo de D. Teresa, com os títulos de infanta, condessa e rainha de Portugal.
1127 – Invasão leonesa, e perda da Galiza e da Terra de Campos, fronteira de 1109.
1128 – Revolta dos barões portugueses contra D. Teresa; batalha de S. Mamede (Guimarães); exílio da rainha e começo do governo de Afonso Henriques.

Sem comentários:

Enviar um comentário