sábado, 26 de junho de 2010

O Regulamento do Cemitério


Quem esteve na última assembleia de Junta de Freguesia (de ontem)percebeu que essa continua a ser frequentada praticamente pelas mesmas pessoas. Embora se note que um grupinho laranja já aparece mais, bajula nas intervenções e sorri para dentro de si próprio equilibrando um certo peso à esquerda que sempre se fez sentir neste mandato.
Percebeu também que algo está mudado no seu funcionamento. Ou não?
No momento pode ver-se que existe da bancada da oposição uma postura de oposição com letra grande. Na figura de Carlos Neves apresenta-se uma análise sempre cuidada e instruída sobre os assuntos a debate. No caso, o debate sobre o regulamento do cemitério cá da vila parecia, à partida, algo para assinar de cruz, passo o termo, mas a verdade é que não foi assim.
Afinal algo tão importante ia passar numa assembleia morna para acabar às 23 horas?
Ora essa. Felizmente alguém fez o trabalho de casa e fez rever os 78 artigos de tal regulamento. A mesa da assembleia acedeu in loco à revisão e correcção de muita coisa que por ali estava mal.
Notória a mão firme do presidente Brito que, por vezes, passou a “chapada temporal” na expressão de “vamos deixar isso para casa” em oposição à vontade do Primeiro Secretário que se dispôs e muito bem a dialogar, acertar e a procurar harmonia.
Foi bom de ver esta tomada de posição séria e profissional no diálogo com a oposição e a ceder democraticamente à razão naquilo que havia a ceder ainda que sempre sobre a pressão do Sr. Presidente de Assembleia sempre a esticar por aqui e por acolá para mediar o “conflito”. É verdade que com muita mestria e segurança, mas terá mesmo que rever a sua postura nas assembleias não devendo querer substituir este e aquele nas horas de intervenção, mais ainda quando se toca em legislação específica para o assunto em debate.
Com as orelhas a fumegar devia estar quem tal regulamento elaborou pois foi notório o copiar por copiar sem conhecimento de substância e por fim pôr a Assembleia a braços com tal aberração. Não se pode culpar a quem foi apresentado este trabalho para expor à Assembleia, que lá o foi defendendo da melhor maneira, mas na próxima haja um pouco mais de brio na redacção das coisas e não se parta do princípio que, por se ter maioria, se pode fazer tudo em cima de joelho.
Relembro que o tema deste artigo é O Regulamento do Cemitério, naturalmente indisponível ainda para os cidadãos, pois tal foi a trapalhada na sua redacção que vai para revisão para ser sujeito a votação novamente.

7 comentários:

  1. Alguém me diga por favor é verdade que o Regulamento copiado da Net pelo Manel estava todo mal? Disseram-me que o regulamento foi retirado ou reprovado, é verdade? Coitado do Firmino com quem ele se meteu, os manos ainda lhe vão fazer a cama.Alguém me diga por favor se é verdade o que se diz sobre isto.

    ResponderEliminar
  2. Se foi copiado ou não eu não sei,mas pelo que ouvi dizer aquilo correu tão mal à Junta que até convocaram assistência PSD durante a assembleia.

    ResponderEliminar
  3. Pediram reforço? A coisa esteve mesmo má. O povo devia de ir todo às assembleias deve ser bonito. Só me resta uma dúvida, qual o papel do Manel na junta? É contabilista? É Consultor? é Jurista? É cantuneiro? É o quê?

    ResponderEliminar
  4. Vocês são mesmo Mauzinhos, a Junta tem lá gente bonita e que sabe do ofício.
    O Presidente só tem uns meses de governação, ainda não teve tempo de ver tudo á sua volta. Isto é como na igreja, são sempre os mesmos á volta do Padre.
    Estejam descansados o regulamento vai ser rectificado, graças ao Sr. Carlos Neves e também com apoio da Ritinha Marques. Está e vem entregue.

    ResponderEliminar
  5. Mauzinhos nada. Atentos isso sim. Coisas como estas não podem ser feitas em cima do joelho.
    Os eleitos pelo povo que se afirmam pelo tom conhecido, devem rodear-se de responsáveis e conhecedores dos conteúdos que lhe são entregues para análise. O que aqui vemos é a oposição a tomar o papel de consultor político perante a incapacidade da redacção de um regulamento de cemitério. Tratei o assunto de forma democrática e leve mas não traduzam isso em ingenuidade cega que não deixa ver que tirando o que mexa em euros o nosso / vosso presidente está mal rodeado.
    Há em cada assembleia o ar de “uma velha raposa que tudo medeia” destorcendo o peso dos factos, a falha de quem de ânimo leve vai fazendo umas coisitas para a Junta.
    Não lhes invejo o lugar sob forma alguma, mas para o ar, o tom que inserem na sua postura devem ter como contrapartida a responsabilidade do que apresentam e desta feita a barraca abanou e caiu abaixo.
    As pessoas citadas no comentário anterior destacaram-se das demais e fossem PS, ou outra coisa qualquer, o importante é que perante um cabaz de laranjas, exerceram com responsabilidade o que se chama Democracia. É com estas e outras que Paços de Brandão como outra qualquer vila “pula e avança” para um futuro próspero.

    ResponderEliminar
  6. E já agora, gostava de ser esclarecida.

    Se o carlinhos das neves está sempre tão bem preparado para a assembleia de freguesia, porque não mostra essa preparação na instituição que tão vaidosamente diz ser presidente?
    Quanto devem ao Estado? quanto devem aos fornecedores ( a fruta estou segura que há mais de um ano)?
    Quanto devem das obras? basicamente quanto deve aos bancos?

    Na última assembleia não sabiam de nada , ou estou enganada? “Estavam ainda a apurar as coisas”. É uma Empresa grande esta que se demora mais de 1 ano a saber como estão as contas!!!!
    É que se hipotecando o património da instituição ( da freguesia) ele ainda precisa de cortar no tamanho das maçãs ( agora tamnho 3 !! ), na quantidade de pães diários dos velhinhos ( 1 !!! ), na quantidade de sardinhas ( 1 !!) é porque a coisa está mal, muito mal.

    Isto sem falar de que as trabalhadoras dessa instituição que já eram mal pagas viram os seus direitos por mais de uma vez atacados e tiveram com uma advogada de ensinar o tal dito cujo bem preparado a recuar nas suas tentativas idiotas e caricatas, de retirar direitos. Ele é de esquerda é do PS ??!!!

    E para quando vamos saber quem roubou, se é que roubou alguém? Ou roubaram todos? A rapariga anda aí e diz que até hoje ninguém da justiça a contactou sobre esse assunto, e que se o fizerem tem muito para dizer...
    Se a situação estava mal porque se deitaram fora os relógios de ponto e se puseram aqueles com o dedo digitais? E quem os vendeu ? Foi a empresa da mulher do carlinhos?

    Se o joãozinho brito é tão senhor da legalidade porque não apura o que se passa onde é presidente da assembleia? o manuelzinho brito também pode ajudar aqui porque já lá esteve a gerir (!!)

    Afinal o PSD e o PS continuam de mãos dadas aqui como nas outras instituições: GRIB, Cirac, Academia de Música, Clube de Futebol, Ténis, futebol de salão do Ispab, etc. Querem mais?

    Bem preparados para o que convém e não para as contas próprias...

    Zezinha Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Fogo com isso, precisa é de saber-se os podres desta pequena terra, mas que tem um punhado de gringos a liderá-la. Atenção os gringos não são os senhores que mandam na casa grande, são os da rectaguarda, os que colocam lá quem querem para fazer o que pretendem.
    Mandem mais bocas para se descobrir tudo, já agora aproveitem e mandem também as contas da festa. A Pj devia investigar as contas, para saber quanto o Firmino da Junta dá ao Firmino da Festa. Isto ainda vai dar em festa.

    ResponderEliminar