sábado, 12 de junho de 2010

Intervenção na Quinta do Engenho alvo de fiscalização ambiental!

Na sequência de um desbaste sem precedentes efectuado na Quinta do Engenho Novo, que demos amplamente conhecimento aqui no blog em vários artigos publicados, resultaram algumas queixas às autoridades ambientais competentes em 29 de Março passado. Estas, por sua vez, deram origem a fiscalizações por parte do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que verificou então apenas o abate de algumas austrálias (acácias), e que este procedimento estaria a ser realizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com o único objectivo de limpar as árvores que apresentavam risco de queda. Isto é a conclusão do relatório da ocorrência, ao qual tivemos acesso e que partilhamos aqui com os nossos leitores.
Como se pode entender facilmente, o que foi dito e mostrado às autoridades, não é aquilo que se verificava no terreno, (nem mesmo agora). Pelo que esta fiscalização não foi mais que um "faith diver" que, apesar da intervenção, seria sempre inócuo, pois compete a aplicação de coimas à própria autarquia, e não estamos a ver aqui tiros nos próprios pés... mas adiante!
Não queremos no Engenho julgar ou avaliar de modo algum este tipo de comportamentos, até porque já nada traz de volta os pinheiros centenários que foram derrubados, nem tão pouco a sombra que outrora abundava na zona de intervenção. Agora só nos resta mesmo esperar 20 ou 30 anos talvez para a voltar a ter!
Ficamos, no entanto, a saber quem é realmente responsável pelo desbaste, e sabemos com isso que existe um projecto a implementar. Por esta razão o que importa agora mesmo é olhar para o futuro, e saber o que se vai ali fazer, e que acima de tudo se faça efectivamente aquilo que se diz lá irem fazer!
Porém, era importante retirar daqui algumas lições e zelar para que não se repitam certos maus hábitos instalados, que passam sobretudo pela teimosia de querer fazer tudo sempre no obscurantismo, e não se promoverem acções públicas de esclarecimento sobre o que se faz nesta terra!
Talvez se fosse feita a auscultação mais vezes das opiniões das populações, certos assuntos não tomassem as proporções que tomaram! Por mais meritórios que possam ser muitas vezes as intenções dos projectos apresentados, cabe sempre ao povo uma palavra! Que mais não seja saber a sua opinião, mesmo sem que isso traga modificações dos ententos do executivo!
Isto revelaria inteligência e acima de tudo espírito de democracia, pois são sempre as pessoas aquelas que vão sofrer para o melhor, e para o pior, o impacto directo das acções que se venham a tomar. Não podemos nunca esquecer que uma freguesia é uma comunidade onde as ideias são plurais e que todas são importantes! Sob pena de mais não sermos que um rebanho cego que apenas abana com a cabeça ao assobio do seu pastor!

8 comentários:

  1. Eu diria que o vosso post é um "fait divers" não um impulsionador de fé (faith driver) de que também nunca havia ouvido falar, senão agora no vosso texto.
    A obra na Quinta está excelente, devia ter sido feita há mais tempo, encherá no futuro de orgulho quem teve a coragem de a fazer, foi acompanhada por gente competente, e ao contrário do que se diz não existe problema de sombra porque o que não falta noutras zonas é sombra.
    Se as gerações futuras continuarem o espírito bairrista de gerações e gerações que até aqui levaram Paços de Brandão onde está ( muito alto )teremos outra intervenção semelhante daqui a 15, 20 anos e outra daqui a 30 40 anos para então toda a Quinta ter a qualidade que esta parte agora tem.
    O resto é letra.
    Se acham que não mostraram a verdade, se os fiscais ambientais são tansos, se vocês não tiveram coragem para estar perto para mostrar a verdade, queixem~se ao promotor público pois isso é ( seria se fosse verdade ) caso de polícia. Não o fazendo é calúnia pura e crua.
    Se alguma lição deve ser tirada é para os que falam sem saber, primeiro apurarem melhor a verdade.
    Para a Junta talvez não tivesse sido pior antes de arrancarem com a execução do projecto, fazer um aviso na assembleia de freguesia. Isso mesmo sabendo que já havia sido tornado público há vários anos e que estava a ser acompanhado pela Câmara.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez o problema da Quinta!
    Vamos por partes:
    1- A quinta está limpa, arejada, e à disposição de TODOS.
    2- Pode-se visitar, passear ou até pequenicar a quem aprecia esse modo de passar o tempo, e só por isto já é bem bom, e não me esqueço de uma frase que diz o seguinte: "O optimo é inimigo do Bom".
    3- A quinta passou a apresentar problemas para algumas pessoas que antes a utilizavam e agora viram ficar menos fácil a sua utilização, e passo a citar:
    Os mirones! Deixaram de se poder esconder atras das arvores para mirar o que se passava ao lado, e não lhes dizia respeito!
    Os vendedores de produtos não legais! Não teem tantos sitios escondidos onde praticar ilegalidades!
    Os destruidores da causa pública! Lembro aqueles que partiram as copas das arvaores que já lá tinham sido plantadas, e os que sistematicamente tiram prazer de destruir as instalações construidas que lá estão.
    E lembro por ultimo uma Senhora de quem infelizmente não me lembra o Nome, que não era de Paços de Brandão e tinha em vista utilizar a Quinta do Engenho Velho como estava antes da limpeza, e se tinha lamentado por terem retirado as "imensas" arvores da Quinta. É realmente uma pena a Quinta não apresentar a antiga forma, mas como o Mundo é feito de mudança, também a Quinta mudou.
    Para mim e para uma quantidade de gente que já lá vi a fazer piqueniques em sitios onde era impossivel ir, como por exemplo junto do portão da, vamos lá dizer, "rotunda#", ela está mais bonita, mais agradavel e isso favorece a nossa Terra.
    Quem me conhece até sabe que não sou muito dado à questão brandoense, mas menos dado sou à sistemática critica a esta obra em prol da Quinta. E podem vir com as contas que quiserem, que "nem repetida mil vezes uma mentira passa a ser verdade".
    Para quem gosta de estar sempre do lado do contra, ganhem as eleições democraticamente e depois façam doutra maneira, mas não passem pela vida sempre a criticar.
    E já agora um pequeno aparte:
    O nome "Júlio" é mencionado neste blog por diversas vezes. Seria de bom tom individualizar, porque há muitos Júlio´s, e cada um deles tem a sua propria individualidade - uns remetendo-se à sua privacidade, outros sendo mais ousados na causa pública, e portanto a César o que é de César.
    Passem bem, Boa Noite e Bom Fim de Semana a Todos sem excepção.
    Sou

    ResponderEliminar
  3. Já pouco importa o problema da quinta visto do ângulo da rotunda.
    Preocupante é uma autoridade como o (SEPNA) da GNR verificar tão e só ... "algumas austrálias (acácias". Que se lixe os pinheiros. A verdade é que a mentira prevaleceu. Ou não houvesse fotos. Perante tudo apresentado registou apenas acácias... no relatório. Contávamos com um pouco mais da parte de todos na reposição da verdade. Se cortaram pinheiros qual o problema de isso ser registado no relatório? Quanto á Quinta a maioria dos Brandoenses passa ao lado, outros vão lá rezar. Se há um plano divulgue-se e deixem o povo mais bem informado.
    Insónia Club.

    ResponderEliminar
  4. E o circuito de manutenção vai voltar ou não?

    ResponderEliminar
  5. Ó insónia vai fazer queixa à Procuradoria, porque se o que dizes é verdade então é caso de Polícia ....

    ResponderEliminar
  6. Gosto do título da noticia: Intervenção na Quinta alvo de fiscalização ambiental.

    Bem sei que os Senhores do Blog não são jornalistas, porque não querem informar ninguém mas só lançar suspeitas, mas já agora cá vai:
    Uma vez que no relatório diz que não há crime nenhum a noticia não seria antes: Fiscalização à intervenção na quinta não encontrou ilegalidades? É que dizer em letras gordas que foi feita a fiscalização sem por também em letras gordas que não há crime é estranho!

    Pensem nisso já que se consideram "independentes" (risos)

    ResponderEliminar
  7. Insónia Club. Volta a escrever.
    Da simplicidade dos factos resulta: Cortaram pinheiros, referem acácias. O problema morre aqui.
    De que vale ir para a procuradoria o coisa que o valha se logo no terreno não se viu as marcas de pinheiros cortados de tão pequeninos que eram. Já é típico nesta terra um desgraçado levar com o fumo de uma chaminé de caldeira a cozer cortiça durante todo o dia e chamada a autoridade é escrito que: o fumo ascende ao céu na vertical e não prejudica as casas vizinhas. Portanto Vê acácias são acácias, não vê pinheiros, nunca lá estiveram.O vento comanda a vida pela maneira como empurra o fumo e / ou os pinheiros e acácias...
    Se o que digo é verdade? vejam bem a imagem do post e o texto nela exposto. Veja bem as fotos publicadas. Trate de consultar na junta a factura da venda das árvores. Façam as contas.
    Uma boa semana para todos.

    ResponderEliminar
  8. Ainda não entendi porque se esconde a todo o custo os pinheiros abatidos, se estavam legais, podiam até deitar a Quinta toda a baixo que não precisavam de estar com este jogo das escondidas!
    Por outro lado já zoaram por aí, que houve lapso de sinalização das árvores, e o "cortador" foi a varrer! Pelos vistos aquilo no inicio não estava a merecer muito o acompanhamento dos responsáveis da Junta.
    A ser assim entende-se a ocultação, que até pode dar jeito, alguém acredita que madeira de 1ª como aquela que os pinheiros derrubados apresentavam vale apenas 25€/tonelada? Toda a gente sabe que mesmo que estivessem infectados pelo nemátodo, valiam mais de 40€/ tonelada...e estes por acaso nem estavam! se calhar serviu foi para pagar alguma dívida da campanha!

    ResponderEliminar