quinta-feira, 24 de junho de 2010

Em 2009 a despesa dos partidos para as autárquicas dispara 45%

in: Diário Económico

"Em plena crise económica e financeira, a despesa dos maiores partidos na campanha para as eleições autárquicas de 2009 aumentou 45% face à de 2005. O ano passado, PS, PSD, CDS, PCP/PEV e BE gastaram 49,5 milhões de euros, contra os 34 milhões gastos em 2005. Deste bolo, a maior fatia cabe aos socialistas, com despesas a atingir o valor de 24 milhões de euros, que corresponde a um aumento de 48,5%, quando comparado com os 16,2 milhões de 2005. Mas é ao PSD que corresponde o maior salto, com um crescimento de 83,2%, passando de 9,5 milhões para 17,6 milhões de euros em 2009. A CDU também cresce 15%, enquanto CDS e BE descem 33% e 13%, respectivamente."

Agora já se entendem as sacas que tinham luvas e esferográficas iluminadas, as sedes em dose dupla, os porcos no espeto, as cartas anónimas abaixo e acima, cartazes por todo lado e até o povo no cimo de um camião!
Cá temos, então, o exemplo de poupar que nos dão os partidos políticos sobretudo o PSD e PS. As eleições ganham-se assim mesmo: com o dinheiro! Capaz de quase comprar o voto com a esferográfica, mais depressa que com as ideias, essas passam praticamente ao lado da maioria dos votantes!
Assim foi também por cá, assediando com a esferográfica, a rosa ou o que demais fosse capaz de "convencer" o eleitor. Nas próximas eleições, com os cortes que prometem todos querer fazer aos dinheiros dos partidos, no Engenho estamos curiosos para ver o que se vai passar!
Não devemos é esquecer que este dinheiro, muito ou pouco, vem sobretudo do Orçamento de Estado, isto é: do nosso bolso!!!

7 comentários:

  1. Boa desculpa para o BE eh eh eh.
    Pois é o pessoal no vota neles, sendo eles os melhores, os mais capazes, os mais inteligentes, os mais bonitos ( ???? )porque o PS e o PSD dão mais canetas.
    Claro o povo é burro, o povo não sabe o que precisa, por isso a necessidade da ditadura do proletariado.
    Eh eh eh Ferrem aqui que eu deixo...

    ResponderEliminar
  2. Tanta demagogia!! Então agora ganha-se as eleições com as canetas, ou as rosas? Seguramente que alguns votos se conseguem, mas só as ideias e a credibilidade é que vingam. Tanta arrogância!! Continua o Engenho incapaz de ser um blog crítico e independente! É um binómio impossível de ser conjugado neste espaço. Mudem de uma vez o nome do blog para ESPAÇO DO BLOCO DE ESQUERDA, deixem-se de tretas e de nicknames tirados da Guerra das estrelas...

    ResponderEliminar
  3. Nada como deixar que o escorpião se mate com o seu próprio veneno. É o que acontece ao povo que de ignorância se pode encher. Não sejamos parvos ao ponto de nos convencer que todas essas sacas e canetas não têm influencia no voto. Se assim fosse ninguém gastava dinheiro nelas. Sairia mais em conta um passeio para os idosos... Não desconsiderando a sua capacidade politica. Afinal é dessa classe que sai o ouro para o laranjal. Sabe quem fez campanha num bairro social, á partida onde vivem pessoas mais carenciadas, foi comum as pessoas perguntarem mais por canetas e sacas do que por ideias. No meu apartamento foi tipo TV Cabo. Não está em casa deixam pendurada na porta. Grande lata. Não estou presente para a mensagem levo com o material.
    Para o engraçado do comentário anterior: Esqueça isso do proletariado. Já não é preciso. Tendo Cavacos e Socrates é suficiente uma proposta e eles assinam por baixo. Veja o caso do casamento Gay, se é que consegue ver... o BE propõem e toca a assinar. Quer mais exemplos?
    Insónia Club.

    ResponderEliminar
  4. O Samuel irrita-se muito facilmente, talvez seja com as verdades que aqui vai lendo! Depois mais não faz que lançar impropérios ao BE, como se desse partido existisse actividade em Paços, e como que se fossem muito importantes, ganhe juízo!
    Defenda o seu PSD, já que é o seu porta voz por estes lados, e não atire poeira para os olhos das pessoas, ou julga que os leitores do Blog são dos que se compram com uma esferográfica? ou que são assim tão burros como o senhor julga?
    Aqui tudo o que é contra o executivo PSD pelos vistos é a favor do BE! Já pensou que podem ser do PS, da CDU, do CDS? Ou mesmo do próprio PSD! Ou acha que toda a gente no PSD em Paços pensa como um carneiro num rebanho?
    Lá porque controlam a actividade de uns quantos "companheiros", outros há que se são Sociais Democratas a sério, e não a favor do lado para onde sopre a Brisa do tacho!
    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  5. O Zé não leu o post?? o PSD dá canetas, o PS dá canetas? logo podem ser os do PC e os do CDS.
    Os do CDS não vem para o blog fazer posts. O PCP de Paços é demasiado correcto para lançar bocas dessas. Fica o BE e os dor de cotovelo. De qual fazes parte ò Zé???
    Já agora o engraçadinho do comentário anterior, isso da ditadura do proletariado já passou ( até poderem ter oportunidade ). Nós no Be agora somos metrosexuais modernos, intelectuais, tipo o louçã. Somos todos gays....

    ResponderEliminar
  6. O Samuel quando comenta neste e noutros espaços, fá-lo por vontade própria e motivado pela sua cidadania. Não vem encomendado ou encarregado por nenhum partido ou rebanho político! O Samuel orgulha-se, sobretudo, de ser um democrata.

    Para os anónimos que aqui escrevem, esses sim, parece que escondendo-se no anonimato algum "tacho" um dia não lhes seja negado. Se tanto orgulho têm no que escrevem, assumam e assinem a vossa virtuosidade. Ou têm medo que o "tacho" lhes caia em cima da cabeça?

    ResponderEliminar
  7. Acho que fazes muito bem em usar do teu direito de cidadania, a troca de opiniões é sempre salutar, porém por vezes exageras na tua cegueira desenfreada em defesa do teu PSD. Como disso foi exemplo a novela dos parques infantis, onde como cidadão em uso de opinião, tentaste sempre fazer crer que estava tudo bem, quando não estava. Se calhar desta vez caiu-te algum cavalinho ilegal na cabeça.
    Zé Oliveira

    ResponderEliminar