terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tomada de posse do executivo da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Stª. Mª. da Feira

“Juro pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas”

Foi no passado sábado, pelas 10:30 h., na biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, que decorreu a tomada de posse do novo elenco municipal Feirense. A sala estava cheia, lembrando aquela vez que as gentes de Canedo vieram em peso colocar algumas questões pertinentes sobre a mãe de Alfredo Henriques e António Cardoso que, para quem não sabe (e são muitos de certeza), são respectivamente o Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal.

Foi ao som da frase “Juro que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas”, com intervalos de palmas (ainda não sei bem porque razão) que, durante cerca de 30 minutos, estivemos a ver desfilar junto da tribuna todos os eleitos da Assembleia Municipal, entre eles o nosso Firmino, que neste dia deixou os momentos anedóticos a outros protagonistas.

Esses momentos anedóticos, coisa que começa a ser vulgar em tomadas de posse, foram todos eles protagonizados por alguns ilustres eleitos deputados que, no acto de LEREM o seu juramento, tinham visões e lapsos de memória de curto prazo, conseguindo ler aquilo que não estava escrito na cábula (em letras garrafais) colocada em cima da mesa onde assinavam. Uns não sabiam conjugar o verbo cumprir no futuro, outros ainda nem sabiam se tomavam posse (Mosteirô no seu melhor!) e havia aqueles que, mais treinados, repetiam de cor o texto da cábula incluindo também na sua honra o cumprimento do dever. Resta saber, afinal, se sabem quais são as funções que lhe são confiadas, sendo que dormir nas assembleias não é de certeza! Quanto ao nosso Firmino desta vez não gaguejou.

Passada esta fase da cerimónia, eis que vieram os discursos. Em primeiro lugar, tivemos Cardoso da Costa que começou por dizer que iria cumprir o seu papel de Presidente da Assembleia de forma justa e equilibrada; prometeu também não adormecer quando as reuniões durarem até às 4 da manhã! Depois distribuiu elogios e agradecimentos a todos, os ex-deputados, ex-vereadores, antigos presidentes, novos presidentes, Jornalistas, novos deputados, os funcionários, os ex-deputados que são agora deputados em Lisboa, o cão, a galinha o periquito e até ao gato do Joaquim Dias do BE!

Por falar nos Bloquistas, nem Joaquim Dias, nem Pedro Soares estavam presentes na cerimónia, contrariamente aos líderes de todas as outras forças políticas locais com representação na assembleia municipal que marcaram presença: Alferes pelo CDS-PP, Antero pela CDU, e naturalmente os lideres do PS e PSD que estavam na tribuna.

Alfredo Henriques discursou a seguir, começando por lembrar que era a 7ª vez que fazia aquilo. Deu para perceber facilmente pois nunca gaguejou e quase de rajada começa a atacar o Governo PS, devido à falta de pagamento da verba que deveria ser transferida para as autarquias derivado do IRS. De seguida, lembrou aqueles que prometeram lutar contra o desemprego, que deveriam agora cumprir as suas promessas, mesmo na oposição. Uma vez mais, voltou a falar no saneamento, quase afirmando "Agora é que é desta!". Referiu-se, ainda, à promessa rápida de reconstrução da Escola EB2 de Paços de Brandão, assim como da despoluição das linhas de água, limpeza das margens e seu aproveitamento para fruição das populações (esta quase fez lembrar o programa eleitoral dos Bloquistas Brandoenses!).

Terminados os discursos, esperava-se o início propriamente dito da Assembleia Municipal, mas eis que, surpresa das surpresas, Cardoso da Costa anuncia uma interrupção dos trabalhos a fim de se proceder a uma sessão de cumprimentos aos novos vereadores eleitos (uma espécie de beija mão aos Padrinhos), sendo servido ao mesmo tempo um Porto d'Honra.

Bom, nós depois de uma desilusão na noite anterior onde nem um croquete tivemos com o Firmino, víamos a nossa sorte mudar! Sendo que já eram quase 12:30h, uma bucha até que já sabia bem!

O Engenho pode afirmar em primeira mão, que o repasto era excelente, apesar da crise de dinheiro anunciada no discurso... é tudo uma questão de prioridades!

Infelizmente, e como o pessoal do engenho tinha afazeres não foi possível acompanhar a Assembleia Municipal inaugural, mas o nosso colega fez isso por nós aqui .

4 comentários:

  1. Por falar nos Bloquistas, nem Joaquim Dias, nem Pedro Soares estavam presentes na cerimónia.

    Esta foi surpresa para mim. Os Bloquistas aparecem em todo o lado com uma assiduidade que surpreende.
    Aqui em Paços de Brandão no relativo á Junta de Freguesia, tenho assistido á sua postura de diálogo, e inteligência suficiente para conseguiram, em apenas um mês, 70 e tal votos... sem sacas, canetas, porco assado... etc.

    Já agora e quando diz:
    infelizmente, e como o pessoal do engenho tinha afazeres não foi possível acompanhar a Assembleia Municipal inaugural, mas o nosso colega fez isso por nós aqui . COLEGA? em que sentido? Qual será a relação do Engenho com o Kousas e Lousas?

    ResponderEliminar
  2. O termo "colega" têm a ver única e apenas com o facto de eu considerar os Blogers como uma espécie de irmandade, onde se partilham conteúdos de uns e outros sem ressentimentos.

    ResponderEliminar
  3. O Joaquim Dias e o Pedro Soares tiveram uma atitude inteligente, não foram prestar vassalagem ao senhor dos anéis. Todo aquele cerimonial faz lembrar a poeirenta realeza quando concedia títulos nobiliários à aristocracia.

    ResponderEliminar
  4. Vi os dois no telejornal de sábado, nas imagens da reunião nacional do BE. ainda não conseguem estar em dois sitios ao mesmo tempo... É pena.

    ResponderEliminar