quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Petição "Vinho com Informação é Opção" - Subscreva!‏

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Assine a petição em: http://www.peticao.ecologicalcork.com/page1/page1.php

www.ecologicalcork.com

Existem diversas razões que nos devem levar a optar por escolher vinhos com rolha de cortiça. Graças às diversas campanhas institucionais, aos artigos e documentários independentes os consumidores começam a estar cada vez mais sensibilizados para elas.

· Os montados de cortiça são a base do ecossistema da bacia mediterrânica e por isso os responsáveis pela preservação de centenas de espécies vegetais e animais.

· A rolha de cortiça é o vedante com a menor pegada de carbono (CO2) na sua produção e utilização. Se a isso juntarmos as toneladas de CO2 retidas pelos sobreiros então estamos perante um enorme elemento de “descarbonização” do nosso consumo.

· A indústria da cortiça é responsável em Portugal por cerca de 12.000 postos de trabalho directos. Além disso, é dos poucos sectores em que somos lideres mundiais, com mais de 50% da produção de cortiça e das exportações do seu principal produto (rolhas).

· Por muito que queiram dizer o contrário, a rolha de cortiça é o melhor amigo do vinho. Logo à partida do ponto de vista técnico/desempenho, pois permite que o vinho mesmo depois de engarrafado continue a evoluir através de uma micro-oxigenação controlada de forma natural. Mas também do ponto de vista de imagem para o vinho, pois os estudos de opinião apresentam a rolha de cortiça como vedante de eleição dos consumidores.


Infelizmente, o poder de optar e escolher ainda não foi dado aos consumidores. Até aqui ninguém se tem preocupado em informar qual o tipo de vedante utilizado nas garrafas. Está nas nossas mãos exigir:

· aos engarrafadores/produtores de vinho

· aos retalhistas e comerciantes de vinho

· aos governantes nacionais


OS CONSUMIDORES QUEREM TER O PODER DE ESCOLHER.

Queremos ter acesso à informação do tipo de vedante utilizado nas garrafas antes de as abrirmos, só assim podemos fazer compras de forma consciente. Só assim poderemos fazer escolhas que defendam o interesse de todos nós através da preservação do meio ambiente.

Assine a petição em: http://www.peticao.ecologicalcork.com/page1/page1.php

Participe! Passe a palavra!

Nota do administrador: Por ser um assunto que afecta também muitos Brandoenses que fazem da cortiça o seu sustento, o Engenho no Papel decidiu associar-se a esta iniciativa, pese embora não esteja directamente relacionada com a freguesia.


2 comentários:

  1. Nunca poderia deixar de assinar esta petição.
    Sendo os maiores produtores de rolhas de cortiça acabamos por trair o nosso património bebendo vinho que serve os interesses de todos menos daqueles que nesta terra trabalham na cortiça.
    Mais do que nunca COMPREM O QUE É NOSSO.
    Ao comprar aos nossos, você investe em Portugueses que depois também irão gastar cá o seu dinheiro, sabe-se lá no seu estabelecimento e assim por diante.

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  2. Esta petição merece o meu aplauso, enquanto consumidor e também enquanto defensor dos produtos de carácter regional!
    Desde há uns anos a esta parte a indústria cortiçeira tem vindo a ser enfrentada no mercado pelos vedantes de plástico, que tem retirado bastante quota de mercado, sobretudo devido ao seu baixo custo. Há alguns anos tive contacto com empresa de referência no sector, concretamente com responsável de marketing, e fiquei ciente que a concorrência era feroz, mas que a estratégia futura passaria por apostar na diferenciação em detrimento da facturação em volume. Assim, conclui que, face á impossibilidade de concorrer de forma abrangente com os vedantes de plástico, seria bem mais rentável apostar sobretudo em vinhos de qualidade reconhecida e associar essa mesma qualidade do vinho a uma rolha de cortiça. Recordo-me que a expressão usada pelo estratega era "os outros podem ficar com o vinho dos aviões e dos minimercados", associando claramente a utilização de uma rolha de cortiça a um vinho necessariamente distinto.
    E assim foi! Hoje, face á inundação do mercado por parte dos vedantes de plástico, tornou-se imperativo para a industria cortiçeira marcar o seu terreno. E para o fazer tratou de despertar a consciencia e fomentar o conhecimento junto dos consumidores e apreciadores de vinho.
    Sem duvida que actualmente os consumidores estão mais informados, apreciam a qualidade e exigem das empresas a "excelencia". Nenhum consumidor gosta de ser traído quando consome um produto, pelo que, no caso concreto do vinho, pode ( ou deve) exigir que a cortiça esteja presente por ser um indicador de qualidade. A cortiça, pelas suas qualidades fisicas e quimicas, ofecere essa qualidade na vedação.
    O consumidor actual é sensivel também á questão ambiental, embora, no caso em concreto, não creio que a defesa do ambiente seja um critério essencial na escolha do vedante.A cortiça afirma-se sobretudo pela sua qualidade enquanto vedante.
    O que me parece essencial e que pode despertar muitas consciencias - sobretudo a nivel regional - é o facto do sector em causa ser o sustento de muitas familias e com vincada tradição cultural em algumas regiões. Cada vez mais as regiões se identificam pelos seus produtos certificados, pela sua história, pelas tradições e pela inovação com que conseguem manter os seus traços.
    As empresas vitivinicolas, por si só, podem solicitar o CORK MARK - simbolo internacional que identifica os produtos com cortiça e que garante ao consumidor a utilização de rolha de cortiça genuina - à Confédération Européene du Liége.
    No entanto, e porque a maioria dos consumidores não tem qualquer garantia quanto ao vedante utilizado no vinho que adquire, é essencial que a informação esteja presente de forma a que a escolha possa ser consciente e cada vez mais esclarecida.
    Cumprimentos

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