sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O clássico dos clássicos no próximo Domingo




No próximo Domingo há jogo grande no D. Zulmira Sá e Silva. O jogo é a contar para o campeonato distrital de futebol da A.F. Aveiro, 9ª jornada.

Poucos terão ainda na lembrança a última vez que Paços de Brandão e União de Lamas se defrontaram numa prova do calendário oficial.

Se não me falha a memória desde o inicio dos anos 80, algures em 1982 ou 1983. O jogo foi em Santa Maria de Lamas, ainda o estádio do U. Lamas era em terra batida e o Paços de Brandão venceu por 1-0 e contou para o campeonato nacional da 3ª divisão.

No jogo da primeira volta o Paços de Brandão e o U. Lamas empataram 1-1, no velhinho parque de jogos D. Zulmira Sá e Silva.

Salvo erro, nesse ano o Paços de Brandão acabou por descer aos distritais de Aveiro e, de então para cá, estas duas equipas vizinhas nunca mais se voltaram a defrontar em jogos oficiais.

Para as gentes de Paços de Brandão e para a sua "briosa" os confrontos com o U. Lamas sempre foram tidos como o derby dos derbys. Já para os lamacenses, o clássico dos clássicos estava um pouquinho mais virado para leste - o arqui-rival Lusitânia de Lourosa.

Os tempos hoje são por certo outros, mas este jogo não deixará de despertar alguma curiosidade, emoção e saudade, principalmente entre os mais ferrenhos e idosos adeptos do Paços de Brandão.

Quem não se lembra das romarias de pessoas a um e outro estádio em dia de jogo?

A época não tem corrido de feição aos Brandoenses que ocupam já os lugares da cauda da tabela da 1ª divisão de futebol da A.F. Aveiro, depois de 3 derrotas consecutivas, duas delas no seu reduto.

Quanto ao U. Lamas, depois de um início desastroso, tem vindo paulatinamente a sustentar o seu jogo e ocupa, neste momento, um dos lugares intermédios da classificação.

Apesar das dificuldades financeiras que sobrevivem nos dois clubes, espera-se que seja um bom jogo, que haja muito fair-play, muita emoção e que vença naturalmente a "briosa". Se assim não for, pelo menos que o desporto saia dignificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário