quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Hora da FOFOCA (II)


Cabe ao Observatório do Engenho apelar a uma reflexão dos brandoenses para o que, ao longo destes últimos anos, tem vindo a acontecer no nosso arraial, mais precisamente com a exploração do "Bar do Arraial".

Bem, não se assustem!!! Não será propriamente caso de polícia, mas que dá que pensar, lá isso dá!

Qualquer freguesia se orgulharia de poder contar com uma infra-estrutura desta natureza (convenhamos que excepção seja feita à qualidade dos WC's!!!), no sentido de promover a animação desta área de lazer central e consequentemente elevação do nome da terra. Ele era "beberetes", "comeretes", karaoke, festas temáticas ("venham de lá as últimas castanhas", "olha o balão de S. João", "as crianças são o melhor do mundo", "querida mãe, querido pai então que tal...", ...). Tudo uma questão de vontade e de alguma imaginação. Único senão: dá trabalho!!!

E depois é a velha questão: assim que as "mamãs mandam os meninos para a cama, não há mas nem meio mas". Fecha-se a porta e pronto! É vê-los sentadinhos, coitaditos, nos muros à volta do arraial (talvez na expectativa que elas se arrependam e ainda lhes vendam um chupa-chupa de última hora, uma vez que a época do "olha o gelado" já era!).

É que nem vale a pena fazer birra!!! Tomar um café mais alongado (!!!) depois do jantar no Bar do Arraial, seja Verão seja Inverno, é praticamente utópico. Se querem continuar à conversa ou fazer sala, é favor dirigir-se ao tasco mais próximo (e eles agradecem!).

O bar, tanto quanto julgamos saber, era suposto existir para servir os interesses da freguesia e não proprimente os de quem o explora. É que "faz-se o favor à freguesia" de estar ali de portas abertas. E o que mais espécie nos provoca é que nem os próprios interesses económicos das "exploradoras" parecem valer à causa! É só o mínimo indispensável... desde que dê para o caldo!!!

Seria interessante que o conteúdo do contrato de cedência e exploração do Bar do Arraial, assim como as matrizes de avaliação dos processos de candidatura ao mesmo, fossem um nadinha mais transparentes aos olhos dos brandoenses. Prometemos fazer notícia na rubrica "Mãos à Obra", assim que percepcionarmos actividade neste domínio. Combinado?

Ó gente cá do poder, vamos lá a dinamizar mais a coisa! Experiência nestas andanças já todos sabem que não vos falta. O que o povo quer é mesmo festa e, preferencialmente, durante todo o ano. Aproveitem que este até seria um excelente centro de estágios para preparar malta nova para a Festa de Agosto, já que o "homem forte" durante os próximos tempos irá andar ocupado com outros afazeres...

3 comentários:

  1. Dizem por aí pelo arraial que aquilo vem a baixo para fazer uma coisa nova...será mais um elefante branco?#

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Bravo pela vossa atenção e classe e bom senso numa questão tão sensível.
    Indignação é o que posso manifestar quanto a esse arraial de parvónia. Enquanto uns gastam milhares para licenciar as suas casa comerciais outros com o apadrinhamento do poder local vendem em autenticas barracas onde o WC serve de arrecadação para bens alimentares. Onde não se pode levar uma criança pelo perigo de contaminação. Por outro lado se um homem não fecha a porta fica exposto enquanto faz o serviço e passa alaguem para usar o outro lado, enfim...

    Posso adiantar-vos que esse arraial, esse café... vai abaixo e será todo remodelado. As linhas de candidatura para exploração, esperemos, sejam dignas no que concerne á concorrência. Seria feio e corrupto que assim não fosse.
    Posso adiantar-vos que já há sérios candidatos, profissionais de Hotelaria que demonstram já pelos estabelecimentos que têm abertos, não brincam em serviço e quem ganha com isso são os clientes.
    Esperemos que o caciquismo não interfira outra vez.
    Hoje de manhã verificou-se nesse arraial uma coisa nunca vista antes: 3 funcionários da Junta, devidamente equipados com um colete, iam praticando o dolorosos exercício de apanhar folhas na relva há dias cortada.
    Será que Paços de Brandão é só Arraial? Esperemos que não.
    Não me identifico por capricho.
    Se o engenho o pretender estou disponível pelas linhas internas do vosso Blog. Algo que fazia falta á verdade desta grandiosa vila
    Parabéns pelo vosso trabalho. ###

    ResponderEliminar
  3. Existem informações contraditórias sobre este assunto, será que vai mesmo a baixo o tasco? ou é tudo isto um fait diver para entretar o povo?#

    ResponderEliminar