sábado, 14 de novembro de 2009

Brincar com a brincadeira

Há muito muito tempo, havia uma terra muito linda chamada Paços de Brandão, de origens nobres, e onde todos os seus habitantes eram muito felizes.

A vida corria-lhes com perfeita serenidade, envolta numa harmonia sem igual, tal e qual um verdadeiro conto de fadas.

E assim passaram vários anos, até que um certo dia, apareceu um Lobo, muito apresentável, de fraque alaranjado. Um verdadeiro galã!! Presenteava aqueles que com ele se cruzavam e todos o admiravam pelo seu dom da palavra.

Levados pela conversa e na sua santa inocência, os habitantes foram-no acolhendo e acabaram por acatar tudo o que ele lhes dizia. Até que o Lobo se tornou rei e senhor deste povo. Ele falava, falava, falava... levando-os a ficar sempre na expectativa de, um dia, sair algum "coelho da cartola". Mas não: só mesmo paleio de charlatão! E como seria de esperar, pouco a pouco, foi perdendo a credibilidade junto de seus admiradores.

Espertalhão como era, o Lobo foi-se apercebendo que havia algo que deveria ser feito para não deitar tudo a perder. Tinha casa, comida e roupa lavada. Isto sim!!! Isto é que era vida!!! Mas para não perder estas regalias havia que colocar a cabecinha a pensar... E éis que se fez luz!

"Um parque infantil" - pensou ele. Conquistando a simpatia dos mais pequenos, certamente acabaria por chegar mais facilmente ao seu público-alvo: os homens e as mulheres da vila (maiores de 18 anos!!!) Agora é que a brincadeira iria realmente começar!!!

A obra, pese embora bem idealizada, demorou a sair, já que esta seria uma das primeiras experiências do lobito, em termos reais de concretização das suas promessas. Mas, efectivamente, as coisas não estavam nada bem para o seu lado e, desta vez, não poderia mesmo facilitar.


Ao fim de uns tempos, o parque, efectivamente surgiu, mas foi obra só para enganar! O que o lobito quis foi só mesmo fazer folclore, porque as brincadeiras dos mais pequenitos não era o que lhe interessava, muito menos as condições em que elas eram realizadas. Alguns dos seus subservientes ainda o alertaram para as ilegalidades em que o dito parque se encontrava, mas as suas grandes orelhas ficavam moucas sempre que o assunto vinha à baila.
E os belos dias que tanto caracterizavam esta linda vila, alimentados pelo sonho de um "Parque Infantil", começaram a ficar muito tristes aos olhos dos mais pequenos. É que agora só lhes restava um sonho muito cinzento, muito esburacado, muito farpado, muito desmantelado, muito mal-tratado e completamente fora da lei.



6 comentários:

  1. Simplesmente vergonhoso o que se passa nesta terra. Tanto quanto julgo saber, a Junta está a aguardar que os pais e/ou avós, que acompanham os meninos ao parque, lhes vão apresentar reclamação. Como se a Junta não ficasse de frente para o "problema". Só mesmo por cá!!!

    ResponderEliminar
  2. O novo executivo diz que está a apostar na juventude. Veremos se, nos tempos que se avizinham, assim será. Serão, para os nossos responsáveis, as crianças o melhor do mundo?

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que vimos é que gastar cerca de 90000 euros numa escavadora e num camião basculante é prioridade das prioridades, quando podiam contratar a prestação de serviços aos Brandoenses que fazem e sempre fizeram estes serviços para a freguesia e até alguns de graça mas enfim como não dá benefícios a eles mas sim à freguesia e isso não é o que pretendem, mas enfim adiante, e o parque de divertimentos que é todos os dias usados por crianças das escolas e aos fins-de-semana pelas crianças que vão à catequese e que acompanham os seus pais ao arraial não tem qualquer segurança e nem sequer esta legalizado, ora como estes senhores sabem são eles os responsáveis pelos equipamentos públicos esta a cargo deles a responsabilidade pela sua manutenção e inclusive zelar pelo cumprimento da lei. Ai meus amigos se acontece algum acidente.... estão cozidos. Aqui se vê a demagogia deles, quando afirmam não haver dinheiro e fazem uma compra de 90000 euros, sinceramente, lamentável, deplorável, mentirosos, agora se dissessem que existe dinheiro só para aquilo que querem aí eu retirava o adjectivo mentirosos.

    ResponderEliminar
  4. Em resposta ao comentário do dia 17 de Fevereiro das 00:46 , que retire as palavras que escreveu e que se digne a reflectir naquilo que escreveu . Nunca ouviu dizer que "Devagar se vai ao longe " Estas pessoas são mesmo intrigas e mesquinhas, porque se assumisse um cargo destes nunca faria o que este Executivo tem feito e a prova está à vista ....só não vê quem não quer ver....

    ResponderEliminar
  5. Só queria que a história não se repetisse:
    Há muito muito tempo, havia uma terra muito linda chamada Paços de Brandão, de origens nobres, e onde todos os seus habitantes eram muito felizes.A vida corria-lhes com perfeita serenidade, envolta numa harmonia sem igual, tal e qual um verdadeiro conto de fadas.
    E assim passaram vários anos, até que um certo dia, apareceu um Lobo reeleito numa nova posição, muito apresentável, de fraque alaranjado. Um verdadeiro galã!! Presenteava aqueles que com ele se cruzavam e todos o admiravam pela falta do dom da palavra.
    Levados pela sua santa inocência, os habitantes acabaram por acatar tudo o que ele lhes não dizia. Até que o Lobo se tornou rei e senhor deste povo. Ele não falava, não falava, não falava... levando-os a ficar sempre na expectativa de, um dia, sair algum "coelho da cartola".
    E éis que se fez luz!
    "Um parque infantil renovado" . Calou os críticos. Conquistando a simpatia dos homens e as mulheres da vila.
    Bravo. Só faltam as fotos.
    Paços é só o arraial. Tudo é o arraial. NOS TAMBÉM QUEREMOS BRINCAR.......... MAS MORAMOS LONGE DO ARRAIAL. SR. PRESIDENTE TAMBÉM QUEREMOS UM PARQUE... UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

    ResponderEliminar
  6. Para os que só sabem criticar tipo socialistas e afins, o Parque Infantil já está pronto e está com muita categoria. Parabéns à junta e em especial ao nosso Presidente Firmino que já deu provas de que é o melhor Presidente que Paços de Brandão poderia ter.
    Aliás por toda a freguesia se vê muito bem a categoria da nossa Junta.
    Já agora peço aos criticos que em vez de criticar tomem conta do Parque para que os graúdos não estraguem tudo como de costume.

    ResponderEliminar