terça-feira, 24 de novembro de 2009

A fonte dos sonhos de Paços de Brandão - o "IgNobel" não atribuído

Antes de tudo, cabe esclarecer os leitores sobre o que são afinal os Prémios IgNobel?
- São uma sátira dos Nobel e são dados no Outono para as descobertas científicas mais estranhas do ano. Os prémios são entregues em Harvard para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável).

A ideia que está na sua base é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia. Foram entregues pela primeira vez em 1991, sendo que a cerimónia foi, desde então e até hoje, enriquecida e abrilhantada pela presença de verdadeiros laureados com o Nobel, que os entregam aos vencedores.

Pois bem, depois desta breve explicação, o Engenho constatou que o nosso ex-Presidente da Junta, Lino Carvalho, o homem que, segundo ele próprio, sonha com água a correr nas fontes, teve arte e engenho para ultrapassar no domínio da hidráulica tudo aquilo que era conhecido até hoje. Consegue inverter o processo de produção de energia eléctrica, fazendo com que os postes agora além de luz, sejam também capazes de dar água (engenhoso sr. Engenheiro!!!)

O ex-inquilino da Junta de Freguesia teve um ponto importante de contacto com os IgNobel e daí a comparação. Fez soar gargalhadas por todo o nosso concelho. Teria graça , se fosse anedota, mas não é, e nem sequer um IgNobel lhe foi atribuído. E merecia-o! Esperemos, por isso, que o nosso novo inquilino da Junta, especialista em construções, tenha mais arte e engenho de transformar este monumento anedótico de Paços de Brandão, nalguma coisa mais digna de ser chamado de "fontanário".

2 comentários:

  1. "Quem beber desta água terá a luz eterna!!!!!!!"

    ResponderEliminar
  2. Afinal, o homem sempre fez alguma coisa... já não me ria sòzinho fazia muito tempo. Obrigado, senhor ex-presidente!

    ResponderEliminar