terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Luta Saiu às Ruas de Paços de Brandão

"A luta saiu à rua numa noite assim"


Foi ao som de "luta camarada contra a reacção" que a dupla humorística Neto e Falâncio deram início ao seu espectáculo no auditório da Academia de Música de Paços de Brandão, no sábado passado.

Para os que não sabem, a reacção refere-se às forças políticas de direita e, por sua vez, a revolução, às forças de esquerda.

Pois bem, sem querer ou por querer, foi possível encontrar alguns dos representantes destas forças neste espectáculo. Do lado da reacção estava Miguel Ângelo, secretário da mesa da assembleia de freguesia pelo PSD. Do outro lado, estavam os camaradas: manos Oliveira e António Silva deputado municipal (em representação do BE). O jogo parecia desequilibrado, mesmo sem CDU nem CDS. Porém, colocando o vereador do PS, Sérgio Cirino, e Avelino do PS local, no lado da reacção (pois parecem estar mais habituados a esse papel) a coisa ficou mais equilibrada!

A luta foi dura mas pacífica, e não faltaram palmas e gargalhadas de lado a lado, durante cerca de 2 horas onde eram descritos episódios do nosso passado revolucionário, misturados com outros que nos são bem mais presentes como é a crise financeira. Penso que a grande mensagem de que não se deve baixar os braços ficou clara no slogan "O povo calado será sempre roubado". E os homens da luta não deixaram por menos, mesmo que seja a brincar.

Para o final do espectáculo estava reservado o momento mais marcante da noite, quando os actores decidem trazer a luta realmente para as ruas de Paços de Brandão e convidar a assistência a segui-los. Embora não tenham ido mais além que o fim da rua para o lado da Portela, foi interessante ver o entusiasmo que contagiou todos os que os seguiram. Toda a gente aos gritos de punho cerrado: " A luta continua!".

Para uma terra conservadora e reaccionária, houve quem alvorasse que a revolução estava a chegar a Paços de Brandão... a ver vamos.


(para visualizar o vídeo clique na imagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário