segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tomada de posse no salão da Junta de Paços de Brandão

A cerimónia de tomada de posse do novo executivo autárquico Brandoense decorreu na sexta-feira à noite, dia 30 de Outubro, no salão nobre da junta de freguesia. A sala, pouco habituada a enchentes para estas matérias politicas, estava repleta. Entre os presentes destacamos toda a família PSD do Firmino (sim, vieram as mulheres, os filhos, as noras, os gatos, cães, peixes, periquitos, ex-membros da assembleia e até Lino Carvalho!!!!). O PS veio mais desfalcado, também pudera! Afinal, foram os grandes derrotados. Daí que o Neves se tenha feito acompanhar apenas por elementos afectos à sua candidatura. No caso do PS é de realçar a ausência de todos os ex-membros da assembleia de freguesia que, segundo informação que o engenho conseguiu obter, junto de fontes altamente credíveis, estariam em casa a ver o jogo do FCP e com azia!


Marcaram ainda presença, Avelino Almeida do CDS-PP, os primos Oliveira do BE e Hugo Moutinho com o seu pastor Germano, por parte da CDU.


A cerimónia decorreu sem grandes sobressaltos, nem surpresas, excepto existirem agora 3 mesas para que o executivo fique voltado para o público (O BE sempre conseguiu levar a sua avante!). Firmino demonstrou alguma insegurança quando foi chamado pelo (ex ou actual, não se sabia bem na altura) Presidente da Assembleia - João Brito - a prosseguir com a reunião conforme manda a lei. Pareceu claramente que ele não tinha estudado a lição e teve de se valer de uns auxiliares de memória em papel, que mesmo assim fizeram soltar muito gaguejo e proporcionaram um cenário um pouco anedótico.

Posto isto, decorreu a votação das listas propostas para a Presidência da Junta e da Assembleia, as quais decorreram também sem surpresas, ou seja António Oliveira e Fernando Capela acompanham Firmino no executivo, assim como Rita Marques e Miguel Silva acompanham Brito na mesa da assembleia, ambos eleitos por unanimidade.

Por fim, apesar de todos esperarem uns comes e bebes para celebrar, houve apenas um discurso do novo presidente, com mais alguns gaguejos. Salientou ser agora o presidente de todos os Brandoenses e que esperava que não existissem cores partidárias divergentes, mas sim um único partido que era Paços de Brandão, não obstante Silvina Tavares ter referido, posteriormente, que a oposição era saudável (onde andam as reuniões preparatórias do PSD?)! Pelo meio proporcionou-se o segundo momento anedótico da noite, quando houve referência à equipa renovada e jovem, tal como nos mostra a foto ao lado!

Por seu lado, Neves, também proferiu algumas palavras, referindo estar ali para ajudar a encontrar soluções e não para criar problemas. Interveio ainda Sílvia Tavares, que fez saber da sua satisfação de ter a casa cheia (mesmo com jogo da bola na tv) e desejou que esta situação se verificasse em todas as assembleia futuras.

Nós, no Engenho (como prometido) iremos estar sempre presentes, e tudo faremos para que os Brandoenses também estejam, haja ou não comes e bebes! E uma vez que a Junta não faz a divulgação eficiente das assembleias, nós daremos uma ajuda, publicando aqui as datas das mesmas.

Depois de concluída a cerimónia, e uma vez mais constatando que não tínhamos direito a comes e bebes, decidimos rumar ao Belinha...

1 comentário:

  1. Pelo que vejo esta tomada de posse foi rica em acontecimentos, ou não fosse ela digna de um salão nobre! eheh A 1.ª conclusão a retirar é que a família ( em politica) só está presente nos bons momentos: fiquei com alguma pena do neves e seus colegas (não é fácil encarar os vitoriosos sem a família por perto!) Por outro lado, a família PSD ficou a saber o que os espera daqui a 4 anos (irá ser duro ter de cumprimentar os vencedores e deixar os gatos, os periquitos e os peixes a tomarem conta das mulheres, dos filhos e das sogras em casa!)… ehehh
    A 2.ª conclusão a retirar é que quando os professores não são bons raramente o aluno se sente motivado para utilizar as cábulas com naturalidade! Provavelmente pensaria que após o jantar o discurso "escorregaria" e as letras não sairiam do lugar…eheheh Será que o guardanapo estava manchado e por isso algumas letras desapareceram? Nunca iremos saber!
    A 3.ª conclusão é que de sexta em diante apenas haverá um partido em Paços de Brandão! A democracia acabou! O debate de ideias cessou e dará lugar apenas a uma voz: a do presidente da Junta! A oposição passou toda a morar fora da terra. O mundo é azul… perdão laranja! Ehehe Livre-se quem, a pretexto de uma opinião diferente, vá contra o partido paços de Brandão, cujas “única” cor é o laranja! Allez Firmino!!!!!!!!!
    A 4.ª conclusão é que uma tomada de posse tem o dom de rejuvenescer as pessoas! Olha que bom! Deveria haver eleições de ano a ano! Isto de ver nascer os cabelos brancos, ou ver outros a cair já tem solução: basta concorrer e interessar-se por política! Ehheh Se soubesse antes teria poupado uns cobres em shampoo e creme anti-rugas…
    Por último, é bom ver que as pessoas se interessam pela política e que encheram a sala para apreciar o presidente e sua equipa! É caso para dizer que as pessoas foram atraídas por uma contratação sonante! O tempo dirá se o espectáculo agradou e se a média de assistências se mantém e se o presidente terá arte para fintar os problemas …
    Saudações com fairplay

    ResponderEliminar