quarta-feira, 28 de abril de 2010

Queda doméstica de Padre Julião provoca-lhe ferimento na cabeça

Chegou ao conhecimento do Engenho que Julião Valente terá tido uma queda doméstica da qual resultou um ferimento na cabeça, tendo mesmo acabado por ser suturado. De acordo com a informação recebida, este aparatoso acidente foi resultado de uma indisposição sentida pelo pároco, a qual lhe fez perder o equilíbrio na casa de banho. Aparentemente está descartada a hipótese de ter origem numa qualquer maldição ressabiada que regressara à origem. Apesar da idade avançada, logo que a cicatriz cure, Julião promete estar de volta ao activo!.
Em todo caso, e por se tratar da figura que mais contribui para que a paróquia Brandoense seja tema de notícia aqui no Engenho, queremos deixar desde já os nossos mais sinceros votos de uma recuperação rápida. Apesar de amada por uns, e odiada por outros, esta figura carismática não deixa de ter a sua importância no dia a dia das nossas gentes, pelo que merece a nossa consideração.

19 comentários:

  1. é mesmo sem comentários para este género de comentários...

    ResponderEliminar
  2. há um comentário sim senhor.
    Brincar com pessoas que se podem defender é até ( para o meu estilo ) aceitável e estimulante. Por isso gosto desta coisa de blogs e em particular de parte das coisas que vêm do Engenho ou do Kouzas.
    Já outra coisa é atacar em tom de gozo, ou deixar parecer que se ataca quem não se pode defender, sobretudo quem representa algo que mesmo que alguns não tenham a felicidade de acreditar, têm de aceitar que é importante para muitos outros.
    Não digo que atacaram, mas com uma linguagem despreocupada, deixaram no ar um gozo ambíguo que é inadmissível principalmente porque a pessoa em si tem 86 anos.
    Sr Padre Julião se me está a ler, que Deus o ajude a restabelecer-se rapidamente, para que continuemos a desfrutar da sua nobre, altiva e ao mesmo tempos venerável presença.
    Quem me dera aos 86 anos, ser capaz de exercer uma actividade com uma qualidade ainda tão satisfatória. Que orgulho pertencer à sua paróquia.

    ResponderEliminar
  3. O Julião Valente já devia ter arrumado as botas, está muito velho...

    ResponderEliminar
  4. Nota do Administrador:

    Todos os comentários cujo seu conteúdo usar apenas e só argumentos básicos e ordinários, serão excluídos sem excepção!
    Defendam os vossos pontos de vista como quiserem, mas sejam mais rebuscados nos termos utilizados, vernáculos não são tolerados!

    O engenho

    ResponderEliminar
  5. Eu sou de Lourosa, e também não gostei do tom irónico que Este padre usou há quase 46 anos: "O povo vai borrar-se"
    Aqui além de muitas cabeças partidas por culpa desse senhor padre, morreram 2 inocentes, sendo que uma dessas mulheres estava grávida.
    Que dure muitos anos, para que se lembre sempre do mal que fez!
    Para os que não se lembram fica a recordação:
    http://pagina-um.blogspot.com/2009/10/portugal-um-crime-do-estado-novo.html

    ResponderEliminar
  6. A adinistração do blog, deveria explicar aos intervenientes do blog o porquê de ter retirado pelo menos 1 comentário porque continha a palavra " bosta " e permite que alguém deseje que um ser humano devesse ter morrido por ser muito velho?
    Isto é claramente uma inversão de valores interessante e provavelmente seguindo a filosofia de outros tempos em que se tinha muito cuidado com os termos vernáculos ??? bosta ??? e com isso evitava-se que alguns falassem.
    Não vejo o porque de dizer ao energumeno, que manifestou o desejo de que o padre julião morresse, que o sr Padre apenas deveria arrumar as botas caso essas botas ( no sentido figurado ) fossem o autor da afirmação. A analogia das botas é uma coisa menor face ao desejar a morte a um ser humano. Não lhe parece?
    vamos ver se há censura e sou obrigado a recorrer a outros blogs e meios para fazer cá chegar esta ideia.

    ResponderEliminar
  7. Caro comentador das 11:22

    A explicação sobre a razão pela qual foram excluídos os seus cometários já foi dada, faça o favor e leia o que escrevemos anteriormente pelas 9:22.
    Não entendemos a frase "arrumar as botas" como desejo de morte a alguém. Como toda a gente sabe, essa expressão, significa "passar ao inactivo" ou "reforma", que aliás é sustentado pelo facto ser dito "está velho".
    Não nos compete a nós dar estas explicações, pois as mesmas devem fazer parte do conhecimento adquirido naturalmente por cada um de nós.Porém desta vez abrimos uma excepção exclusiva para si.
    Quanto a censuras, repetimos:
    Todos os comentários cujo seu conteúdo usar apenas e só argumentos básicos e ordinários, serão excluídos sem excepção!
    Defendam os vossos pontos de vista como quiserem, mas sejam mais rebuscados nos termos utilizados, vernáculos não são tolerados!

    Quanto ao resto, faça o que bem entender e bem quiser,ameaças dessas só confirmam que não sabe do que fala em relação a liberdades.

    ResponderEliminar
  8. Sinto muito mas a explicação que deram não tem cabimento já que bosta não é vernáculo.
    Quanto ao vosso entendimento do comentário afina pelo diapasão do autor do mesmo.
    Mas tudo bem e que o padre Julião apareça de novo para desgosto de alguns

    ResponderEliminar
  9. Para concluir este assunto, uma vez que há coisas que ainda não sabemos fazer, isto é: milagres do entendimento!

    O uso de argumentos básicos e ordinários esteve na base da exclusão do seu comentário em particular. Além disso usou como pretexto do seu ataque, algo que não faz o menor sentido, senão para si, que foram os desejos de morte do comentário anterior, que apenas se referiu a "arrumar as botas" que como toda a gente sabe é sinónimo de abandonar a função.
    Posto isto, e se ainda não foi capaz de entender a sua própria lógica de pensamento, nós por cá também não! E como tal, nada mais lhe vamos explicar, pelo que em relação aos seus lamentos, pode ficar com eles, pois só você os entende!

    ResponderEliminar
  10. quem devia ter arrumado as botas deveria ser quem tem a gestão dete blogue. o desemprego é nttramado nao é ? É mais facil falar da vida dos outros . Pelo menis este home, grande homem por sinal diz o que tem a dizer na cara das pessoas , nao se resume a comentários de pessoas sem instrução e sem qualquer importancia no mundo , sim porque aqui a postar este tipo de noticia é so gente no qual nao se deveria investir um cêntimo, pessoas mediocres que nao valem nada
    Sem mais demoras despeço-me
    beijitos :D

    ResponderEliminar
  11. Ora bem meus caros. Como é? Foram retirados comentários por usar determinados termos, tudo bem.
    E as agressões á escrita? ao português como é?
    Vejam o que anda por aqui?
    Rápidas melhoras para o Sr. Padre.
    Deixem-se de tretas e vão á missa. Sejam católicos mais praticantes.... Noutra freguesia.
    Porque esta tem muitos vendilhões á volta do templo...

    ResponderEliminar
  12. Para o anónimo 22:26

    POEMA ÁRABE - MUITO LINDO!
    (Autor Desconhecido)

    سب الدستور المعدل عام أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية
    تح نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء ه
    الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا
    عدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج

    الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل سنوات، بينما
    يعين عنتخاباتضو من مجلس ا الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و الوزراءيتم ماعية

    و تعيينهمللأعيان

    Quase chorei...no trecho que diz: قبل البرلمان اعتماداً على نتائج

    ResponderEliminar
  13. O trecho que quase chorou este último comentador fala do parlamento, o que tem isso a ver com a poética do Padre?

    ResponderEliminar
  14. Eu aconselhava os administradores do blog a repensarem se não seria uma boa ideia começar por fazer uma moderação aos comentários.
    Podem começar por moderar e até eliminar este comentário que faço,(não vos levo a mal por isso). A mediocridade que vou lendo por aqui, começa a resvalar para o absorto, e mais cedo ou mais tarde o lixo será quem mais ordena.
    Quanto ao post em questão, também a mim me parece que o autor teve uma abordagem infeliz a algo que é perfeitamente banal (um pequeno acidente doméstico". Surge-me em conclusão uma pequena reflexão, será que vos ocorrerá dar a mesma cobertura " de furo jornalístico", se vos chegar ao conhecimento que o Padre Julião deixou escapar um traque numa das suas idas à casa de banho?
    Haja algum bom senso... o Padre Julião não está imune a criticas e deve ser criticado enquanto líder de uma comunidade religiosa local, pela sua conduta e pelas orientações que dá enquanto tal e apenas nesse âmbito de manipulador de massas, tudo o que passe daí julgo que entra na esfera do desrespeito da privacidade de cada individuo e isso é tanto mais censurável quanto intolerável, e não venham com as tretas da liberdade, porque liberdade não é isto.
    A liberdade é também o assumir da responsabilidade e do respeito pelas pessoas e pelo direito à privacidade.

    ResponderEliminar
  15. É do conhecimento de toda a gente, que o padre Julião teve uma queda na casa de banho por uma indisposição, e que rachou a cabeça, levando a volta de 30 pontos, basta ir ao cemitério ou á Igreja para constatar isso.
    O que é dito neste post, não é mais que isso mesmo que circula pelas ruas. Não vejo aqui senão alguma ironia na questão da maldição, e no facto de acharem que o Padre é uma figura que mais assunto de notícia traz ao blog. A mesmo até pode roçar o mau gosto, mas no geral não vejo onde peca este texto contra o Padre.
    Qualquer pessoa que saiba interpretar a língua portuguesa, entende aqui a subtileza das palavras escolhidas pelo autor, pois também todos sabemos que este texto não é inocente, porém pelas palavras que contém, não se pode apontar o dedo.
    Se fossem as mesmas palavras escritas no NPB, e retirando a parte da maldição, estavam todos a dar os parabéns ao autor.

    Confesso que apesar de não concordar com a subtileza, tiro o meu chapéu a quem escreveu isto.

    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  16. Apesar de serem mais típicos de um país Islâmico, as manifestações de fundamentalismo vão surgindo um pouco por todo lado neste país, porém, aqui é de teor Cristão mesmo! Fruto talvez de um conservadorismo fanático de alguns discípulos do Cerejeira do tempo da "velha senhora"!
    Os ataques repetidos a que este texto publicado vem sendo alvo, levam a acreditar que Paços de Brandão, é povoado por inúmeros fanáticos desse tipo. Que absortos nos seus fundamentalismos religiosos, e um culto da personalidade cego, mais não fazem que vociferar os seus argumentos néscios. Facto que não é de espantar, dado o despudor com que alguns assim se proclamam conservadores nesta terra!
    Mas voltando ao texto: Em várias conversas tidas com frequentadores da Igreja obtivemos a informação de que o Sr. Padre Julião, teria sido vítima de uma acidente em casa, ao cair na casa de banho após indisposição, o que lhe terá provocado um corte na cabeça, mas sem muita importância além da cicatriz. Apesar disso, este estava impedido de cumprir serviços religiosos habituais, contudo e apesar da idade, era explicado também, que ele regressaria logo que estivesse recuperado do acidente. Tudo isto conforme o relato que nos foi feito.
    Por se tratar de uma figura importante da nossa freguesia, decidimos relatar o sucedido, e ao mesmo tempo demonstrar publicamente a nossa preocupação, tendo sido inclusive declarados os nossos votos sinceros de recuperação.
    Em todo texto, colocou-se apenas uma pequena alusão irónica. Sendo a mesma não pejorativa relativamente a um episódio infeliz do padre, que numa Eucaristia após a Páscoa, sentiu vontade de amaldiçoar as casas que não abriam as portas ao compasso. Facto este que como toda a gente sabe. Terá gerado algum mal-estar na comunidade paroquiana. Por se tratar de um blog, e por usar como marca alguma ironia, foi com naturalidade que se inclui a mesma no texto final, Sendo que em momento algum serviu como ataque pessoal ao Sr. padre Julião. Como tentam alguns “comentaristas” fazer crer erradamente!
    Pelo contrário! Este texto pretendia revelar que não existem antipatias em relação á pessoa do pároco, inclusive, por este ser uma figura importante para muita gente na nossa terra, era merecedor da nossa consideração.
    Não faz nem nunca fez parte da filosofia deste blog o ataque pessoal a qualquer das figuras públicas visadas nos nossos textos. Facto que aliás, que toda a gente minimamente atenta consegue perceber facilmente! Porém se alguns dos nossos leitores não foram capazes de entender isso, já não é problema nosso, mas deles! E lamentamos que venham para cá fazer do blog a latrina dos seus pensamentos mais estultos! Que não só revelam fanatismo muito pouco Cristão, como ao mesmo tempo mostram que que não sabem interpretar Português, situação esta ainda mais grave que fanatismos!
    Posto este esclarecimento, cabe informar que foram censurados alguns comentários a este texto, e que continuarão a ser sempre que se verificar serem absurdos, básicos e de argumentação néscia!

    O Autor

    ResponderEliminar
  17. Não conta só o calão ou querias dizer vernáculo? Olha que ideias absurdas também contam, ainda levas corrector no texto anónimo das 23:55!

    ResponderEliminar
  18. como está a ver anónimo das 00.13 aqui a rapaziada censura as ideias e não o vernáculo ou calão...

    ResponderEliminar
  19. Aqui chegado pelo "poema árabe muito lindo", diversão spamódica, a adenda vernacular é a vernacular reivindicação de a contrariar.
    Sempre interessante, de resto, atentar em semânticas das bo(:S)tas.

    ResponderEliminar