quarta-feira, 28 de abril de 2010

O seu comentário deu um post (IV)

Comentário deste post:


Olá Amigos,

Como vão longe os tempos em que ainda se acreditava em valores políticos, morais e de competência das pessoas que estavam à frente dos desígnios deste País. Elas, e, neste caso o Sr.General Ramalho Eanes, deram-nos exemplos de integridade moral, cívica e de humildade, que todos os políticos deveriam ter seguido, infelizmente, passados trinta e seis anos, temos a antítese do espírito que levou esses valorosos oficiais das nossas Forças Armadas a fazerem a Revolução dos Cravos. Veja-se o exemplo que o nosso pequenino cantinho,de Paços de Brandão, para se tirarem as mais replentes conclusões àcerca dos ideias de Abril e dos programas que os partidos, que então em Liberdade se formaram, por exemplo, o PPD (Partido Popular Democrático), com Francisco Sá Carneiro, como seu fundador, apresentava-se ao Povo Português da seguinte maneira:
«1.1 Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas, interpretando as aspirações e os interesses da esmagadora maioria do Povo Português, e certo de empregar a força em salvação da Pátria, derrubou uma longa ditadura vazia de apoio popular, que escravizou os portugueses através da injustiça social, os sujeitou e manipolou por meio das mais variadas formas de alienação, os lançou na guera colonial e na emigração, conduzindo o país à beira da ruína. O Movimento das Forças Armadas, de acordo com os mais puros princípios democráticos, propôs-se restituir ao Povo, oprimido durante 48 anos, o exercício do direito de escolher a ordem política, económica e social em que quer viver. Abriu-se, em consequência, um novo horizonte de esperança para os portugueses, chamados a construir pelas suas mãos o seu futuro colectivo.»
«....O respeito da dignidade de cada um como pessoa, em todas as circunstâncias, é o princípio fundamental da ordem social. E não há respeito pela dignidade humana sem liberdade, igualdade e justiça.
Aplicando estes princípios à sociedade portuguesa, O Partido Popular Democrático afirma o primado do direito de todos os portugueses a desenvolverem livremente a sua personalidade. Em contrapartida todos devem reconhecer o mesmo direito aos seus concidadãos.»
«....1.2 Liberdade, igualdade e solidariedade são os grandes ideais do socialismo e realizam-se na democracia. Não há verdadeira democracia sem socialismo, nem socialismo autêntico sem democracia.»

Esperança e coragem de se viver em Liberdade, quanto mais não seja, de pensamento e de expressão, para que ainda se possa acreditar que o nosso País, e, em particular a nossa Terra, ainda possa um dia ver aplicados tais princípios, com que os partidos políticos nos brindaram após o 25 DE ABRIL DE 1974.

SOLRARO

Sem comentários:

Enviar um comentário