terça-feira, 6 de abril de 2010

Visita pascal 2010 saiu à rua

Este ano, uma vez mais, a tradição cumpriu-se na nossa freguesia. Nem mesmo com espectro negro que paira sobre a Igreja, onde diversos casos que vieram a público de abusos sexuais levados a cabo por padres católicos e onde até o próprio Vaticano teve um papel activo de execrável encobrimento dos mesmos, conseguiu que esta tradição deixasse de se cumprir.
Também o site da nossa autarquia tem uma nota sobre esta tradição a qual passamos a transcrever:

"Uma das tradições que o povo brandoense ainda se pode orgulhar é existência do compasso que se dirige casa em casa, para que se benzam as casas, onde as as famílias as reúnem à volta da mesa para receber as bênçãos de "Hesus Ressuscito". O chefe de família tem como tradição pegar na cruz e dar a beijar a toda a família que lá se encontra. Saem sempre 4 cruzes feito pelos acólitos e/ou paroquianos que se oferecem para fazer esse trajecto, a todos os que o quiserem receber, colocando para isso, verdes na soleira da porta ou da entrada respectiva. A chegada do compasso apercebe-se pelo som do pequeno sino que um dos paroquianos faz questão de tocar ao longo das ruas."

No Engenho não quisemos deixar também de dar uma nota a este acontecimento que, apesar de não ter o significado de outros tempos, continua a ser motivo para que muitas familias se juntem em Paços de Brandão, fazendo parte, por isso, de uma das nossas raízes culturais, gostemos ou não dela!

2 comentários:

  1. Uma coisa que ignoro: o dinheiro recolhido naqueles sacos é aplicado onde?

    ResponderEliminar
  2. Uma parte deve ser para o sapateiro! Depois de meter meias solas nos sapatos daquela malta, claro está!

    ResponderEliminar