sábado, 24 de abril de 2010

Futebol em Paços de Brandão - RESPIGOS COM HISTÓRIA (III)

Enviado por e-mail:

UM CLUBE REGIONAL CHAMADO DE CLUBE DESPORTIVO DE PAÇOS DE BRANDÃO (3)
PAÇOS DE BRANDÃO F.C. ( 1930 – 1938 )

1º- Depois de cerca de 5 anos sem clubes a praticar futebol no campeonato de Aveiro, apesar da existência de vários grupos de cariz popular, um punhado de brandoenses recuperaram o clube formado em 1922: o Paços Brandão Futebol Clube, começando por construir um campo próprio para a prática deste desporto. Esta escolha recairia no lugar da Aldeia, (mais propriamente nas Ameixoeiras), com a cedência de terrenos da pertença de Ferreira Alves e Augusto Jerónimos, tendo à cabeça antigos praticantes e fundadores de 1922, que entretanto deixaram a prática do futebol e se tornaram directores.
Após a inauguração do Campo de Jogos e da constituição duma direcção, os jogadores da localidade, que entretanto estavam arredados da competição, não regatearam em esforços e formaram uma equipa no ano de 1931, com o intuito de competir no campeonato regional; a equipa da altura era composta por jogadores da União Brandoense e do P.B.F.C., reforçada com a vinda doutros atletas da região que na altura, devido aos poucos clubes que existiam ou não competiam, vieram engrossar as fileiras deste clube. Com o estatuto de fundador da Associação, o P.B.F.C. foi inscrito no campeonato de Promoção de Aveiro na época 1931–1932, na qual sairia vencedora, disputando o acesso por isso às Primeiras categorias, mas que não conseguiria por uma unha negra, perdendo na final com a Estrela de Ovar, onde pontificava o grande Zé Marques (Tarene), que marcaria nesse jogo 4 golos ao goleiro Zé Brandão.
Mas nem tudo correu bem no seio deste clube, onde a rivalidade entre lugares da freguesia e o bairrismo ensarcerbado entre os jogadores e directores, terminou em zanga e por consequência acabando no aparecimento duma outra equipa em 1932, a S.U.D; construíram o seu próprio campo no lugar da Estação, onde existe actualmente a Fábrica Dragão, começando nesse mesmo ano a competir no campeonato, na Promoção, levando consigo alguns jogadores que fragilizaram a equipa de então do P.B.F.C..
A foto de 1933 acima registada, retrata a equipa que competiu no ano 32–33 nas Primeiras Categorias de Promoção. Conseguiram a subida à divisão de honra ficando no 2º- lugar com excelente desempenho e tinha no seu elenco velhas glórias que ainda hoje são recordadas com muita nostalgia. Pela ordem seguinte cá vão os seus nomes:
1ª- fila: de pé, da esquerda para a direita: Francisco Carvalho (Chico da Marinheira), António Sá (Raio), Ângelo da Guedes, Pedro Monteiro, Manuel da Ferreira, Américo Ribeiro e Dr. Brandão.
2ª- fila : Neca do Brás, Chico do Pica, José Figueiredo e Joaquim Diogo.
A camisola diferia da inicial listada, e a razão prende-se do facto dos dissidentes que saíram em 1932 apregoarem que as mesmas eram pertenças da antiga União Brandoense. Por isso, estes não tinham o direito de as usar; por fim, a direcção do P.B.F.C., apesar de muita contestação, decidiu que as camisolas seriam lisas em tom de verde e ficou tudo sanado. Este factor seria a causa da intensa rivalidade entre os lugares de cima e de baixo, onde os jogos entre as duas equipas constituíram autênticas pelejas e muitas histórias contadas, que ainda hoje são recordadas como épicas. Dizem as calendas que o S.U.D. levou sempre avante nos jogos entre ambos, mas em 1936 o campeonato foi perdido devido a uma derrota contra o rival, que nesse ano desceu às segundas categorias, evitando que o S.U.D. disputasse o campeonato nacional. Foi a única derrota mas a mais importante de todas, que conduziria a um desinteresse do P.B.F.C. e à sua extinção em 1938.
Em 1932–1933 o P.B.F.C. competiu no campeonato de promoção com 10 equipas, onde pontificavam equipas mais fortes e com competição desde 1928, mas o desempenho foi brilhante: ficou em segundo, atrás do Estrelas de Ovar, na primeira fase, não subindo à Primeira Divisão porque algumas arbitragens prejudicaram a equipa em 4 jogos, o que impediram a sua subida. Mas, no ano seguinte, na época de 33-34, o P.B.F.C. venceria a sua série e numa final a duas mãos levou avante diante do Cortegaça, com duas vitórias: 7-2 e 6-0 e não conheceram qualquer derrota.

(continua )

Bardo da Lira

1 comentário:

  1. Gostaria de falar com o coordenador do futeboil juvenil, seria possivel facultarem-me algum contcatto?
    http://jogodideias.wordpress.com
    Rui Braga
    tlm 911.520.190

    ResponderEliminar