quinta-feira, 29 de abril de 2010

Futebol em Paços de Brandão - RESPIGOS COM HISTÓRIA (IV)

Enviado por e-mail:


UM CLUBE REGIONAL CHAMADO DE CLUBE DESPORTIVO DE PAÇOS DE BRANDÃO (4)

FBFC - O FIM 16 ANOS DEPOIS

Na época de 1932–1933 os dois clubes locais estavam inscritos no campeonato de promoção de Aveiro, cuja rivalidade desde o começo era evidente entre ambos, começando desde o inicio do campeonato como fica evidente nos artigos dos jornais… O primeiro jogo oficial aconteceu no dia 18–6–1932 no campo das Ameixoeiras saindo vencedora a S.U.D. pelo resultado de 3-0 e ficou envolto de polémicas.
Apesar destas polémicas, as duas equipas competiram no campeonato da promoção ficando o PBFC em 2º lugar e o SUD no 3º lugar entre 8 equipas, com a particularidade do PBFC não ter vencido nenhum jogo à SUD. O PBFC disputaria a poule da subida com as restantes equipas da zona Sul, ficando a dois pontos da subida, por ter perdido as duas vezes com o Bustelo que seria o último e empatado com o Galitos no último jogo a 4-4 depois de estar a vencer por 4-0 .
Na época 1933–1934 a equipa subiria de divisão, perdendo os seus jogos com a SUD, mas conseguiria disputar a poule final com Cortegaça e Valecambrense, numa série Norte, onde pontificavam as seguintes equipas: LUSITANIA, LAMAS, CORTEGAÇA, ESMORIZ, SUD, PBFC, SILVALDE e GUETIM. O campeonato começou a 15 DE OUTUBRO de 1933 com os seguintes jogos: PBFC-SUD 1-6, Lourosa–Lamas 2-0, Cortegaça–Esmoriz 2-2, Silvalde–Guetim 3-3. Na classificação final seria com alguma surpresa o CORTEGAÇA vencedor, o PBFC seria 2º, Lamas 3º, SUD 4º, Lourosa em 5º, Silvalde em 6º, Esmoriz em 7º e Guetim em 8º. De registo o SUD venceria 6-1 e 6-4 o PBFC por duas vezes , PBFC-LAMAS 5-1 e 4-3 e Lamas–SUD 1-4 e 3-1. De realçar pela negativa um caso sucedido durante o jogo PBFC– L. LOUROSA em que depois de um jogo intenso e bem disputado, a vitória sorriria ao clube local por 4-3 e lamenta-se a morte dum espectador natural de Lourosa. Por este motivo o campo seria castigado com 2 jogos e uma multa pesada.
Como prémio da subida, o clube recebeu o Boavista nas Ameixoeiras que, através do treinador SZABO, trouxe a esta localidade com um misto de jogadores dos dois clubes locais, que empataram 5-5 com 4 golos de Tarense.
No ano de 1935 as duas equipas entraram a competir no campeonato da divisão de honra, honras que duraria até ao ano de 1937, ano em que o PBFC desceria de divisão e acabaria em 1938. Pegando num artigo do “Correio da Feira“ de Outubro de 1934, no primeiro jogo deste clube na primeira divisão o correspondente local descreveu o seguinte: “Deslocaram-se no passado domingo a S. J. Madeira para realizar com a Associação Desportiva Sanjoanense, o primeiro desafio do campeonato da divisão de Honra desta época, entre as primeiras e as reservas do FCPB. Os nossos jogadores que foram muito bem recebidos pela agremiação local, tiveram uma esplêndida tarde de futebol, conseguindo empatar com o forte opositor com o score de 2–2 . O jogo desenvolvido pelos rapazes do P. Brandão foi merecedor dos melhores encómios pela parte dos São-joanenses. O primeiro tempo terminou com o resultado a favor da nossa equipa por 1–0; se o nosso grupo tivesse aproveitado as ocasiões que teve, teríamos saído com uma vitória mais dilatada, o que se tornaria como causa do empate na segunda parte, devido ao assomo dos locais que apesar de estarem a perder por 2-0, empatariam mesmo no final. Os tentos da nossa equipa foram marcados por Alfredo Guedes e Moacir. O grupo brandoense alinhou neste jogo com a seguinte constituição: Rola (Esteirete), Artur e Ribeiro; Almeida, Américo e Avelino Almeida; Hernâni, Miguel, Moacir, Alfredo Guedes e Zé Carvalho. Quanto a reservas o score foi de 10-1 a favor dos locais.“
O PBFC terminaria em 4º lugar com a totalidade de 19 pontos em 5º lugar entre 8 equipas, mantendo-se neste divisão. Na época 1936–1937 a classificação final foi a seguinte: Ovarense, SP. Espinho, Oliveirense, S.U.D., Sanjoanense, PBFC (16 PONTOS) e Galitos. Com a descida de divisão o PBFC ficou sem direcção e com dívida, acabando por disputar o campeonato de Promoção, bastante enfraquecido de valores, pois estes tinham-se passado para o Rival da Estação, terminando em 1939, sem honra nem glória.

DA FOTO DESTE ARTIGO de 1936 OS NOMES - Sentados: Avelino Ribeiro, Esteirete e Artur Preguiça. De pé: Torto, Zé Figueiredo, Miguel Silva, Avelino da Rola, Alfredo Guedes, Américo do Cortador, Acácio e Zé Cocas.
Ainda referenciando as rivalidades entre os dois clubes refira-se que a salutar troca de jogadores entre os dois clubes fizeram muito jeito em certas ocasiões mas também foram causadoras de muitas discussões e questiúnculas… Com o desaparecimento deste clube a troca de jogadores conduziu a S.U.D. a um período áureo entre 1939–1942, onde disputou a 3ª divisão Nacional e Vencedor das suas séries em 1939 e 1940…

(continua)

Bardo da Lira

Sem comentários:

Enviar um comentário