segunda-feira, 12 de abril de 2010

O seu comentário deu um post (III)

Comentário deste post:




Boa Tarde anónimo das 12:06,

Não sei se o meu amigo já era nascido quando se deu o 25 de Abril de 1974. Se era, parece que se esqueceu depressa do que se passou na formação dos partidos políticos, em liberdade, logo a seguir àquela data. Infelizmente em Paços de Brandão, como em muitas terras, o caciquismo e a igreja, determinaram que este ou aquele partido tivesse a preponderância, digo mesmo a exclusividade de exercer o poder em determinada região,e no caso de Paços de Brandão, nesta terra. Todos se recordam do Pde. Julião afirmar que os católicos não deviam votar no Partido Socialista,«a mãozinha fechada não dá nada», que eles eram «comunistas», etc.,etc.,foi contra ventos e marés que quatro ou cinco pessoas aderiram então ao PS e deram a cara para que esta terra não continuasse como dantes, ficando apenas com um partido em quem votar, apenas o nome era diferente do partido único do antes 25 Abril. Com excepção de um elemento, eram todos trabalhadores ou estudantes, os meios económicos eram nulos,enquanto o PSD tinha a maior parte dos industriais , «grandes senhores» e a igreja, que do alto do púlpito não se cansava de apelar para que não votassem nos partidos de esquerda, sendo o PS o que incomodava mais o Sr.Padre e os «grandes senhores». Quanto à música de Sérgio Godinho, do Zeca Afonso, do Adriano Correia de Oliveira, e de tantos outros, eram canções de protesto contra as injustiças sociais, muitas delas foram feitas antes do 25 de Abril, não vamos rotular as pessoas que as interpetaram como sendo afectas a este ou àquele partido, meu caro amigo, o que o Senhor disse não se enquadra na Democracia, tem que ter respeito pela opinião dos outros se quer que respeitem a sua, não se pode ignorar a liberdade de expressão e a variedade de opiniões. Os partidos políticos não podem ser considerados como clubes futebolísticos. Temos que ter a consciência de que ao se votar em alguém, é para que o povo seja respeitado e servido com isenção partidária. Em Democracia não se deve lutar por ter este ou aquele lugar, o lugar é-lhes atribuído pelo voto do povo para o lugar a que concorreram, para que quando forem eleitos sirvam com isenção e honestamente os interesses da comunidade.Foram estes princípios que sempre nortearam aqueles que se filiaram em 1974 no PS, sempre souberam respeitar os outros partidos políticos, fossem de esquerda ou de direita, nunca lutaram para ter este ou aquele pelouro, deixaram sempre que o povo escolhesse e sempre repeitaram o resultado das eleições, embora pese ter-se assistido,muitas vezes,nesta terra, a actos contrários à Democracia e a uma influência directa nos resultados eleitorais. O Partido Socialista nunca precisou de andar a transportar velhinhos para as mesas de voto e nunca procurou que o Sr. Padre os abençoasse.Termino com aquilo que o anónimo das 12:24 disse: "HAJA MEMÓRIA! E VERGONHA! APRENDAM A VIVER COM A CRÍTICA!"

UM DOS FUNDADORES DO PS-PAÇOS DE BRANDÃO

12 de Abril de 2010 15:45

22 comentários:

  1. Caro fundador do PS, o que logo à partida leva a uma atitude de maior respeito, pois tentou fazer algo em vez de criticar por criticar.
    A sua frase sobre levar velhinhos a votar, refere-se às últimas eleições autárquicas? Soube o que chefe do Centro Social ( candidato do PS ) fez? se calhar não sabe e daí o erro. De resto a sua posição é respeitavel, mas como usualmente tenta desculpar as permanentes derrotas do PS com outras habilidades em vez de explicar as copiosas derrotas com a diferencça de capacidade entre candidatos.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo das 11:15,

    O que se passou nas últimas eleições, não me diz respeito e já hà muitos anos que não estou envolvido em política e muito menos em qualquer partido politicos. Contudo pelo que me deu observar, as últimas eleições autárquicas foi tudo menos de democráticas.Assisti mediante a passividade de um senhor presidente de uma assembleia de voto a actos reprováveis em qualquer estado democrático. No meu tempo os candidatos sempre foram pessoas conceituadas e com capacidades para serem eleitos, o povo brandoense não entendeu assim e soubemos respeitar o seu veredito. Julgo que se essas pessoas fossem apresentadas na lista do PSD elas tinham sido eleitas. Não é pela capacidade ou não dos candidatos que o PS nunca ganhou as autárquicas nesta localidade. Não me compete a mim analisar tal, mas sim aos partidos políticos que a ela têm concorrido. Se quer saber a minha opinião ácerca de eleições para as autárquicas, eu posso-lhe dizer que não me revejo nos actuais moldes em que elas têm sido realizadas. Os partidos políticos só têm criado divisões entre pessoas, sou a favor de que se criem associações de pessoas independentes e competentes, sem clubismos partidários,de diversas opiniões, que possam concorrer às autárquicas, talvez assim se acabasse com a mediania do poder autárquico, e, se evitassem actos lastimáveis, como aqueles que se têm observado nesta freguesia.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos anónimos: depois de ler os 2 comentários , sinto que devo dizer o seguinte:contam as pessoas , e não os partidos na escolha para liderança de freguesias! dou um exemplo bem concreto e verdadeiro!o sr. Joaquim Dias Carvalho ganhou sempre as eleições , e ganharia sempre , fosse qual fosse o partido que o apoiasse!! Este sim era um verdadeiro brandoense e o povo não é burro nem se deixa manipular quando sabe realmente o que quer e em quem confiar! que Joaquim Dias Carvalho dava "dor de cotovelo" a muitos , isso é verdade , até o próprio irmão invejava o seu sucesso e carisma!!..........mas isso foi bom sinal , significa que foi alguém que REALMENTE fez muito pela sua terra , saindo muitas vezes ele próprio prejudicado , mas realizado com a obra feita ! mas digo , não tentem encontrar "srs Carvalhos" por aí , só aparece um de tempos em tempos , e depois dele ainda não apareceu mais nenhum............

    Lote 6 , Cemitério Paroquial de Paços de Brandão

    ResponderEliminar
  4. Concordo com este dois últimos comentários. O que falta é pessoas com nível. Infelizmente é o que começa a escassear mesmo no PSD local. Até porque só existe PSD, não existe mais nada. As pessoas (PSD) cá da terra, gente ilustre e que até já desempenharam altos cargos em grandes instituições brandoenses, que apoiaram e apoiam o Firmino (ainda que muitos apenas na sombra), não sei a que propósito, no dia das eleições trataram como "escumalha" todas as pessoas das restantes listas. Quando isto acontece está tudo dito.

    ResponderEliminar
  5. outra vez essas meias verdades e meias descobertas.
    Estavamos a ter um diálogo entre vários pensamentos políticos com interesse e aparece um a dizer que alguém não sei quantos fez não sei quantos.
    Ponha nomes porra...

    ResponderEliminar
  6. Toda a gente sabe quem é a escomalha do PSD. Nem mais nem menos que um grupo de pessoas que andam a circular à volta do poder, uns para oferecer tachos, outros para procurar apoios para associações a que estão ligados. Todos os conhecem.

    ResponderEliminar
  7. covardola diz quem são. Tens medo que ja se saiba quem es? só criticas nada mais. Num vales um chavo

    ResponderEliminar
  8. eu acho que os do ps são corruptos

    ResponderEliminar
  9. Vou-me juntar à festa e aproveito pa dizer que o Bloco de esquerda é só escumalha. Pior escumalha que tem a mania que é intelectual e que o povo precisa de ser ensinado, falam tão mal de paços de brandão e do seu povo que deviam era ter vergonha e ir embora.

    ResponderEliminar
  10. Meus caros, o arco-íris quando brilha, tem muitas cores, o que não entra na mente de alguns que se acham ilustres nesta terra. Tenham calma que a seu tempo os seus actos heroícos serão desvendados. Falta pouco.

    ResponderEliminar
  11. Uma barata é dos seres vivos mais impressionantes que existem, quando lhes retiramos a cabeça, mesmo sem saber para onde ir ou o que fazer, continua viva, morrendo apenas porque é incapaz de se alimentar. revelando por isso que o seu mecanismo de controlo central não reside na cabeça. Alguns comentadores aqui deste blog, são por isso uma espécie de barata tonta, cuja cabeça decapitada por um pensamento único de cor alaranjada os impede de ver que em democracia, se é que sabem o que isso é, todos possuem o direito a falar, sejam de que espectro do arco-íris politico forem. Vociferar acusações seja a que partido for, e do modo que o fazem, revela uma sintomatologia "Aascaris encefalóide", cuja principal evidência se trata do delírio e do escarno sem sem sentido tal e qual a barata sem cabeça faz.Do mesmo modo que no PSD todos merecem respeito,porém estarem no poder não os iliba de estarem sujeitos a criticas, que é algo perfeitamente normal, e não deveria causar pruridos nos glúteos das hostes sociais democratas. Que depois resultam nestes comentários que roçam no ódio, e que nada dignificam esse grande partido que é o PSD, mas é aquilo que vão habituando as pessoas, e é bom que assim seja, pois talvez comecem como eu a olhar para eles com outros olhos. Por outro lado, trazer aqui PS e BE faz tanto sentido como levar um pente a uma festa de carecas, se nunca foram poder nesta terra, e os últimos coitados só existiram porque um certo sapateiro malapeiro se lembrou de concorrer aqui com uma lista. Todos sabem que o discurso do BE é do contra, agora aqui em Paços desde as eleições que não se ouvem. O PS naturalmente que terá corruptos, os círculos do poder são propícios a isso, e no poder central deve ser uma festa! Já agora no CDS não existem corruptos? Enfim... Falem de Paços, falem de ideias, critiquem, questionem e digam como faziam melhor. É disso que se faz a democracia!
    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  12. escreve-se tanto e diz-se tão pouco... zero nomes e zero factos

    ResponderEliminar
  13. Este comentador das 11:46, ou anda distraído, ou equivocou-se no post. Então não se referem factos no post? abra os olhos e leia novamente, se mesmo assim não os conseguir ver, repita o processo até conseguir. Os nomes são assim tão importantes? Já não se sabe nas entrelinhas a quem se referem? A menos que seja distraído e não conheça Paços minimamente é que não sabe quem são! Já agora...e o seu?
    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  14. Esse comentadeiro é um dos tais heróis da mama. São os heróis que andam na sombra do poder, ajudam-nos a ir para lá e depois andam a mamar. Uns arranjam tachos para a familia e outros para as associações que representam. São sempre os mesmos. E todos sabem quem são.

    ResponderEliminar
  15. Isto abre sempre uma página de de publicidade quando abro o blogue. Quanto é que vocês ganham com isso?

    Deve ser por acessos ao blogue. Já percebi o esquema. Adios

    ResponderEliminar
  16. E QUE TAL MUDAREM O NOME DE ENGENHO NO PAPEL PARA ENGANO NO PAPEL?

    ResponderEliminar
  17. Pelos vistos há gente que anda nestas coisas dos blogs há poucos dias, e como tal entende-se a ignorância. Não querendo fazer de advogada do Engenho, cabe explicar aos "info-ignorantes", que se há lucro de alguém, é da Blogspot, que por sua vez está ligada a google (se é que já ouviram falar nessa empresa). O Blog em si não possui nenhuma publicidade expressa, por isso os administradores não ganham um chavo em vir cá mais ou menos gente só mesmo a google.
    Porém não quer dizer que no futuro não venham a ganhar, pois é possível colocar banners fixos na própria página do blog. A titulo de comparação, podem ver no Kouzas e Louzas, que ganha dinheiro actualmente, que possui banners fixos.
    Podem malhar noutras coisas aqui o blog, mas nisso a verdade deve ser dita, quem ganha é a Google, que seja como for é quem presta o serviço de alojamento das páginas de blog. E nesta vida ninguém dá nada a ninguém não é?
    Agora caros anónimos, deixem de fazer mais comentários sobre esse assunto, pois só aumentam o ridículo da sua própria info ignorância.
    Tema Simões

    ResponderEliminar
  18. Olá. Tudo bem com você? Então isto abre sempre uma página de publicidade quando abre o blogue?
    Cara, vai ao bloqueador de pop up, na barra do seu browser e desabilita apresentação de pop up. Tá?.
    Si você não souber pergunta novamente e eu ti explico. Ágora não manda boca sobre áquilo que não sabe tá. Meu browser não abre pop up de publicidade aqui nem em outro blogue. Xau. Fica bem e cai na real. ##
    Para o nome do blog: Não precisa mudar. Você quer mudar? Paga que eles talvez mudem. E se pagar mais um pouquinho se calhar até o apagam?
    Um dia destes os caras viram isto privado, publicam e ninguém comenta e aí você fica engolindo seco, visitando sem entrar numa de papagaio... iol. ##

    ResponderEliminar
  19. Ena tanto comentário ao "comentário"!!!!!!!!
    É impressão minha ou anda aqui muita gente com dor de cotovelo por ainda não ter tido a capacidade de apresentar um comentário digno de igual tratamento?

    ResponderEliminar
  20. o meu tb abre essas publicidades. e é só com este blog.

    ResponderEliminar
  21. O anónimo das 18:56 é o ENGANO NO PAPEL em pessoa.

    ResponderEliminar
  22. Olá Amigos,

    Fico satisfeito por um comentário que escrevi ter dado um POST, mas ainda mais por ter verificado que tal deu origem a estes comentários todos. Para alguma coisa serviu a Revolução de Abril, novos tempos chegaram, houve uma viragem, um novo reino de verdade, da justiça e da liberdade para homens iguais. Tardou chegar tal a Paços de Brandão, mas parece que aos poucos e poucos lá se vão dando uns passos, e, pasme-se, não foi através de nenhum jornal, de partido político, da igreja ou de outra instituição qualquer que isto está a acontecer, mas sim através de um blogue!...Bem haja Engenho do Papel, que nos tem dado oportunidade para dizer aquilo que de outra maneira não seria possível, o cidadão comum encontrar (como anónimo ou de outra maneira qualquer).Com o Engenho nasceu a liberdade de uma decisão consciente para todos aqueles que se quiserem afirmar perante a nossa comunidade Brandoense.A VERDADE. Para terminar nada melhor do que citar GOETHE: «Nada é maior do que o verdadeiro, e é grande a mais ínfima parcela de verdade...Mesmo nociva, a verdade é ainda útil, pois pode ser momentâneamente nociva mas conduzir a outras verdades que sejam úteis para sempre: e inversamente: um erro útil é, não obstante, nocivo: pode não durar mas desembocar noutros erros sempre mais funestos».

    O Ex-PS do POST

    ResponderEliminar