segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nem só por cá se fala da Quinta do Engenho...

Pelos vistos, o mal estar gerado pelo desbaste florestal, levado a cabo por esta autarquia, liderada pelo nosso prezado Mino, já ultrapassou as fronteiras concelhias.
Num acaso "cibernético", tropeçamos num blog de nome "Sofia Beça" que se dedica, entre outras coisas, aos assuntos das artes em cerâmica. Pelos vistos, esta artista escolheu a nossa Quinta do Engenho para servir de fundo para uma sessão de fotografia para alguns trabalhos seus. E depois de constatar "in loco" o estado da Quinta do Engenho, não deixou de tecer algumas considerações no seu blog, quanto ao que se estava a passar em termos de desbaste arbóreo.
No Engenho decidimos transcrever essas palavras, que esperamos levem longe o eco de repulsa que muitos, como nós, sentimos quando este tipo de medidas "pró-ambientais", roçam mesmo é no mais hediondo crime "anti-ambiental".

"Para fazer uma parte de um dos trabalhos com a fotógrafa Catarina Mendes, tinha que encontrar um local para o efeito. Ontem encontrei o que queria, a Quinta do Engenho Novo, em Paços de Brandão. Um local muito bonito e tranquilo (pelo menos em dias de chuva), mas que infelizmente (creio) a ser destruído. Dezenas de eucaliptos de porte enorme a serem abatidos, mas com outro tipo de árvores a serem plantadas. Será que estão a reflorestar?? Não sei o que lá estão a fazer, mas como tem pontos negativos e positivos para o meu trabalho em questão....está escolhido!"
(Foto e texto in: http://sofiabeca.blogspot.com/2010/04/local-eleito.html)

24 comentários:

  1. inacreditável. Ela diz "creio", depois diz "dezenas de eucaliptos", "reflorestar com outros tipos de árvores".

    Deste texto o que se conclui no post?
    repulsa, e crime ambiental

    O que eu concluo?
    A senhora humildemente crê que estão a cometer um erro, logo não tem a certeza, porque pensa não ter conhecimentos suficientes, e por isso faz um reparo mas sem garantias totais.
    Até porque diz ela que estão a deitar abaixo eucalitptos de grande porte e a plantar árvores de pequeno porte, e vê-se aí que não sabe ( não é aliáz obrigada) que os eucaliptos são árvores não autócnes, e não interessantes para um parque como o que se pretende no Engenho Novo. E que estão a ser plantadas árvores essas sim correctas para aquele parque.

    A senhora em causa não é obrigada a saber, nem a ir informar-se e por isso de uma forma responsável faz uma crítica condicional.
    O autor do post tenta inferir o que não pode do texto para tentar dar força a críticas que são gratuitas por ignorância de quem devia mas não se informou, ou maldosas e mentirosas de quem se informou e quer criticar por criticar.
    Para mim como uma brandoense que se presa ambas são inadmissíveis para quem se diz amante de paços de Brandão.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Fico pelo contraste das fotografias: a que se apresenta e aquela que se poderia apresentar... no presente. No relativo a "como nós" não quero acreditar que se refere a todos os editores deste blog. Ou serão assim todos tão iguais? Poderá haver no momento um juízo imperfeito da reflorestação ou lá como se possa chamar. Os autores de tal obra puseram-se a jeito da critica em vários sentidos. Não é difícil calcular que daqui apouco teremos árvores de 1,90 plantadas no lugar dos tais eucaliptos. A abordagem do citado blog é fotográfica, humilde e poética. Outra abordagem podia ser de carácter vanguardista "árvores seculares dão lugar á new wave na quinta ". Bom, isto estará até a ser bem feito, mas há maneira antiga. Continuaremos a ter motivo para festejar o 25 de Abril se excluirmos a guerra colonial? Por cá estamos em "Abril ou Março?" Na politica e nas decisões parece-me que estamos em Março. A obra continuará a ser feita ao gosto de quem manda. Não escutando nem divulgando os eleitos em democracia fazem dela uma ditadura aceite. A bem ou a mal e por mais que se escreva os eleitos estão mandatados pelo povo para agirem como gostam ou lhes pode ser conveniente.
    Triste é passar o dia mundial da Árvore e nessa quinta não haver 1 que seja: "Plantada por sua Exa. .... no dia Mundial da árvore 2010".
    ESTÁ PINTADO O QUADRO SOCIAL ECOLÓGICO.

    ResponderEliminar
  3. Começo por achar estranho ser "anónimo". Não assumir o que se diz já é duvidoso, começa mal.
    Já diz e muito bem que eu "humildemente creio" que se está a cometer um erro. Quando fiz a postagem, era de facto assim que estava. Caí ali de "para-quedas" e foi o que me pareceu ao ver o que lá andavam a fazer. Aliás até estranhei que em pleno sábado ao final do dia e a chover a cântaros, estivessem a abater árvores. Parecia que estavam com pressa de terminar o serviço.
    Se fosse hoje, uma vez que já sei que afinal as minhas duvidas têm fundamento, teria sem duvida escrito de outra forma. Porque o que lá estão é a fazer é "um crime e repulsa" qualquer pessoa com o minimo de sensibilidade. Eu não sou arquitecta paisagista, mas custa-me a acreditar que aquelas àrvores todas estivessem doentes e que os eucatiptos não sejam "interessantes" para o parque a ser realizado. Aliás, pelas suas palavras, percebo que sabe do que está a falar. Já agora podia partilhar como é o projecto do parque. Onde se pode consultar.
    Em qualquer parte do mundo, este tipo de situações, repudia. Eu não sou de Paços de Brandão, mas não deixo de manifestar a minha tristeza por ver que os portuguezinhos continuam muito pequenos e a gostar muito pouco do seu país. Se gostassem não permitiam este tipo de coisas.Uma vês disseram que Portugal era o caixote do lixo da Europa. Toda a razão, somos nós mesmo que tratamos de o ser.
    Cumprimentos
    Sofia Beça

    ResponderEliminar
  4. Para a anónima das 20:18:
    Pinheiros não são árvores autóctones? Eu vi algumas dezenas deles cortados...
    Essa do amar a terra faz lembrar o outro senhor que tinha um nome de uma ponte antes do 25 de Abril..."Pátria, futebol e Fátima"! Aliás estes laivos fascistas são típicos cá no burgo...enfim

    ResponderEliminar
  5. Já toda a gente percebeu, e os que não perceberam são cegos, pois como diz o ditado: o maior cego é o que não quer ver! Que meteram o pé na poça de água suja quando decidiram varrer as árvores da Quinta. A desculpa até foi boa: o temporal, as árvores velhas, os eucaliptos parasitas, as acácias parasitas. Daqui ao abate foi um saltinho de pardal. Os pardais e outros demais bichos do ramo ornitológico é que não devem ter achado piada.
    Não são apenas as árvores que deixaram de existir, foram locais de habitat e nidificação de aves, de insectos e um sem número de animais que não vemos sequer que deixaram simplesmente de ter onde viver, porque alguém, com uma desesperada necessidade de realização de mais valias, achou por bem que árvores seriam um bom negócio, vai daí mais eucalipto menos eucalipto, mais pinheiro menos pinheiro ninguém ia notar a falta! Além de que pela pressa do abate, aquilo foi "nota batida". Como "grosan" de algum estômago mais azedo "repovoariam" com novo material arbóreo o espaço livre, e assim calavam o contraditório! Foi tão bem pensado que ao tempo e dinheiro gasto no arrancar de troncos só têm uma justificação: Ocultar provas, já que a lenha dali resultante deve valer pouco. E é assim meus amigos, é assim que elas se fazem e desfazem em Paços de Brandão...
    Sempre foi assim, e continuará a ser enquanto o povinho bater palmas perante o rei..que afinal vai nu!

    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Sofia Beça:

    Mesmo com um teor crítico, acredite que mais uma vez o seu comentário demonstra não estar a criticar por criticar. Critica por aquilo que pensa, e isso por favor faça-o sempre, pois foi por isso que se lutou.
    Sobre o projecto em causa que gostaria de consultar para perceber o que lá foi feito por favor consulte o programa do PSD de há 5 anos atrás ou se puder dirija-se à junta onde ele está disponível ou à Câmara se porventura lhe for mais prático.
    Sobre as suas considerações deixe-me dizer que um dos grandes problemas de Portugal é a capacidade de fazer em tempo aquilo que é decidido, e mais ainda o tempo que se leva para tomar decisões.

    Assim se já tivesse sido intervecionada a Quinta há muitos anos atraz, não teríamos uma correcção tão grande hoje. Mas sem dúvida que se agora não se corrigisse então deixaríamos uma correcção maior para o futuro.

    Qto aos outros que criticam por criticar, estou ocupada para vos responder

    ResponderEliminar
  7. Finalmente disseste quem eras e ao que vinhas...de há 5 anos?????...e ainda se queixaram do Lino...então é a obra dele

    ResponderEliminar
  8. LOL está no programa.

    Vai ver. Se calhar até está há mais. Provavelmente nas 2as elições do 1º mandato do eng ( respeitinho !) Lino. Se for assim há 8 anos, ue foi sugragado pela maioria da população e só agora foi possível realizar.
    Estou burra ou é preciso fazer um desenho??

    ResponderEliminar
  9. Esta anónima é uma anedota, tanto quer dizer bem do patrão que sem querer o enterra mais. Mal estava este PSD se andava agora a realizar a obra dos outros, e sobretudo do Lino Carvalho. Se lhe deram um pontapé no traseiro é porque queriam mostrar algo mais. E conseguiram, umas coisas melhores, outras piores. Virem descartar as responsabilidades do abate na Quinta entregando-a ao anterior executivo, isso não lembra a ninguém, a não ser a algumas pessoas com muito desespero em lamber as botas do chefe....

    ResponderEliminar
  10. Mas quem descartou?
    Foi feito um projecto por quem de direito.
    Não houve possibilidades de ser executado antes.
    Está agora a ser executado parcialmente e mto bem.

    Os do contra como de costume, estão do contra tudo o que se faz e o que não se faz.

    Ninguém descartou nada a não ser, os que nada fazem porque não sabem e não trabalham, terem descartado que não são do contra.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente há ainda muitas gente que confunde ser-se do contra, com o levantar questões. Na vida todos sabemos que há regras a seguir, há procedimentos a efectuar, há burocracias, questões legais, enfim um sem número de coisas que devemos respeitar antes de fazer o que quer que seja (veja-se o exemplo de querer construir uma casa). Se existe quem coloque em causa certos procedimentos nas obras que este executivo leva a efeito, a muito se deve o facto deste mesmo executivo, e os anteriores, manterem tudo no mais perfeito obscurantismo e restrito a um número de pessoas das amizades deles, caso que serve de exemplo a requalificação das ruas na póvoa, que ninguém soube, nem imprensa nem cidadãos que residem na rua. Mas não está em causa, apenas atesta a falta de transparência que existe neste executivo. Reivindicar transparência, não é, nunca foi nem poderá ser visto como ser do contra. Mal de nós se assim fosse pois ainda estávamos no Salazarismo. O que muitas vezes leio aqui neste blog, é uma reivindicação de maior clareza nas coisas que a junta, como organismo público deve fazer. Mas isto não sucede só aqui, em Mosteirô, que muito se tem falado, pelos vistos era igual, a falta de clareza nas coisas deve ser sempre denunciada e criticada doa a quem doer!
    Agora tenham calma, expliquem ao povo o que estão a fazer, isso foi algo que ainda não vi nenhum presidente proceder. Será que não devemos ser democráticos? Há algum mal nisso? eu penso que não!
    Evitavam-se caças ás bruxas e faits divers desnecessários. Será que custa assim tanto dizer ao cidadão comum o que se está a fazer? Será que só se lembram de falar com as pessoas quando é para entregar o saco das lanternas?

    Temos de deixar de ser dogmáticos e entender uma coisa: Em democracia a critica é o melhor que existe, seja boa ou má, e nisso goste ou não do que se vai dizendo, mas o Engenho no papel é um exemplo de bom trabalho pela freguesia.

    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  12. Já se disse aqui que se a junta tivesse ue explicar a cada pessoa da freguesia, cada acção que quisesse tomar, não se faria nada.
    Como este projecto já foi explicado há bastante tempo sugiro que os que ainda têm dúvidas vão à próxima assembleia de freguesia e perguntem o que quizerem. No final deste mes há uma.

    Não se esqueçam para ná próxima não dizerem que não sabiam.

    ResponderEliminar
  13. "Não se esqueçam para ná próxima não dizerem que não sabiam."

    Não se esqueça também o presidente de mesa vir outra vez dizer que recebeu pedido de informações sobre a data da mesma e depois desculpar-se que com tanto trabalho de expediente não lhe deram a necessária resposta.

    Suponho que a esta hora tal convocatória já esta publicada no site da junta de freguesia. Blahhh.

    Esta postura imperialista irrita: no final do mês há uma... Não sabe a data? Se souber colabore com os leitores da casa. Obrigado.

    Assinado: Alguém que vai lá estar. Esteve sempre.

    ResponderEliminar
  14. Caros Amigos,

    Já uma vez dei a minha opinião sobre a Quinta do Engenho Novo. Ninguém obriga a Junta de Freguesia de Paços de Brandão a vir dar uma explicação, mas que ela seria benvinda, lá isso era, e, nem era preciso ir a qualquer Assembleia de Freguesia para se obter uma explicação. O que se aguarda e com muita expectativa é saber o que é que vai lá ser feito e por quem, na medida que a Quinta do Engenho Novo é Parque Municipal, digo Municipal e não pertença da Junta de Freguesia de Paços de Brandão, e, como tal há no papel e numa bonita brochura, feita a expensas de todos nós, municipes pagantes, pela Exma.Câmara Municipal da Feira, sob a pomposa denominação: «FEIRA2020 UM OLHAR PARA O FUTURO».Posto isto uma pergunta apenas deixo no ar, para aquelas pessoas afectas ao partido denominante e tanbém àqueles que têm assento na Assembleia Municipal e respectiva vereação,neste Concelho me responderem. Quem é que está a fazer a intervenção no Parque Municipal da Quinta do Engenho Novo?...Qual o projecto que está ali a ser aplicado?...Se houve intervenção da J.F.P.Brandão, quem a mandatou?...Se o espaço é público, portanto de todos municipes do Concelho da Feira, e não só dos brandoenses, a Câmara Municipal da Feira, não será a responsável pelo que se está a passar?...Se sim qual a intervenção da J.F.P.informado?...É claro que uma tiragem de 2.500 exemplares da referida brochura, de Maio de 2005, é uma informação muito limitada, que é apenas acessível a uma elite política, que muitas vezes aplica tal informação em épocas eleitorais, para consequentemente tirarem os respectivos dividendos políticos.
    Se para se cortarem àrvores usamos a justificação de serem ou não autoctenes, então no caso do Engenho Novo, o melhor é fazerem uma razia completa, porque de àrvores autóctenes existem lá bem poucas ou então quem agora fala de tal tem memória muito curta do que por lá se passou nas décadas de 60,70 e 80.
    UM OLHAR ATENTO SOBRE O PARQUE MUNICIPAL DA QUINTA DO ENGENHO NOVO.

    (SOLRARO)

    ResponderEliminar
  15. 1 projecto feito pela câmara
    2 execução e controlo de acordo com esse projecto feita pela JFPB
    3Já foi apresentado e sufragado pela freguesia há cerca de 7 anos
    4 Já apareceu diversas vezes em várias publicações e está disponível na net da câmara
    5perguntas podem como de costume ser feitas na 5ªfeira 29 de Abril

    Por isso sol raro é raro, peço desculpa, aqui as críticas serem mais do que apenas isso.

    ResponderEliminar
  16. Solraro responde:

    Amigo da 21:32,

    Agradeço a sua ilucidação, contudo as dúvidas persistem. Quanto ao ponto 1, tudo bem, ele desde 2005 aparece como uma das zonas a ser intervencionadas pela Câmara, e nisso estamos de acordo, uma vez que é Parque Municipal. Quanto ao ponto dois, as coisas já diferem, vejamos o que poderá acontecer: a) - as verbas para a intervenção no Parque, serem orçamentadas,e, pelo memsmo valor, pelo orçamento da Câmara e pelo da Freguesias de Paços de Brandão, b) se tal tiver acontecido, alguma coisa estará mal e tal caso deveria ter a intervenção do Trbunal Administrativo.; Quanto ao Ponto 3, parece-me que os Partidos Políticos que tal apresentaram nos seus programas, o fizeram apenas com fins eleitoralistas, o que lhes fica muito mal, uma vez que estão a ludibriar as pessoas que neles entregaram o seu voto, ou, pior ainda, serviram-se de uma ignorância do assunto em questão;Tal assunto não deveria ser apresentado a sufrágio, uma vez que já havia uma entidade detentora (Câmara Municipal) desde 1980, só por ignorância ou má fé é que tal foi efectuado, segundo me diz, pasme-se há cerca de 7 anos!!!... Quanto ao Ponto 4, julgo que o assunto deveria ser debatido pelos Partidos que têm assento na Assembleia Municipal, e, se me permite, deveria ser oficiado o Tribunal Administrativo para uma auditoria à Câmara e à Junta de Freguesia de Paços de Brandão sobre este assunto, assim acabava-se de uma vez com as dúvidas que por aí assaltam as pessoas, e, para terminar apenas lhe posso afirmar que se as sucessivas Juntas de Freguesia de Paçaos de Brandão nada temem sobre este assunto, deveria ser o actual executivo a solicitar tal auditoria ao Tribunal Administrativo. Ainda quanto ao ponto 4, e para terminar apenas mais um reparo, para quando a colocação de um painel, junto da entrada da Quinta do Engenho Novo, com o projecto do que lá se vai fazer e comparticipado por quem?
    Talvez seja preciso fazer-se uma COMISSÃO DE DEFESA E REABILITAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL DO ENGENHO NOVO, para que tal aconteça?....

    SOLRARO, que pelos vistos bem pouco raro é.

    ResponderEliminar
  17. Qto a uma grande parte do seu comentário não irei fazer comentários, porque parece-me evidente que ninguém irá duplicar orçamentações, nem existe nenhum conflito de competências pois se ouvesse alguém da Câmara já teria xiado.
    Quanto à sufragação, lembro que a referida eleição foi feita à roda deste tema e os diversos partidos apresentaram propostas.
    Ganhou o PSD com a proposta mais clara e para a maioria melhor.
    Quanto as Juntas sucessivas ninguém diz que têm a temer. Fizeram na minha opinião o melhor possível.

    ResponderEliminar
  18. O Brito anda a dar muitas respostas aqui no blog, o que é bom, explica muita coisa. Contudo será que vai ser novamente o porta-voz lá na Assembleia?

    ResponderEliminar
  19. Não o vio nome de ninguém neste post. para além disso se não se dão respostas é porque não se dão respostas. se se responde critica-se. eu percebon: na falta de argumentos...

    ResponderEliminar
  20. Este anónimo das 14:13, ou anda a beber sumo de laranja estragado, ou não sabe ler...Eu li que o Brito vir cá dar respostas é bom...por isso não entendo a azia. Quer um Kompensan?

    ResponderEliminar
  21. ai o anónimo kompensam n percebeu.

    1. ñ tenho partido n bebo sumo laranja nem como crinacinhas ao pequeno almoço
    2.º disse que não vi o nome de ninguem e não está mesmo lá nome nenhum
    3.º a critica está na 2.º parte do comentario do anónimo ( sobre as respostas dadas na assembleia)

    inteligencia nem vê-la...

    ResponderEliminar
  22. então meninos calma. O que falta agora é dizer se o Brito vai falar na Assembleia?
    Ele não pode falar? o protocolo da presidência não lhe permite? elefica obrigado a não pensar, a não falar, a não ter opinião?
    Pode ao menos comer fora das Assembleias?
    Não vou perguntar a seguinte por questões de educação?
    Querem ir sozinhos para a Assembleia brilhar?
    Criticar sem ninguém se defender? arranja-se uma horinha no salão para tirarem fotografias de faz de conta.

    ResponderEliminar
  23. Este último comentário, roça na infantil e bacoca tentativa de ludibriar os factos, atirando poeira para o ar.
    O JB até pode falar durante toda a Assembleia, e se lhe apetecer pode mesmo comer umas sandes e uns rissóis, mais que isso era perversão, e má educação! Contudo não é isso que esta em causa, imposta sim, é que seja o executivo a responder ás perguntas que a Assembleia lhe coloque, nomeadamente a pessoa do Presidente da Junta, que pouco ou nada responde, delegando noutros, propositadamente (ou não) essa função!
    E na última assembleia pelos vistos isso foi tão gritante que a notícia do NPB dava enfoque a isso.
    Quanto a fotos no salão, se calhar ficam melhor em Milão não?

    ResponderEliminar
  24. até 5ª feira gudu gudu

    ResponderEliminar