segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lixo em Paços de Brandão - Novamente a Rua dos Eucaliptos !

Enviado por e-mail:

LIXO EM PAÇOS DE BRANDÃO

Esta semana, logo pela manhã ao deslocar-me para o meu trabalho deparei-me com uma visão aterradora. No lugar da Póvoa, mesmo ao lado dos ecopontos no sentido de quem vai para o Centro de Saúde lá estava um sofá e lixo doméstico quanto baste. Esta falta de bom senso é inconcebível nos dias de hoje, tendo em conta as diversas campanhas nos media, no sentido de orientarem as pessoas a separar, reciclar e reaproveitar os lixos domésticos.
É óbvio que isto se trata, essencialmente, de uma falta de civismo atroz. O que se passa com esta gente que não ouve nem vê nada acerca do ambiente que os rodeia? Esta questão dos lixos já não é só uma questão ambiental, mas acima de tudo educacional.
Não obstante o esforço que está ser feito pela Junta de Freguesia em limpar, tudo indica que as pessoas não estão dispostas a fazer um esforço para melhorar o ambiente onde estão inseridas, onde coabitam e vivem. Será assim tão difícil perceberem que o que fizerem por ele, estarão a fazer por si próprias?
A minha sugestão ía no sentido de apelar à autarquia no sentido de melhorar/inovar os instrumentos de divulgação. É a derradeira solução que consigo vislumbrar. Podiam ir desde a colocação de panfletos nos principais estabelecimentos/organismos/instituições da freguesia e distribuição pelas caixas postais nos vários domicílios, ao anunciar nas próprias missas, e-mails, actividades lúdicas que tenham por base estas campanhas de sensibilização, etc.
São meios que a priori poderão nem ter custos assim tão elevados, desde que os recursos sejam realmente optimizados e centralizada toda a atenção para o cerne da questão que se pretende aqui ver resolvida. É que falar em educação ambiental é ainda para muitos (certamente os que mais poluem) o mesmo que nada dizer, levando a que seja o comodismo a vencer.
Com a mentalidade eco-tacanha desta terra, tenho sérias dúvidas se as futuras gerações virão a pensar de forma mais razoável face a estes assuntos. É preciso que elas vejam e sintam, desde agora, o exemplo dos seus educadores, ou correremos o risco de depois já ser tarde demais. E lógico será dizer que só quando os problemas forem mesmo sérios é que haverá preocupação com as consequências destes actos irreflectidos.

Sara

10 comentários:

  1. Olá Sara
    Já tinha feito um comentário sobre a lixeira, que se encontrava na rua dos Eucaliptos, durante a apresentação, no Salão Nobre, da requalificação das ruas da Povoa e outras.
    O meu comentário foi para chamar a atenção da vergonha, que se apresentava, na dita rua.
    Continua, tens o meu apoio

    ResponderEliminar
  2. Quando é que foi essa apresentação da requalificação das ruas da póvoa?

    ResponderEliminar
  3. A Apresentação do projecto da requalificação das ruas da Póvoa, do Cruzeiro, da Ponte Nova e da Relva,foi apresentado no dia 7, quarta-feira,se não me engano, pois não tomei nota do acontecimento,embora estivesse presente.

    ResponderEliminar
  4. Como é que tiveste conhecimento dessa apresentação? Não li nada em lado nenhum, foi por convite?

    Já agora partilha aqui o que lá foi apresentado, pois é de todo o interesse essa divulgação.

    ResponderEliminar
  5. Finalmente um post que não roça a maledicência. Parabéns

    ResponderEliminar
  6. Afinal como é? Projecto de requalificação para uma das principasi ruas da terra e o povo não sabe. Só convidam alguns. Esta terra mete mesmo nojo. Um bando de totós que tem a mania que mandam e fazem e desfazem. Agora é que vou meter mãos à obra e vai sair fogo cruzado. Vou contactar uns amigos sobre muitas ilegalidades que se vão fazendo nesta terra e preparem-se vai aparecer confusão. Sei do que falo.

    ResponderEliminar
  7. Olá vivam todos.
    Vamos ter calma que o homem pensa e a obra nasce.
    O projecto da requalificação das ditas ruas ainda não esta concluído, admitamos que se esta a fazer algum trabalho, só espero que não seja como o projecto da quinta, que é para 20 anos, até breve

    ResponderEliminar
  8. É só insultos. ele chama um bando de tótós....diz que Paços de Brandão mete nojo... é com cada um...

    ResponderEliminar
  9. cuidado agora é que vai for...ele vai meter mãos à obra.

    eh eh eh

    Mais um projecto, como não se pode criticar que não faz, arranja-se uma critica de que não convidou o pessoal em casa de cada um.
    Toda a gente soube. de direita de esquerda, etc.
    Mas não convidaram o home, agora é que vai for. saiam da frente.
    Agarrem-me senão eu bato-lhe.

    Vai catar macacos....

    ResponderEliminar
  10. Olá Sara, fazes muito bem em divulgar estas pequenas faltas de civismo que se apodera da sociedade e aquando da eleição do Presidente para a Junta de Freguesia, nomeadamente no debate entre os candidatos alertei para isso mesmo. Basta dizer, que a vontade de limpar muitas vezes é estragada por outros.

    Digo eu, que tal terem doado o sofá a uma instituição de solidariedade, seria uma boa acção e uma ajuda para quem precisa...

    ResponderEliminar