sexta-feira, 9 de abril de 2010

Junta de Paços de Brandão - O belo, o feio e o ridículo

Não existe nenhuma regra de gosto objectiva, que determine por meio de conceitos o que seja belo, uma vez que todo o juízo proveniente desta fonte é estético. Isto é, o sentimento do sujeito e não o conceito de um objecto é quem determina o seu fundamento.

Na antiguidade, houve quem propusesse que o belo fosse o útil, mas sabemos que são coisas distintas, porque as coisas úteis não são necessariamente belas e vice-versa.
O útil está circunscrito a uma situação particular e relativa, já o belo é independente de qualquer condição. O belo julga-se por si mesmo, ao passo que o útil deseja-se em função de um propósito.

Como pensou o nosso querido Mino e o duo maravilha alaranjado no seu programa eleitoral, o belo “agrada sem conceito”, logo há que mostrar coisa bela. Então tivemos as máquinas do povo, as limpezas, o parque infantil, tudo num cronograma mesmo a tempo de ser visto, como belo, ora aí está! Aqui neste conceito só falhou um detalhe: só podemos dizer de algo que é útil quando o sujeitamos à experiência ou à ponderação, que nos casos mencionados deixam um pouquinho a desejar em relação à sua utilidade...
Por outro lado, não é possível dissociar o belo do seu antónimo: o feio, o adágio (“Quem o feio ama bonito lhe parece”), mostrando que os juízos sobre o belo e o feio são potencialmente arbitrários. Se um objecto é considerado feio é porque não possui aquilo que se julga ser belo, mas como tal consideração é sempre subjectiva, o que é feio para uns pode ser até sublime para outros e vice-versa, como são exemplo disto cá no nosso Palatiolo o abate das árvores na Quinta do Engenho Novo, as estradas esburacadas e ainda em paralelos, ou mesmo as pressões sobre associações, pessoas e órgãos de comunicação social.

Nem o cómico pode servir de meio de apuramento do belo e do feio, porque tanto podemos rir de uma coisa bela como de uma feia, embora seja esta última, quando associada sobretudo ao ridículo, a que provoca mais vezes o riso.

Toda esta explicação que trago ao Engenho, poderia ter um fim piadético, mas não tem, uma vez que achar piada ao ridículo que nos toca, é ridicularizar os próprios Brandoenses e estes não o merecem! O nosso querido Mino, e a sua equipa, já mostraram que por cá se limitam a fazer obras que dignifiquem o belo, excluindo o útil, escondendo o feio e, por fim, tornando Paços de Brandão um destes dias numa obra do ridículo tais são as trapalhadas que já mostraram!

14 comentários:

  1. Gostava mais que este blog fosse sinónimo de um Paços de Brandão vivo e activo, em vez de ser um pequenino blog de oposiçao à actual Junta de Freguesia!

    ResponderEliminar
  2. Já que o PS não faz oposição, pelo menos faz este blog, até porque é saudável que assim seja, nesta terra onde os "sábios" só se ouviam a si mesmos, agora lá ouvem mais gente e isso incomoda-os. Como cantava o Sérgio Godinho; "A liberdade está a passar por aqui", Bem hajam Engenho no papel!

    ResponderEliminar
  3. Gostava de dizer ao anónimo da 22.29 que perca essa esperança.
    Aqui só vai ler estes posts em que os autores se perdem em palavras ocas ( perdem-se sobretudo porque querem fazer ou dizer coisas de uma forma complicada e não conseguem por manifesta falta de jeito).
    Uma boa crítica que ajudasse a fazer melhor não vê nem vai ver, porque eles querem o pior, para terem mto que dizer, e assim até parecer que que poderiam ser capazes de fazer melhor.
    Porque fazer alguma coisa com limitações de ordem orçamental, é que é difícil. Sonhar em utopias como se as disponibilidades fossem infinitas é fácila e é o campo em que estas pessoas se sentem melhor.
    Vamos ver se por exemplo na próxima assembléia de freguesia se algum destes críticos aparecem para fazer as suas críticas. Eu estou certa de que não irão. Eles preferem incomodar temas de Sérgio Godinho que tal como eles nunca chegou a lado nenhum óbviamente de forma injusta como é claro.

    ResponderEliminar
  4. será que eu entendi pelo post que o parque infantil não é útil? será que limpar a freguesia não é útil?
    Ainda não sabem que as estradas de Paços não são feitas pela junta? sabem exactamente qual o orçamento da junta?
    Estão a tentar com aquele palavreado todo chegar a algum lugar ou é puramente tentar baralhar as coisas na tentativa vã de escamotear a evidência das vossas críticas sem sentdido?

    ResponderEliminar
  5. Fazem posts do "fora da lei" e a alertar para o problema do parque e agora vem dizer que afinal isso faz parte do "belo" e não do "útil"!!! Ah ah ah é uma mistura de Platão e Lucky Luke

    ResponderEliminar
  6. É clarto que limpar a freguesia é útil. É claro que o parque infantil é útil.É claro que as estradas arranjadas também devem ser uma prioridade da freguesia. É claro que a liberdade de expressão também deve ser uma prioridade dos brandoenses. É claro que a limpeza de toda a freguesia e não só do arraial, deve ser uma prioridade da freguesia. É claro que o não se apontar o que vai mal neste reino também é uma prioridade da freguesia.É claro que que alguém é como o cantor Sérgio Godinho,que não vai a lado nenhum, é preciso é ser como o Marco Paulo ou outro do mesmo género, também é uma prioridade da freguesia.É claro que ignorar tudo aquilo que levante problemas para a gestação daqueles que mandam na freguesia, também é uma prioridade a não esquecer.É claro que a verdade dos factos apontados, também é uma prioridade tentar provar que tal foi ou é uma pura invenção do Engenho. É claro que a democracia e a liberdade também é uma prioridade que parece ainda não existir nesta paróquia de S. Cipriano, pelo menos para a classe política dominante.

    ResponderEliminar
  7. Também é claro que considerar isto apenas um pequeno blog é ignorância redundante.
    Também é claro que muito povinho se vende pelo colorido de um parque infantil. Gaste-se até ao ultimo cêntimo na animação do povo. Primeiro os rebuçados e depois as chicletes. Primeiro promover as promessas coloridas depois as reais necessidades dos utentes. Pois claro. Queixarem-se de falta de dinheiro é treta. Está visto que ele não falta para seguir a estratégia. Algum dia numa verdadeira crise alguém fazia tal investimento sem primeiro pagar a quem deve? É claro que me refiro ás facturas herdadas. Mete confusão o debate?
    Caro anónimo de 10 de Abril de 2010 19:20: Cresça... e fale de Sérgio Godinho. Pare de tomar aspirina a pensar que ela é rica em vitamina C. Ela está na laranja. Não na acidez da falta de visão democrática.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo 00:26
    Cresça?? você fala como um puto, tem conversa de puto, tem uma lógica imatura de puto e deixa-se levar como um puto. Fica-lhe a santa inocência se tiver menos de 10 anos. Se tiver mais é aquilo que neste momento todos nós estamos a pensar. Quanto ao sergio Godinho, enquanto o partido apoiou lá foi vendendo umas coisinhas e indo a festa do avante. Agora anda ...onde mesmo?

    ResponderEliminar
  9. A Arrogância típica dos laranjadas cá do burgo transpiram por todos os poros a cada vez que se sentem incomodados...de facto cresçam o que lhes falta é mesmo isso, o 25 de Abril foi há 36 anos mas parece que não passou por aqui. Aliás se bem se lembram o Padre cá da terra, que pelos vistos bebe sumo de laranja, teve a lata de dar voz de prisão aos elementos (por acaso do PS) que procediam ao recenseamento...haja memória! e vergonha! APRENDAM A VIVER COM A CRÍTICA!

    ResponderEliminar
  10. Olá anónimo das 12:06.
    Perdoo-lhe o tédio pela opinião dos outros. "Se tiver mais é aquilo que neste momento todos nós estamos a pensar" Este nós, reflecte que você, por si só, quer valer a sua opinião em nome de outros e não sabemos de quem. Não se adiante e fale só por si. Exprima o que pensa por si. Continuo a sugerir, insisto, cresça e fale de Sérgio Godinho e do que ele representa na musica portuguesa.Estarei na presença de alguém que nunca teve oportunidade de escrever em lado nenhum, tem a opinião que tem deste blog e vem para aqui gastar o seu latim e o "papel" disponível na área de comentários?. A santa inocência já era. Esteja atento aos sinais dos tempos e perceba que nada será como dantes no que se refere á construção da opinião publica.
    A diferença faz a evolução, na politica também, no poder também. Apenas é preciso que cada um ocupe o seu lugar, ou como o nosso Presidente de Junta, lute por ele.

    ResponderEliminar
  11. Boa Tarde anónimo das 12:06,

    Não sei se o meu amigo já era nascido quando se deu o 25 de Abril de 1974. Se era, parece que se esqueceu depressa do que se passou na formação dos partidos políticos, em liberdade, logo a seguir àquela data. Infelizmente em Paços de Brandão, como em muitas terras, o caciquismo e a igreja, determinaram que este ou aquele partido tivesse a preponderância, digo mesmo a exclusividade de exercer o poder em determinada região,e no caso de Paços de Brandão, nesta terra. Todos se recordam do Pde. Julião afirmar que os católicos não deviam votar no Partido Socialista,«a mãozinha fechada não dá nada», que eles eram «comunistas», etc.,etc.,foi contra ventos e marés que quatro ou cinco pessoas aderiram então ao PS e deram a cara para que esta terra não continuasse como dantes, ficando apenas com um partido em quem votar, apenas o nome era diferente do partido único do antes 25 Abril. Com excepção de um elemento, eram todos trabalhadores ou estudantes, os meios económicos eram nulos,enquanto o PSD tinha a maior parte dos industriais , «grandes senhores» e a igreja, que do alto do púlpito não se cansava de apelar para que não votassem nos partidos de esquerda, sendo o PS o que incomodava mais o Sr.Padre e os «grandes senhores». Quanto à música de Sérgio Godinho, do Zeca Afonso, do Adriano Correia de Oliveira, e de tantos outros, eram canções de protesto contra as injustiças sociais, muitas delas foram feitas antes do 25 de Abril, não vamos rotular as pessoas que as interpetaram como sendo afectas a este ou àquele partido, meu caro amigo, o que o Senhor disse não se enquadra na Democracia, tem que ter respeito pela opinião dos outros se quer que respeitem a sua, não se pode ignorar a liberdade de expressão e a variedade de opiniões. Os partidos políticos não podem ser considerados como clubes fotebolísticos. Temos que ter a consciência de que ao se votar em alguém, é para que o povo seja respeitado e servido com isenção partidária. Em Democracia não se deve lutar por ter este ou aquele lugar, o lugar é-lhes atribuído pelo voto do povo para o lugar a que concorreram, para que quando forem eleitos sirvam com isenção e honestamente os interesses da comunidade.Foram estes princípios que sempre nortearam aqueles que se filiaram em 1974 no PS, sempre souberam respeitar os outros partidos políticos, foseem de esquerda ou de direita, nunca lutaram para ter este ou aquele pelouro, deixaram sempre que o povo escolhesse e sempre repeitaram o resultado das eleições, embora pese ter-se assistido,muitas vezes,nesta terra, a actos contrários à Democracia e a uma influência directa nos resultados eleitorais. O Partido Socialista nunca precisou de andar a transportar velhinhos para as mesas de voto e nunca procurou que o Sr. Padre os abençoasse.Termino com aquilo que o anónimo das 12:24 disse: "HAJA MEMÓRIA! E VERGONHA! APRENDAM A VIVER COM A CRÍTICA!"

    UM DOS FUNDADORES DO PS-PAÇOS DE BRANDÃO

    ResponderEliminar
  12. Será mesmo um dos fundadores do PS? hum...

    ResponderEliminar
  13. Hummm pelo discurso as tantas é um fundados da "opus dei" cá de Paços...Ou então um dos fundadores do grupo "Bilderberg" local que reunia no café clube ás sextas a noite. das duas tres

    ResponderEliminar
  14. LAMENTAVELMENTE SEI QUE É VERDADE QUE INFELISMENTE NA MINHA TERRA O QUE OS PATROES DIZIAM AOS SEUS EMPREGADOS ERA LEI EU SÓ QUERIA PERGUNTAR A UM PATRÃO AVESSO à DEMOCRACIA ISTO: DIZIA ELE PARA OS SEUS EMPREGADOS ( QUE OS EMPREGADOS SEM O PATRAO NAO ERAM NINGUEM) E EU PREGUNTO E OS PATROES SEM OS EMPREGADOS QUEM SÃO ?MENTALIDADE TÃO RETRÓGADA A DE ALGUMAS PESSOAS DE PACOS DE BRANDAO. REPAREM QUE EU NUNCA FALEI EM EMPRESÁRIOS FALEI EM PATRÕES PORQUE AQUELES EM RELAÇÃO A ESTES NÃO TEM COMPARAÇÃO FALTA DE FORMAÇAO FALTA DE EDUCAÇÃO FALTA DE RESPEITO PELO SEU SEMELHANTE QUE TRISTEZA AINDA HVER EM PACOS DE BRANDAO TANTA GENTE COM SAUDADES DO ANTIGO REGIME QUE POBREZA ASSIM NAO VAMOS A LADO NENHUM. A DIGNIDADE NÃO SE COMPRA VIVE-SE . CUMPRIMENTOS

    ResponderEliminar