sexta-feira, 16 de abril de 2010

Futebol em Paços de Brandão - RESPIGOS COM HISTÓRIA (I)

Enviado por e-mail:


UM CLUBE REGIONAL CHAMADO "CLUBE DESPORTIVO DE PAÇOS DE BRANDÃO"

RESPIGOS COM HISTÓRIA - AS ORIGENS DO FUTEBOL EM PAÇOS DE BRANDÃO

A primeira equipa de futebol na localidade apareceu no ano de 1920 com a denominação de União Brandoense Football Clube, devido à persistência de vários jovens que praticavam esta modalidade, no largo da Praça, no recinto da antiga Feira dos 7.
Era uma agremiação de modelo de equipa de rua ou de bairro, sem sede ou estatutos, que praticavam futebol por paixão! Com a necessidade de se tornar num verdadeiro clube, um punhado de Brandoenses fundaram, em Março de 1922, o Paços de Brandão FootBall Clube, com sede no largo da Praça e com campo próprio inaugurado em Março de 1924.
Dos fundadores constam os nomes de: Dr. Manuel Brandão, José Rosas, Joaquim Ferreira Macedo, Américo Coelho Relvas, Florentino Monteiro, António Pinto Coelho Júnior e Adelino Ferreira Alves. A primeira foto existente data de 1924. A que está neste respigo é composta por jovens de várias condições sociais, onde pontificavam : José Rosas, Joaquim Rosas, Zé Brandão, Dr. Manuel Brandão, Aires de Sousa, António de Sousa, Augusto Pais, entre outros, que compravam os seus equipamentos e competiam com as grandes equipas da região. Que se saiba, possuíam estádio próprio, mas não era homologado devido às exíguas dimensões do campo, portanto não foram permitidos jogos oficiais.
No biénio 1924 - 1925, competiu com as melhores equipas da região Norte, chegando inclusive a ser o clube número 1 na fundação da Associação de Futebol de Aveiro, em Setembro de 1924, juntamente com mais 11 equipas: Espinho, Sanjoanense, Ovarense, Galitos de Aveiro, Fogueirense, Recreio Artístico de Aveiro, Anadia, Bustelo, Sport Oliveirense, União Oliveirense e Sport Beira-Mar. Foi entre 5 equipas o responsável do primeiro campeonato de futebol de Aveiro, na época 24-25, ficando em segundo lugar, disputando todos os jogos como visitante, sendo vencedor o SP Espinho.
Quando tudo parecia correr bem, com a saída dum dos fundadores do clube e também presidente da Junta, Joaquim Macedo, a nova Junta Republicana decidiu tornar os terrenos do campo de utilidade pública, que eram da pertença da Junta, começando um braço de ferro que duraria até 1929, o que quase acelerou o fim do clube, deixando de praticar o futebol e assim a freguesia ficou sem a prática de qualquer desporto.
Com o desaparecimento do clube neste período, os atletas filiaram-se nos clubes vizinhos, contribuindo alguns atletas para os êxitos contínuos do SP Espinho, que foi campeão do campeonato anos seguidos, sem adversários à altura e, por essa razão, este clube tinha inúmeros adeptos da nossa freguesia.

Bardo da Lira

PAÇOS DE BRANDÃO FC – 1924 (CONTINUA)

3 comentários: