sábado, 24 de abril de 2010

Alfredo Henriques a favor das SCUT se for para todos.

Pois é, parece que desta vez é mesmo a sério. A a partir de 1 de Julho lá vamos cemeçar a ter de fazer contas quando decidirmos ir ao cinema, ao shopping ou simplesmente ver as montras. Temos de ponderar 2 coisas:
1- Se temos dinheiro para o Bilhete do cinema, pois ficará mais caro!
2- Se não ir pela A29 compensa ou não o custo da reparação do carro, e risco de acidente!

Pelos vistos, o ministro das Finanças avançou esta quinta-feira passada, que as portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador, as SCUT, vão estar efectivas e a cobrar a partir de 1 de Julho.
A propósito disto, Alfredo Henriques, Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira diz-se consciente da situação em que está o país, mas defende que, por uma questão de justiça, "se houver portagens nas SCUT tem que haver em todas as outras auto-estradas".
A nós parece-nos inacreditável este derrotismo do nosso autarca, alinhado claramente com outros abrangidos pelas auto-estradas que passarão a ter portagens pagas. E parece-nos inacreditável uma vez que em nenhum dos casos existe estradas alternativas eficientes.
Que raio de país este onde tudo e todos são manipuláveis, vergam aos interesses do mais forte... Também pudera!!! É o povinho que paga a conta, por isso que se lixem. Que terá dado Sócrates desta vez aos presidentes de câmara?!
No Engenho temos noção que a colocação de portagens na A29 irá provocar ainda mais agudização de problemas financeiros que afectam muitos Brandoenses que utilizam esta via para se deslocarem para os seus empregos.
O PEC é vendido aos Portugueses como uma banha da cobra que cura todos os males, nem que seja à custa de males maiores! Que os erros dos BPP´s se paguem às nossas expensas e o resto que se lixe: "bota portagem".
A escassas horas de comemorar os 36 anos do 25 de Abril, confirmamos que a classe politica está doente! Já lá não existem praticamente pessoas competentes! Não nos venham com as direitas e as esquerdas: são ideologias forjadas em torno dos interesses que servem apenas para manter quente o tacho de cada um deles!
Todos os dias vemos na Tv alguém iluminado a afirmar ter encontrado elixir do regresso da fartura, mas que na realidade não é mais que a água benta que tapa as bocas e os olhos, cada vez mais amordaçados e tapados dos Portugueses. Enfim, só nos resta mesmo é pagar e não bufar, pois a luta terminou!

10 comentários:

  1. Meu caro, convém citar tudo o que o presidente disse se não quer enganar as pessoas!! Para além do que está aqui, o presidente acrescentou "“Para se construir essa SCUT, destruíram as ligações existentes na 109 e, se há um aspecto pelo qual não se devia pagar portagens nessa estrada, é exactamente esse”!!!
    Ora isso mostra que o presidente discorda das portagens da A29 precisamente porque acha que as alternativas são más.
    Metade do seu post já foi contrariado. Vamos à outra metade:
    Como já disse noutro sítio, O princípio do utilizador-pagador na sua generalidade é mais justo do que ter todos os contribuintes a pagar o que só alguns utilizam, o que não é justo é concentrar estas portagens no norte, mais concretamente, nos acessos ao Porto. A Via do Infante no Algarve e o IC 19 em Lisboa têm alternativas melhores do que a EN109 e não são portajados.
    A classe política está doente mas não tem nada a ver com o que aqui se disse nem com portagens!

    ResponderEliminar
  2. Caro Raper:
    Antes de tudo queremos agradecer a sua participação neste blog com a sua opinião. Gostaríamos de o esclarecer, que a fulanização que atribui a este post na pessoa de Alfredo Henriques está errada! Este texto fala na generalidade dos autarcas, apenas se aludiu a este presidente por ser da Autarquia loca. Quanto ao teor das declarações do autarca, as palavras eram as que se encontravam em todos os órgãos de informação on-line, e para este efeito, não interessava mais que isto pois serviram apenas para ilustrar o texto, não sendo por isso relevantes para a ideia final. Por outro lado, a sua opinião contraditória sobre o conteúdo deste post, merece tanto respeito, é tão válida e legítima, como a do autor. Se bem percebeu, trata-se de "opinião", como tal nem mais nem menos que o reflexo do ponto de vista deste sobre o assunto em epígrafe. Do mesmo modo que você acaba de registar o seu. Isso leva-nos ao encontro do que diz na sua última frase, se para si os políticos e portagens nada possuem em comum, na opinião do autor estão ligadas naquilo que termina chamando aos políticos que da direita à esquerda, padecem de um mal crónico chamada incompetência! Apesar de na sua óptica confessar discordar, no Engenho admitimos estar de acordo com o autor, pois basta pensar em quem estava por trás dos casos BPP e da Face Oculta para entender o que é isso dos políticos "doentes". Não nos querendo alongar muito mais, e como já aqui referimos, amigo Raper: são opiniões expressas livremente por pessoas livres!
    Por isso: viva o 25 de Abril e a liberdade!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Isto, ao contrário do que se disse não é uma rtigo de opinião!!! Basta olhar para o titulo que não é mais do que uma notícia (falsa!).

    É claro que tem o direito a uma opinião. O Alfredo Henriques podia dizer "azul" e quem colocou o post pode achar que ele disse "vermelho".
    O que acho mal é que aqui se venha dizer que ele disse "vermelho" e quando alguém vem esclarecer que ele disse foi "azul" digam: !Tá bem, mas isso é a tua opinião!!!"


    Eu estava lá e claramente foi contra o pagamento de portagens na A29. O resto é mentira...

    ResponderEliminar
  4. De facto têm razão a observação que faz este último comentador, conforme pode ler do texto, não se pretende colocar em Alfredo Henriques a ideia de que apoia as SCUT, o título do post foi alterado para melhor corresponder ao seu conteúdo.

    ResponderEliminar
  5. O título foi alterado para não enganar as pessoas!!! Habilidades há muitas...

    ResponderEliminar
  6. O amigo deste último comentário, é dos que só lê os títulos, o que por si só atesta da clarividência do seu comentário. Se lesse o texto percebia, como toda a gente percebeu, que Alfredo Henriques assume numa atitude de resignação e derrotismo, ao ser favorável a portagens mesmo que para todos. O que passa a ser verdade, é que com esta atitude a luta acabou, e a reivindicação findou. E no fundo no fundo...ele assume que concorda que todos nós que usamos a A29 comecemos a pagar. Além de que bem podia nem dizer nada, pois já está decidido pelo Governo, e ele nada mais pode fazer. Vota PS!

    ResponderEliminar
  7. Para o anónimo das 14:51

    1.º O título tanto não correspondia ao texto que foi alterado.

    2.º Que dizer de um título que diga: Sócrates é corrupto, mas que o respectivo texto mostre o contrário? (Será que o anónimo tinha a mesma opinião sobre a inutilidade do título?)

    3.º Dizer que o Presidente da Câmara podia não dizer nada porque o Governo já decidiu não é argumento porque isso era sinal de submissão(só se for um argumento válido para o partido no qual o anónimo diz para votar)!

    4.º Do comentário gostei da especial referência à entidade única e exclusivamente responsável pela colocação de portagens na A29.

    Bem hajam, e votem de acordo com a vossa consciência!

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo das 16:33

    1- O autor do texto explicou, e bem, porque alterou o titulo, ainda não entendi a sua dor de "côto" com o Alfredo Henriques.
    2- O texto fala dos políticos doentes, os fracos, os fraquinhos e os muito fracos..de competência claro está! (continuo a não entender a sua dor..)
    3- Claro que o Alfredo Henriques é um paladino da elevação e competência (30 anos de saneamento sem fazer, foi para agora os amigos da Indáqua se governarem não?).
    4- Têm de ler melhor as entrelinhas, o "vota PS" era ironia...sou anarquista!

    Por mim acabavam os políticos todos actuais, são uma cambada que comem da mesma panela! Antes de apelar ao voto penso que devia haver um novo 25 de Abril, e desta vez meter alguns no campo pequeno sem dó nem piedade!

    ResponderEliminar
  9. Caros Amigos,

    Já me estou a tornar num leitor assíduo do Engenho no Papel, e, sempre que posso, lá vou deixando os meus comentários, como o que estou a fazer agora.
    Pelo que se me tem dado observar, nem ao de leve se pode tocar em algo que seja «laranjinha», para alguns tudo o que eles disserem ou fizerem, têm que ser dogmas aceites.Não vi no artigo que deu origem a estes comentáeios todos, algo que ofendesse quem quer que seja e muito menos o Sr.Alfredo Henriques. Quem for a favor das portagens ou nunca foi ao Porto ou a Aveiro pela 109 ou tem isenção delas, tendo alguém que lhas pague, ou serão colocadas em despesas de deslocação na escrita de qualquer indústria desta região, portanto tanto se lhes dá que haja portagens ou não, para o nosso amigo Raper, parece ser essa a sua situação .É claro que não temos alternativas à A 29, pela 109 nunca mais lá se chega, tanto para o Porto como para Aveiro, e, já não se falando no ridículo da sua colocação, veja-se o caso de quem se tiver que deslocar de Paços de Brandão para Ovar, ou vai pela estrada florestal de Esmoriz ao Furadouro,pela 109 apanhando esta via de comunicação em Esmoriz ou Cortegaça, ou se vai pela A 29, paga portagens, antes da estação de serviço de Ovar.Bem quem quiser passear e se deslumbrar com a paisagem e com as «turistas florestais» então pode optar pela estrada florestal, quem quiser ir sossegado e rápido para o seu emprego, lá vai ter que desembolsar mais uns Euros ao fim do mês, o mesmo se passa para quem trabalhe em Vila Nova de Gaia ou no Porto. Amigo Raper faça as contas e veja quanto fica no fim do mês a estas pessoas, que não têm alternativas nenhumas, tem que se sair do seu já de si tão amargurado vencimento, não podem colocar tais despesas em verba nenhuma, o IRS de pessoas que trabalham por conta de outrém não lhes permite tal. Agora veja bem a questão por este prisma e diga lá se não concorda com o que está escrito no artigo?...Ponha de lado o partido de que é simpatizante, seja ele qual for, coloque-se no lugar do «Zé Pagante» e depois diga-nos qualquer coisa.

    SOLRARO

    ResponderEliminar
  10. bota portagem sócas-te!

    ResponderEliminar