sexta-feira, 2 de julho de 2010

Assembleia de Freguesia dia 25 de Junho - Resumo

Numa sessão que prometia maior assistência, afinal primou mesmo pela ausência e, com isso, por pouco o PSD perdia a maioria! Os ilustres Tono Mangas e Capela não estavam lá e até a Bina, uma figura muito estimada aqui no Engenho mas algo controversa, se esqueceu de vir! Quanto ao nosso Tesoureiro, pelo que sabemos, esteve a vender sandes num bar do C.D.Paços de Brandão, dando assim o seu apoio determinante ao torneio que decorria! Coisa, aliás, bastante mais interessante que as assembleias de freguesia!
Mas a sessão não seria marcada pelas ausências, longe disso. Esta terá sido mesmo uma das mais participadas pelos eleitos a que alguma vez se assistiu, onde até os membros do PSD mostraram toda a sua indignação a propostas do executivo com 7 palmos de terra e pouca cabeça!
Mas voltando ao que efectivamente se passou por lá, começamos pelo período do antes da ordem dia: o nosso estimado líder da oposição, Carlinhos das Neves, quis mostrar trabalho de casa e colocou algumas perguntas que trazia na algibeira ao nosso presidente Mino, nomeadamente sobre o estado calamitoso das nossas estradas, com desníveis e paralelos soltos por todo lado. Quis também saber qual o ponto de situação das passagens de nível e da iluminação pública. Por fim, manifestou a sua preocupação quanto a um cavalinho do parque infantil, que estava sem certificado de conformidade (no Engenho já tínhamos dado nota disso). As respostas foram breves e semelhantes: "Vou ver", "Não sabia disso", "Vamos ver" e "Não sabemos" - Obrigado Sr. Presidente pela sua eloquência!
Passando ao que era a agenda da ordem do dia, começou-se por ler a acta da assembleia anterior, para ser submetida a votação, tendo tido aprovação unânime e sem reparos! (parabéns ao redactor).
De registar que de acordo com o que é dito na acta, a intervenção na Quinta do Engenho Novo, "Foi um acto de coragem para implementar o projecto previsto". Pois bem, como esta Junta nunca se dignou informar o comum Brandoense de que projecto se trata, esperamos que seja este, com toda a sua megalomania e ambição. Insistimos, por isso, na sua implementação com celeridade, enquanto há dinheiro na Câmara, e antes que o mato e as silvas regressem, pois já é o que se começa a notar com a paragem verificada dos trabalhos.
Passando de novo à ordem do dia, o 2º ponto da agenda era o regulamento do cemitério, e foi aqui neste assunto, aparentemente pacífico e inoculo para votação, que o nosso Carlinhos das Neves tirou um coelho da cartola, e infringiu aquela que foi maior humilhação política desferida ao PSD, de que há memória numa Assembleia de Freguesia! Revelou, desde logo, um exaustivo trabalho de casa, onde demonstrou claramente que leu atentamente o regulamento proposto e sabia bem do que falava (talvez o único que o leu). Começou por questionar sobre a autoria da proposta, ao que lhe foi dito partir do seio da Junta, com base numa proposta que existia que nunca foi submetida a votação, e que continha as linhas gerais desta versão. Feito o esclarecimento, Carlinhos das Neves, questionou a legalidade do documento apresentado, uma vez que do seu trabalho de pesquisa, verificou que era baseado numa lei que, entretanto, teria sido revogada por outra mais recente, e com isso encontrou inúmeras incongruências, para além de outros tantos pontos cujo entendimento era pouco claro, tais como: "Proibição de retirar adereços das campas sem autorização da Junta" e ainda "Proibição de permanência de menores de 10 anos sem estarem acompanhados pelos pais", os quais considerou quase absurdos! Mas haviam mais nesta trapalhada. Porém, nem os vamos referir. Para completar a cereja no topo do bolo, existiam inúmeros erros de escrita, que leva a deduzir que o corrector automático estava avariado!
Por causa desta avaliação do nosso líder da oposição Neves, e desmascarada toda esta trapalhada da proposta do Executivo da Junta e, com isso, foi lançado o debate com inúmeras intervenções, de onde se destaca a da nossa laranjinha de estimação Ritinha Marques, que concordou com quase tudo o que disse a oposição. Referindo mesmo que ela própria já teria detectado muitas das irregularidades que foram levantadas pela oposição. Isto deu origem a uma verdadeira "avalanche" de questões pelos vários eleitos, e até mesmo não eleitos, de que é caso disso o Mano Brito, que muitas vezes sem lhe darem a palavra a usou como se de um eleito se tratasse, e ainda por cima com a conivência do Mano JB.! Curioso foi verificar que que ele mesmo, enquanto presidente da mesa, tenha demonstrado tão claramente a vontade de calar o secretário quando o a coisa estava já a atingir o mais que ridículo para o executivo e hostes PSD. Este episódio deu origem a um "quid pro quo" interessante, ao qual a Ritinha, num acto de coragem democrática não cedeu, insistindo e bem, com a sua dissertação até ao fim! Quem não estava nada contente, mostrando-se mesmo atónito, foi o Presidente Mino que nem a boca abriu, talvez a pensar quem seria o responsável por tamanha trapalhada! Com isto tudo, a proposta do executivo foi retirada de votação, e prometida uma versão revista com a colaboração de entendidos em leis!
Outro assunto que veio a cena, foi o inventário dos bens da Junta, que é uma imposição legal. Daqui nada de importante surgiu, sendo apenas de referir que tinha sido proposto que as molduras com pinturas pertencentes à autarquia tinham valor igual a "0 - zero", ao que uma vez mais o Carlinhos das Neves, numa noite inspirada, discordou com isso, propondo que fosse solicitado na freguesia a pessoas entendidas na matéria, que dessem um parecer e com isso se pudesse atribuir um valor qualquer, mas nunca de "0 - zero", ao que o executivo concordou aceder. Ficamos ainda a saber que, finalmente, o novo site da Junta vai entrar em funcionamento em breve!
Posto isto, e como a noite já ia longa, deu-se a palavra ao público, onde o cidadão Júlio Silva, assumido de direita, colocou algumas questões e sugestões ao executivo das quais destacamos as seguintes: Sugeriu que fosse implementado de imediato o horário de abertura e fecho da Quinta, ao que o Presidente respondeu que iria ver com o proprietário do restaurante da Quinta dessa possibilidade, mas que nesta fase das obras não via ele próprio grande necessidade nisso. Solicitou a intervenção do executivo junto das autoridades policiais no sentido de que estas fizessem maior controlo dos estacionamentos, nomeadamente na Rua do Monte de Cima, ao que o Mino respondeu, encolhendo ombros, que já lhe haviam solicitado precisamente o inverso, ficando o homem aqui claramente dividido! Por fim, colocou duas sugestões relativamente ao novo site: Que fossem lá colocadas as actas, e também os nomes e datas de nascimento dos originários de Paços de Brandão. Á primeira pergunta, a resposta foi positiva e repetida já em sessões anteriores, pois já por várias vezes outras pessoas do público abordaram este problema e colocaram essa proposta. Indo mesmo mais longe, onde não só se sugeria as actas, mas também a publicitação das datas das assembleias! O que ainda não se entendeu foi a segunda sugestão: para que raio se quer ver publicitado isso? O nosso estimado Neves foi mais longe, pedindo a palavra, e referindo essa sugestão como algo xenófoba, pois iria criar clivagens futuras entre pessoas. Sobre isto apetece citar o astrofísico Hubert Reeves, que escrevia assim: "Antes de sermos homens ou mulheres, brancos ou negros, Portugueses ou Espanhóis, Europeus ou Americanos. Somos Terrestres, Solares, Vialacteanos... Somos filhos e filhas do Universo..." . Aqui apraz referir que antes de sermos Brandoenses de gema, somos homens e mulheres com vontade de construir um mundo melhor, e as nossas origens são indiferentes para este propósito!
Ainda antes de ser dada por encerrada a sessão, teve a palavra pelo público, Avelino Almeida, ex-candidato do CDS, que questionou o executivo sobre as prioridades das obras na freguesia, onde em jeito de sugestão referiu que agora que foi feita a intervenção da Quinta, deveriam deixar crescer as árvores, e voltarem-se mais para outros problemas de que padece a freguesia, que disso era exemplo o mau estado das estradas, que precisam de intervenção urgente. A isto o nosso Mino disse que não se podia deixar nem uma coisa nem outra paradas, pelo que os trabalhos da Quinta iam continuar, sob pena do mato voltar a ganhar terreno ( e é verdade já está a crescer), e que as estradas iam também ser vistas, concordando com a existência do problema.
Posto isto deu-se por encerrada a sessão, e cada um rumou a sua casa, ou seja o Povo foi ao Belinha e o PSD ao CIRAC!

12 comentários:

  1. Se for mesmo verdade o que se passou com o regulamento do cemitério é muito grave. Afinal a junta paga a um pseudo-funcionário para quê? Para intervir nas assembleias, acho que se o fez fez muito mal. Este funcionário devia dar lugar a outro pois já se espalhou ao cumprido. Mas o mano não deixa. Já agora o PSD foi para o CIRAC, já houve subsidio ou não. As coisas andam mais calmas talvez já tenha chovido para aqueles lados.

    ResponderEliminar
  2. como fiquei sem esclarecimento ao meu comentário numa notícia anterior sobre a mesma assembleia, porque espero desta vez ser babejada pela sorte e ter respostas as minhas dúvidas, porque mesmo sem ter ido a assembleia sei que é tudo farinha do mesmo saco, e devem ser todos ( TODOS ) desmascarados, aqui vai uma cópia do comentário anterior.


    "Se o carlinhos das neves está sempre tão bem preparado para a assembleia de freguesia, porque não mostra essa preparação na instituição que tão vaidosamente diz ser presidente?
    Quanto devem ao Estado? quanto devem aos fornecedores ( a fruta estou segura que há mais de um ano)?
    Quanto devem das obras? basicamente quanto deve aos bancos?

    Na última assembleia não sabiam de nada , ou estou enganada? “Estavam ainda a apurar as coisas”. É uma Empresa grande esta que se demora mais de 1 ano a saber como estão as contas!!!!
    É que se hipotecando o património da instituição ( da freguesia) ele ainda precisa de cortar no tamanho das maçãs ( agora tamnho 3 !! ), na quantidade de pães diários dos velhinhos ( 1 !!! ), na quantidade de sardinhas ( 1 !!) é porque a coisa está mal, muito mal.

    Isto sem falar de que as trabalhadoras dessa instituição que já eram mal pagas viram os seus direitos por mais de uma vez atacados e tiveram com uma advogada de ensinar o tal dito cujo bem preparado a recuar nas suas tentativas idiotas e caricatas, de retirar direitos. Ele é de esquerda é do PS ??!!!

    E para quando vamos saber quem roubou, se é que roubou alguém? Ou roubaram todos? A rapariga anda aí e diz que até hoje ninguém da justiça a contactou sobre esse assunto, e que se o fizerem tem muito para dizer...
    Se a situação estava mal porque se deitaram fora os relógios de ponto e se puseram aqueles com o dedo digitais? E quem os vendeu ? Foi a empresa da mulher do carlinhos?

    Se o joãozinho brito é tão senhor da legalidade porque não apura o que se passa onde é presidente da assembleia? o manuelzinho brito também pode ajudar aqui porque já lá esteve a gerir (!!)

    Afinal o PSD e o PS continuam de mãos dadas aqui como nas outras instituições: GRIB, Cirac, Academia de Música, Clube de Futebol, Ténis, futebol de salão do Ispab, etc. Querem mais?

    Bem preparados para o que convém e não para as contas próprias...

    Zezinha Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Tanta insistência neste comentário... Talvez fosse melhor pedir a sua publicação no NPB, ou talvez emitir umas cartas anónimas com mais algumas babuseiras que certamente a moderação do blog não autorizaria.
    Está aberta a campanha eleitoral para o centro.
    Que terá o centro de tão especial? Acho que me vou fazer sócio para começar a ir às assembleias...
    Ou será que como não têm categoria para calar o Carlinhos das Neves logo tratam de o difamar?

    ResponderEliminar
  4. Paços de Brandão é mesmo uma terra dominda por um punhado de incultos e com um grande défice democrático. Por altura da campanha eleitoral, andaram com cartas anónimas, com jogadas baixas. Agora que as pessoas que colocaram na Junta fizera merda e o carlos descobriu, continuam a lançar atoardas, para denegrir a imagem do rapaz. Tenham lá vergonha e sinjam-se à sua mediocridade. Aquele que se julga o grande mentor de tudo isto, talvez se bebesse menos e não andasse por aí pela noite a cambalear, por ter bebido água não é com toda a certeza, as coisas melhorem. Como é possível, só em Paços de Brandão, uma pessoa de copos, quase diáriamente andam embriagado tem o poder que tem consegue dominar o poder autárquico da terra. Mandem o sujeito para uma desintoxicação.

    ResponderEliminar
  5. Mas afinal quem pode explicar tamanha trapalhada?
    Uma coisa é certa o Sr Carlinhos fala, fala, fala e não diz nada e tem como lema apontar não querendo ser apontado.
    Onde estão os valores tipo respeito, civismo dos Brandoenses?
    Abram os olhos. Quem tem trabalhado por Paços de Brandão? É o Carlitos?
    Continuo a afirmar deixem trabalhar o nosso Presidente.
    Parabéns sr. Presidente.

    ResponderEliminar
  6. A Assembleia tem o dever de fiscalizar a actividade da Junta, é esse o seu papel, o Sr Carlos Neves fez e muito bem o seu trabalho de fiscalização, tanto que todos os eleitos PSD lhe deram razão, e a proposta foi retirada. Por isso só se pode dar os parabéns ao trabalho da Assembleia, e não ao Presidente, que pelos vistos até nem deve ter culpa nenhuma desta trapalhada. Culpa têm a santa Irmandade Brito, que deve ter sido a responsável pelo texto!

    ResponderEliminar
  7. E quem fiscaliza a actividade e falta de contas no Centro? A ispecção da segurança social já fez a parte dela ao fechar serviços sem segurança do centro. E as contas quem fiscaliza o presidente da assembleia geral não faz nada.

    ResponderEliminar
  8. mas os amigos do carlos e o carlos e o outro carlos querem enganar quem?
    Atirar areia? Não há contas. Afinal a rapariga que tinha roubado não se prova nada e diz que até está a espera que alguém lhe pergunte que ela nessa altura fala. Em que ficamos.
    Na Junta fez muito bem e deve continuar. Mas em sua casa deve seguir o exemplo.

    ResponderEliminar
  9. Eu ainda não entendi o Centro Social que é que isso tem a ver com a Assembelia de freguesia. Não gostaram da humilhação Laranjadas?...tomem Kompensan!

    ResponderEliminar
  10. Tenham vergonha na cara, pois aqui está-se a falar da Assembleia de Freguesia, da incompetência de pessoas que trabalham para a Junta fizeram. Incompetentes a trabalhar na Junta podem estar, mas o ratinho andava a roubar a Junta tenham vergonha. Os incompetentes que fizeram este regulamento que se assuma e se ponham a andar. Sobre o centro social, estou-me a borrifar, mas pelo que sei tem que aptresentar a auditoria ainda este ano ou não será. Saibam esperar, ou pelo que se consta alguns terão medo que possa sobrar umas prendas. Não será que a santa irmandade como já foi aqui apelidade ainda irá sofrer com o centro social? Vamos aguardar, calmos e serenos, o que for o futuro o dirá.

    ResponderEliminar
  11. Sabes mal porque já está prometida há mais de um ano, sempre incumpridos. Na última vez era até ao final de junho.
    E se alguém tem medo é quem andou a esbanjar dinheiro e a inventar roubos para justificar a sua incompetência.
    Quem pede contas não tem medo das contas.
    É quem não as dá.
    E depois vem dar ares de sabedor e competência. E ainda há uns anjolas que o apoiam e fecham os olhos. E os anjolas são do PS e do PSD é tudo igual...Não há políticos bons. São todos iguais.

    ResponderEliminar
  12. Mandem é arranjar os paralelos das estradas! Se um destes dias alguém se matar por causa disso quero-me rir...Depois que venham dizer que não sabiam, e que não era nada com eles!

    ResponderEliminar