sexta-feira, 2 de julho de 2010

EB1 da Igreja - Festa de finalistas

Enviado por e-mail:

No passado dia 18 de Junho na EB1 da Igreja realizou-se mais uma festa de finalistas.
Do programa constou a apresentação de peças de teatro a cargo das crianças de cada ano lectivo e respectivos professores, uma dança colectiva de todos os alunos da escola, creio que frequentadores das AEC’s, e uma peça apresentada pelos pais dos finalistas, algo para rir e rir muito.
No momento em que decorria a apresentação do 2º ano, muitos pais trocaram a atenção a prestar ao trabalho dos professores e alegria dos seus educandos por comida.
Tão simplesmente, os organizadores não tiveram oportunidade de “pôr a mesa” pois mal se acondicionavam as ementas pela mesa logo desapareciam numa sequência que só visto… Resolvido o problema por se ter “fechado a torneira” deu-se a invasão da cantina onde os voluntários preparavam as existências para exposição.
Invasão de alguns pais que, a pretexto de levarem comida para os seus filhinhos, alguns deles ainda em palco, levaram sem passar pela mesa colectiva, comida e mais comida para o espaço exterior onde decorriam as apresentações com que comecei este email. Perturbação geral, barulho que incomodava q.b. os meninos que entretanto estavam em palco. Uma vergonha.
Dava a sensação de que, paralelamente à festa que decorria em palco, havia pessoas a lutar por comida num instinto de sobrevivência dos filhinhos que se riam da “abundância”.
Uma expressão de futilidade que pode também ser coisa séria se a razão for imanada de restrições que se criam silenciosamente no interior de determinados lares.
Fome ou falta de educação? Falta de educação a rodos, sim. Fome nesta noite, não. Ao que vos posso dizer o porco no espeto, foi à descrição, a cerveja também, os sumos e os interesses das criancinhas, sempre salvos por quem realmente esteve lá para uma verdadeira festa de finalistas. E felizmente estes estavam em maioria. E que grande festa fizeram.
Mas, como quase em todas as festas, há sempre aqueles que só lá estão para comer e beber, melhor ainda quando não se paga, e perdendo a vergonha comem e bebem até lhe “cair a máscara”. Enfim.
Deixando as coisas tristes: Está de parabéns a Associação de Pais pela capacidade evidenciada na realização deste evento, mas mais ainda porque, e ao que sei, deixa a escola equipada de forma que merece ser feito um inventário dos equipamentos adquiridos à sua conta e eventos realizados e oferecidos a todos, educando ao longo do ano.
Não posso acabar sem destacar a maneira simples, honesta e ao mesmo tempo grandiosa como agradeceram e homenagearam todos os envolvidos na actividade escolar ao longo do ano. Uma vez chamados ao palco, um a um, foram reconhecidos e gratificados de forma muito emotiva. Quanto aos finalistas só se pode dizer que foi um show. Todos estão de parabéns qual festa académica de sonhos e virtudes nos rostos das crianças.
Tentei, mas em vão, que alguém da Associação proferisse algumas palavras a título de entrevista sobre este evento. Foi-me dito que a Associação em exercício prima em manter tudo como até aqui, sem reflexos de opinião e entrevista no exterior por respeito a todos que exigem passar discretos. Os comentários, as opiniões ficam assim a cargo dos encarregados de educação. Como encarregado de educação fico grato a essa Associação de Pais pelo trabalho feito nestes anos em prol desta escola, de todas as crianças e corpo docente.
Bem Hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário