quarta-feira, 14 de julho de 2010

Era uma vez um Carvalho

Há muitos anos atrás, por aí uns 30, numa linda povoação cujo nome se inspira num cavaleiro, que afinal tem uma história muito mal contada, mas que todos acreditam dar nome a Paços de Brandão, uma pequena bolota é lançada à terra, caída de uma laranjeira! Aos poucos lançou raízes e começou a germinar aos pés deste laranjal. A pequena árvore foi crescendo, resistindo a cravos e revoluções, dando origem a um Carvalhinho, e mais tarde a um Carvalho! Conforme ia crescendo ia dando frutos, umas vezes mais outras menos, conforme os anos eram de fartura ou nem por isso. Nos anos "nem por isso", talvez nos últimos 8, ficamos todos a saber coisas tanto interessantes, como intrigantes sobre o Carvalho. Este pode até nem ser grande amigo das árvores, mesmo não sendo parasita! E choupos que se ponham a pau! Pois quando cortados pelo meio, já sabemos que acabam secos, e nem mesmo lhes vale deitarem água da fonte dos sonhos. A água foi, aliás, a maior obsessão deste Carvalho nos últimos anos, de tal modo que até ele mesmo meteu água por todos os lados!
Mas adiante, aquilo que hoje o Engenho pretende chamar a atenção, é sobre a história de um verdadeiro Carvalho!
Plantado quase na frente da entrada da Quinta do Engenho Novo, existe um espécime de "Quercus faginea" ou Lusitano, o qual já devia ter merecido a atenção dos nossos "paisagistas da Quinta". Por estar mesmo em cima de um local sem visibilidade, o mesmo representa um perigo sério a qualquer condutor, que em caso de apanhar alguém mais fora de mão na curva, vai bater-lhe mesmo em cheio! E para fazer de alvo, já só faltam os círculos vermelhos sobre o fundo branco que já existe!
Assim, e porque o Engenho escuta e faz eco do que são as opiniões dos Brandoenses, têm sido alguns os que nos últimos tempos nos vão alertando para este problema. Como tal, decidimos aqui apresentar algumas propostas:

Sendo que foi sugerido pela Junta numa Assembleia que se iriam proceder ao transplante de árvores de grande porte, sugerimos que esta seja uma das visadas prioritariamente!

Tendo sobrevivido ao desbaste de Março, assim como a tangentes de inúmeros veículos, poderá não ter a mesma sorte se algum filho da terra vier a ser vítima de uma tragédia naquele local!

Sem comentários:

Enviar um comentário