Numa sessão que prometia maior assistência, afinal primou mesmo pela ausência e, com isso, por pouco o PSD perdia a maioria! Os ilustres Tono Mangas e Capela não estavam lá e até a Bina, uma figura muito estimada aqui no Engenho mas algo controversa, se esqueceu de vir! Quanto ao nosso Tesoureiro, pelo que sabemos, esteve a vender sandes num bar do C.D.Paços de Brandão, dando assim o seu apoio determinante ao torneio que decorria! Coisa, aliás, bastante mais interessante que as assembleias de freguesia!
Mas a sessão não seria marcada pelas ausências, longe disso. Esta terá sido mesmo uma das mais participadas pelos eleitos a que alguma vez se assistiu, onde até os membros do PSD mostraram toda a sua indignação a propostas do executivo com 7 palmos de terra e pouca cabeça!
Mas voltando ao que efectivamente se passou por lá, começamos pelo período do antes da ordem dia: o nosso estimado líder da oposição, Carlinhos das Neves, quis mostrar trabalho de casa e colocou algumas perguntas que trazia na algibeira ao nosso presidente Mino, nomeadamente sobre o estado calamitoso das nossas estradas, com desníveis e paralelos soltos por todo lado. Quis também saber qual o ponto de situação das passagens de nível e da iluminação pública. Por fim, manifestou a sua preocupação quanto a um cavalinho do parque infantil, que estava sem certificado de conformidade (no Engenho já tínhamos dado nota disso). As respostas foram breves e semelhantes: "Vou ver", "Não sabia disso", "Vamos ver" e "Não sabemos" - Obrigado Sr. Presidente pela sua eloquência!
Mas voltando ao que efectivamente se passou por lá, começamos pelo período do antes da ordem dia: o nosso estimado líder da oposição, Carlinhos das Neves, quis mostrar trabalho de casa e colocou algumas perguntas que trazia na algibeira ao nosso presidente Mino, nomeadamente sobre o estado calamitoso das nossas estradas, com desníveis e paralelos soltos por todo lado. Quis também saber qual o ponto de situação das passagens de nível e da iluminação pública. Por fim, manifestou a sua preocupação quanto a um cavalinho do parque infantil, que estava sem certificado de conformidade (no Engenho já tínhamos dado nota disso). As respostas foram breves e semelhantes: "Vou ver", "Não sabia disso", "Vamos ver" e "Não sabemos" - Obrigado Sr. Presidente pela sua eloquência!
De registar que de acordo com o que é dito na acta, a intervenção na Quinta do Engenho Novo, "Foi um acto de coragem para implementar o projecto previsto". Pois bem, como esta Junta nunca se dignou informar o comum Brandoense de que projecto se trata, esperamos que seja este, com toda a sua megalomania e ambição. Insistimos, por isso, na sua implementação com celeridade, enquanto há dinheiro na Câmara, e antes que o mato e as silvas regressem, pois já é o que se começa a notar com a paragem verificada dos trabalhos.
Por causa desta avaliação do nosso líder da oposição Neves, e desmascarada toda esta trapalhada da proposta do Executivo da Junta e, com isso, foi lançado o debate com inúmeras intervenções, de onde se destaca a da nossa laranjinha de estimação Ritinha Marques, que concordou com quase tudo o que disse a oposição. Referindo mesmo que ela própria já teria detectado muitas das irregularidades que foram levantadas pela oposição. Isto deu origem a uma verdadeira "avalanche" de questões pelos vários eleitos, e até mesmo não eleitos, de que é caso disso o Mano Brito, que muitas vezes sem lhe darem a palavra a usou como se de um eleito se tratasse, e ainda por cima com a conivência do Mano JB.! Curioso foi verificar que que ele mesmo, enquanto presidente da mesa, tenha demonstrado tão claramente a vontade de calar o secretário quando o a coisa estava já a atingir o mais que ridículo para o executivo e hostes PSD. Este episódio deu origem a um "quid pro quo" interessante, ao qual a Ritinha, num acto de coragem democrática não cedeu, insistindo e bem, com a sua dissertação até ao fim! Quem não estava nada contente, mostrando-se mesmo atónito, foi o Presidente Mino que nem a boca abriu, talvez a pensar quem seria o responsável por tamanha trapalhada! Com isto tudo, a proposta do executivo foi retirada de votação, e prometida uma versão revista com a colaboração de entendidos em leis!
Outro assunto que veio a cena, foi o inventário dos bens da Junta, que é uma imposição legal. Daqui nada de importante surgiu, sendo apenas de referir que tinha sido proposto que as molduras com pinturas pertencentes à autarquia tinham valor igual a "0 - zero", ao que uma vez mais o Carlinhos das Neves, numa noite inspirada, discordou com isso, propondo que fosse solicitado na freguesia a pessoas entendidas na matéria, que dessem um parecer e com isso se pudesse atribuir um valor qualquer, mas nunca de "0 - zero", ao que o executivo concordou aceder. Ficamos ainda a saber que, finalmente, o novo site da Junta vai entrar em funcionamento em breve!
Posto isto, e como a noite já ia longa, deu-se a palavra ao público, onde o cidadão Júlio Silva, assumido de direita, colocou algumas questões e sugestões ao executivo das quais destacamos as seguintes: Sugeriu que fosse implementado de imediato o horário de abertura e fecho da Quinta, ao que o Presidente respondeu que iria ver com o proprietário do restaurante da Quinta dessa possibilidade, mas que nesta fase das obras não via ele próprio grande necessidade nisso. Solicitou a intervenção do executivo junto das autoridades policiais no sentido de que estas fizessem maior controlo dos estacionamentos, nomeadamente na Rua do Monte de Cima, ao que o Mino respondeu, encolhendo ombros, que já lhe haviam solicitado precisamente o inverso, ficando o homem aqui claramente dividido! Por fim, colocou duas sugestões relativamente ao novo site: Que fossem lá colocadas as actas, e também os nomes e datas de nascimento dos originários de Paços de Brandão. Á primeira pergunta, a resposta foi positiva e repetida já em sessões anteriores, pois já por várias vezes outras pessoas do público abordaram este problema e colocaram essa proposta. Indo mesmo mais longe, onde não só se sugeria as actas, mas também a publicitação das datas das assembleias! O que ainda não se entendeu foi a segunda sugestão: para que raio se quer ver publicitado isso? O nosso estimado Neves foi mais longe, pedindo a palavra, e referindo essa sugestão como algo xenófoba, pois iria criar clivagens futuras entre pessoas. Sobre isto apetece citar o astrofísico Hubert Reeves, que escrevia assim: "Antes de sermos homens ou mulheres, brancos ou negros, Portugueses ou Espanhóis, Europeus ou Americanos. Somos Terrestres, Solares, Vialacteanos... Somos filhos e filhas do Universo..." . Aqui apraz referir que antes de sermos Brandoenses de gema, somos homens e mulheres com vontade de construir um mundo melhor, e as nossas origens são indiferentes para este propósito!
Ainda antes de ser dada por encerrada a sessão, teve a palavra pelo público, Avelino Almeida, ex-candidato do CDS, que questionou o executivo sobre as prioridades das obras na freguesia, onde em jeito de sugestão referiu que agora que foi feita a intervenção da Quinta, deveriam deixar crescer as árvores, e voltarem-se mais para outros problemas de que padece a freguesia, que disso era exemplo o mau estado das estradas, que precisam de intervenção urgente. A isto o nosso Mino disse que não se podia deixar nem uma coisa nem outra paradas, pelo que os trabalhos da Quinta iam continuar, sob pena do mato voltar a ganhar terreno ( e é verdade já está a crescer), e que as estradas iam também ser vistas, concordando com a existência do problema.
Posto isto deu-se por encerrada a sessão, e cada um rumou a sua casa, ou seja o Povo foi ao Belinha e o PSD ao CIRAC!
Se for mesmo verdade o que se passou com o regulamento do cemitério é muito grave. Afinal a junta paga a um pseudo-funcionário para quê? Para intervir nas assembleias, acho que se o fez fez muito mal. Este funcionário devia dar lugar a outro pois já se espalhou ao cumprido. Mas o mano não deixa. Já agora o PSD foi para o CIRAC, já houve subsidio ou não. As coisas andam mais calmas talvez já tenha chovido para aqueles lados.
ResponderEliminarcomo fiquei sem esclarecimento ao meu comentário numa notícia anterior sobre a mesma assembleia, porque espero desta vez ser babejada pela sorte e ter respostas as minhas dúvidas, porque mesmo sem ter ido a assembleia sei que é tudo farinha do mesmo saco, e devem ser todos ( TODOS ) desmascarados, aqui vai uma cópia do comentário anterior.
ResponderEliminar"Se o carlinhos das neves está sempre tão bem preparado para a assembleia de freguesia, porque não mostra essa preparação na instituição que tão vaidosamente diz ser presidente?
Quanto devem ao Estado? quanto devem aos fornecedores ( a fruta estou segura que há mais de um ano)?
Quanto devem das obras? basicamente quanto deve aos bancos?
Na última assembleia não sabiam de nada , ou estou enganada? “Estavam ainda a apurar as coisas”. É uma Empresa grande esta que se demora mais de 1 ano a saber como estão as contas!!!!
É que se hipotecando o património da instituição ( da freguesia) ele ainda precisa de cortar no tamanho das maçãs ( agora tamnho 3 !! ), na quantidade de pães diários dos velhinhos ( 1 !!! ), na quantidade de sardinhas ( 1 !!) é porque a coisa está mal, muito mal.
Isto sem falar de que as trabalhadoras dessa instituição que já eram mal pagas viram os seus direitos por mais de uma vez atacados e tiveram com uma advogada de ensinar o tal dito cujo bem preparado a recuar nas suas tentativas idiotas e caricatas, de retirar direitos. Ele é de esquerda é do PS ??!!!
E para quando vamos saber quem roubou, se é que roubou alguém? Ou roubaram todos? A rapariga anda aí e diz que até hoje ninguém da justiça a contactou sobre esse assunto, e que se o fizerem tem muito para dizer...
Se a situação estava mal porque se deitaram fora os relógios de ponto e se puseram aqueles com o dedo digitais? E quem os vendeu ? Foi a empresa da mulher do carlinhos?
Se o joãozinho brito é tão senhor da legalidade porque não apura o que se passa onde é presidente da assembleia? o manuelzinho brito também pode ajudar aqui porque já lá esteve a gerir (!!)
Afinal o PSD e o PS continuam de mãos dadas aqui como nas outras instituições: GRIB, Cirac, Academia de Música, Clube de Futebol, Ténis, futebol de salão do Ispab, etc. Querem mais?
Bem preparados para o que convém e não para as contas próprias...
Zezinha Oliveira
Tanta insistência neste comentário... Talvez fosse melhor pedir a sua publicação no NPB, ou talvez emitir umas cartas anónimas com mais algumas babuseiras que certamente a moderação do blog não autorizaria.
ResponderEliminarEstá aberta a campanha eleitoral para o centro.
Que terá o centro de tão especial? Acho que me vou fazer sócio para começar a ir às assembleias...
Ou será que como não têm categoria para calar o Carlinhos das Neves logo tratam de o difamar?
Paços de Brandão é mesmo uma terra dominda por um punhado de incultos e com um grande défice democrático. Por altura da campanha eleitoral, andaram com cartas anónimas, com jogadas baixas. Agora que as pessoas que colocaram na Junta fizera merda e o carlos descobriu, continuam a lançar atoardas, para denegrir a imagem do rapaz. Tenham lá vergonha e sinjam-se à sua mediocridade. Aquele que se julga o grande mentor de tudo isto, talvez se bebesse menos e não andasse por aí pela noite a cambalear, por ter bebido água não é com toda a certeza, as coisas melhorem. Como é possível, só em Paços de Brandão, uma pessoa de copos, quase diáriamente andam embriagado tem o poder que tem consegue dominar o poder autárquico da terra. Mandem o sujeito para uma desintoxicação.
ResponderEliminarMas afinal quem pode explicar tamanha trapalhada?
ResponderEliminarUma coisa é certa o Sr Carlinhos fala, fala, fala e não diz nada e tem como lema apontar não querendo ser apontado.
Onde estão os valores tipo respeito, civismo dos Brandoenses?
Abram os olhos. Quem tem trabalhado por Paços de Brandão? É o Carlitos?
Continuo a afirmar deixem trabalhar o nosso Presidente.
Parabéns sr. Presidente.
A Assembleia tem o dever de fiscalizar a actividade da Junta, é esse o seu papel, o Sr Carlos Neves fez e muito bem o seu trabalho de fiscalização, tanto que todos os eleitos PSD lhe deram razão, e a proposta foi retirada. Por isso só se pode dar os parabéns ao trabalho da Assembleia, e não ao Presidente, que pelos vistos até nem deve ter culpa nenhuma desta trapalhada. Culpa têm a santa Irmandade Brito, que deve ter sido a responsável pelo texto!
ResponderEliminarE quem fiscaliza a actividade e falta de contas no Centro? A ispecção da segurança social já fez a parte dela ao fechar serviços sem segurança do centro. E as contas quem fiscaliza o presidente da assembleia geral não faz nada.
ResponderEliminarmas os amigos do carlos e o carlos e o outro carlos querem enganar quem?
ResponderEliminarAtirar areia? Não há contas. Afinal a rapariga que tinha roubado não se prova nada e diz que até está a espera que alguém lhe pergunte que ela nessa altura fala. Em que ficamos.
Na Junta fez muito bem e deve continuar. Mas em sua casa deve seguir o exemplo.
Eu ainda não entendi o Centro Social que é que isso tem a ver com a Assembelia de freguesia. Não gostaram da humilhação Laranjadas?...tomem Kompensan!
ResponderEliminarTenham vergonha na cara, pois aqui está-se a falar da Assembleia de Freguesia, da incompetência de pessoas que trabalham para a Junta fizeram. Incompetentes a trabalhar na Junta podem estar, mas o ratinho andava a roubar a Junta tenham vergonha. Os incompetentes que fizeram este regulamento que se assuma e se ponham a andar. Sobre o centro social, estou-me a borrifar, mas pelo que sei tem que aptresentar a auditoria ainda este ano ou não será. Saibam esperar, ou pelo que se consta alguns terão medo que possa sobrar umas prendas. Não será que a santa irmandade como já foi aqui apelidade ainda irá sofrer com o centro social? Vamos aguardar, calmos e serenos, o que for o futuro o dirá.
ResponderEliminarSabes mal porque já está prometida há mais de um ano, sempre incumpridos. Na última vez era até ao final de junho.
ResponderEliminarE se alguém tem medo é quem andou a esbanjar dinheiro e a inventar roubos para justificar a sua incompetência.
Quem pede contas não tem medo das contas.
É quem não as dá.
E depois vem dar ares de sabedor e competência. E ainda há uns anjolas que o apoiam e fecham os olhos. E os anjolas são do PS e do PSD é tudo igual...Não há políticos bons. São todos iguais.
Mandem é arranjar os paralelos das estradas! Se um destes dias alguém se matar por causa disso quero-me rir...Depois que venham dizer que não sabiam, e que não era nada com eles!
ResponderEliminar