terça-feira, 13 de julho de 2010

Avenida Monte de Cima

Na última Assembleia da Junta de Freguesia e numa das intervenções do público fez-se referência à Avenida Monte de Cima. Aí se referiu as dificuldades de circulação causadas ao movimento e à falta dele: o estacionamento. Vai daí que alguém pediu ao Sr. Presidente para pôr ordem nisso e o Sr. Presidente respondeu que já tinha recebido um pedido em sentido contrário, ou seja, mais tolerância por parte da GNR.

Agora o que se vê é que o estacionamento está mais condicionado por força da multa, pois os carros só podem ser estacionados paralelamente ao passeio.
Ora, ficar à espera que essa rua passe a ser em sentido único vai demorar a ponto de, se calhar, alguns dos negócios sucumbirem pela perseguição ao estacionamento aos seus clientes, bancos, ginásios, padarias e os odiados bares.
Se não há destreza para por já a avenida em sentido único, ainda que sem alcatrão, haja destreza e inteligência política e económica para colocar umas placas, marcas no chão e regular o estacionamento de forma a que se aumente e organize o maior número possivel de viaturas a estacionar frente aos estabelecimentos.
Estando nós perante a coluna dorsal da vila, perante uma Avenida com letra grande, haja coragem como houve na Quinta e passe-se a sentido único e aumente-se a segurança, estacionamento e tudo o mais. Só ficariamos a ganhar. Isto para já, porque era um sério teste antes de gastar uns milhares em passeios e alcatrão e porque o comércio e moradores certamente iriam agradecer. Percebe-se que não é facil. Fica a ideia de que um simples tubarão que não gostasse do sentido de rua iria protestar e nesta terra talvez esse interesse se sobrepusesse ao coletivo, como aliás vem acontecendo em tantas outras, mas adiante. Marque-se o chão, plantem-se umas placas e toca a organizar a nossa vida na rua.

3 comentários:

  1. Concordo com a medida tomada assim é muito mais fácil para os condutores , é pena não haver grande alternativa de estacionamento !

    ResponderEliminar
  2. Ora vamos a dizer as coisas com mais clareza.
    Quando na Assembleia de Freguesia me referi ao trânsito na Av. do Monte de Cima, estava essencialmente a referir-me à velocidade com que se passa nessa rua, que na minha modesta opinião é muitas vezes excessiva para as condições existentes.
    Ora o excesso de velocidade não tem nada a ver com o estacionamento.
    Quanto ao estacionamento no Monte de Cima, penso que é necessário analisar com as autoridades competentes quais as melhores soluções que serão aplicáveis para o sitio em questão, por forma a que se optimizem as possibilidades de aparcamento quer seja em forma de estacionamento em espinha ou a paralela ao passeio, mas que na realidade seja anunciada quer em indicação vertical quer em marcação nos paralelos.
    Sei o quanto é desagradável ter de pagar coimas e multas, donde uma efectiva indicação do modo de estacionamento pode vir a favorecer todos - quer os comerciantes quer os clientes quer os moradores.
    Tenho a certeza que se soubermos com clareza as normas, mais fácil será cumprir e obter-lhes o efeito mais agradável ao nosso bem-estar.
    É um local com pouca área de estacionamento, mas tem que se optimizar o espaço. Aos engenheiros urbanistas pede-se empenho
    Saudações a todos.

    ResponderEliminar
  3. Avenida do Monte de Cima. Fiquei surpreendido ao ler, que a Avenida referenciada ia ter um só sentido.
    Pelo que sei e estive presente na apresentação do projecto, para a requalificação das Ruas da Ponte Nova, Póvoa de Cima e Cruzeiro, e ainda a Rua da Relva. Nessa apresentação, a Avenida do Monte de Cima, não fazia parte integrante do dito projecto. No entanto, foi dito que dentro deste mandato, seriam feitas as respectivas obras, desde Lamas a Rio meão.
    Mas, a Avenida do Monte de Cima, até ao Cruzeiro continua com dois sentidos. A não ser que tenha havido mais apresentações, de projectos que eu desconheço.

    ResponderEliminar